Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rotas estáticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    Bom dia pessoal!

    Estou com uma duvida cruel e estou a dias procurando respostas sem sucesso por isso resolvi abrir esse post.

    O cenário é o seguinte:

    Obs: Hoje minha rede é em Bridge, tudo autentica na rb1100ahx2 do core.

    Quero que fique assim: (estou montando em bancada com equipamentos de backup que possuo)

    1- Tenho uma rb1100ahx2 recebendo um ip fixo (ainda não possuo bloco de ips) na eth13 fazendo NAT para a rede interna. Fiz a rota default para o gateway do meu link. (Criei um servidor pppoe em umas das interfaces para teste e navegou normal)
    Pretendo utilizar essa rb como core, apenas repassando a internet para concentradores nas torres.

    2- Na eth1 setei o ip 10.0.1.1/30 e liguei um cabo em uma rb750up na eth1 setei 10.0.1.2/30.
    Até ai sem novidades, na eth5 criei um pppoe server fornecendo ip em um range qualquer ex: 172.0.0.0 (não coloquei o sufixo pois até onde sei o pppoe levanta rede /32)

    Não consegui navegar conectado ao pppoe server da rb750up de nenhum jeito sem fazer uma NAT nela também, mais sei que não é necessário fazer isso pois o core já faz o NAT.

    Acredito que estou errando nas rotas, mais minha cabeça já ta fritando e não consegui resolver.

    Atenção: Sei que usando OSPF poderia resolver o problema mais quero aprender como são as rotas estáticas para essa situação a fim de entender o real funcionamento da rede.

    Espero que tenham entendido e possam me ajuda, qualquer dúvida perguntem.

    Abraço!

  2. #2

    Padrão Re: Rotas estaticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    Na rb750up (concentrador) faço a rota default para o ip da eth1 do router de borda (10.0.1.1/30) ou para o mesmo gateway do core?

  3. #3

    Padrão Re: Rotas estaticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    O pool de ips do pppoe não precisa respeitar o mesmo range correto? Desde que a rota default do concentrador esteja apontando para o gateway do core.
    Ou seja a rota default no concentrador vai ser igual a do core:
    0.0.0.0/0 > ip do modem (exemplo)

  4. #4

    Padrão Re: Rotas estaticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    Cara devo ser muito burro, fiz isso mais a situação não mudou só navega no concentrador pppoe se eu fizer uma nat nele tambem =/

  5. #5

    Padrão Re: Rotas estaticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    OSPF resolve

  6. #6

    Padrão Re: Rotas estaticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    Amigos devem estar me achando muito burro. O ospf não se aplica melhor a redes em anel. Minha topologia e toda em estrela. Todos os pops vem o core principal. Pensei no roteamento estático para manter tudo bem organizado.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    OSPF resolve
    Concordo

    Citação Postado originalmente por wells.sp Ver Post
    Amigos devem estar me achando muito burro.
    De forma alguma. Todos estamos em constante aprendizado

    Citação Postado originalmente por wells.sp Ver Post
    O ospf não se aplica melhor a redes em anel. Minha topologia e toda em estrela. Todos os pops vem o core principal.
    O protocolo de roteamento dinâmico OSPF pode ser sim aplicado à redes não circulares. Veja o exemplo descrito no tópico referenciado abaixo:

    https://under-linux.org/showthread.p...503#post647503

    Citação Postado originalmente por wells.sp Ver Post
    Pensei no roteamento estático para manter tudo bem organizado.
    O custo operacional de documentar rotas estáticas, dependendo do tamanho da rede, é muito mais elevado frente à documentação de uma rede com roteamento dinâmico OSPF.

  8. #8

    Padrão Re: Rotas estáticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    isso mesmo OSPF =D, indiquei pq uso aqui de varias maneiras, ja testei estrela, quadrado, triangulo, retângulo xD, anel, e o ospf foi a melhor solução para conectar, rotas dinâmicas.

  9. #9

    Padrão Re: Rotas estáticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    trober e brunobelas acatei o conselho e fiz o teste com OSPF... É divino!
    Ele cria sozinho na rb core a rota do usuário pppoe conectado na rb concentrador, sem uso de NAT.
    Não sei fiz certinho, segui um tuto ai na net, tenho só uma dúvida, tenho que setar o dns e fazer a rota default no concentrador também?

  10. #10

    Padrão Re: Rotas estáticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    =D que bom, eu sempre coloco o dns, mas a rota default so é no concentrador mesmo, o resto é com o ospf, se quiser tirar mais alguma duvida so add no skype brunnobelas

  11. #11

    Padrão Re: Rotas estáticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    Vi que o OSPF criou no core uma rota assim dst=172.0.0.100 (ip do cliente pppoe) gat=10.10.1.2 (ip da interface de entrada do concentrador). Fiz o teste desabilitando o ospf e fazendo a mesma rota na mão, funcionou de boa =)
    Agora queria adicionar a rota não apenas para o 172.0.0.100 e sim para o segmento 172.0.0.0/32 que é o do pppoe, mais não ta aceitando, como faço?

  12. #12

    Padrão Re: Rotas estáticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    Mais o pppoe levanta em /32

  13. #13

    Padrão Re: Rotas estáticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    Na realidade só usei o ospf para aprender as rotas que ele cria, to aprendendo sobre as rotas estaticas, fiz isso mesmo, anunciei no routes do core como /24 e deu certo

  14. #14

    Padrão Re: Rotas estáticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    ponha uns prints ai das configs pra ajudar quem tiver a mesma duvida

  15. #15

    Padrão Re: Rotas estáticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    Crie um bridge com nome Null0 na torre do concentrador e aponte a rede do PPPoe
    tipo 10.0.0.0/24 gateway Null ( da bridge ) . Va em ospf, instances e Redistribute static routes " as type 1" . Assim o ospf aponta a rede toda sozinha no concentrador

  16. #16

    Padrão Re: Rotas estáticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    Boa tarde rapaziada!

    Vou postar aqui como ficou a topologia e as rotas que utilizei pra colocar tudo pra funcionar. Lembrando que não usei OSPF, fiz tudo com rotas estáticas mesmo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TOPOLOGIA RGS ETH1.png
Visualizações:	551
Tamanho: 	59,2 KB
ID:      	53153

    Deem uma olhada ai e fiquem a vontade para opinar!

  17. #17

    Padrão Re: Rotas estáticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    Citação Postado originalmente por wells.sp Ver Post
    trober e brunobelas acatei o conselho e fiz o teste com OSPF... É divino!
    Ele cria sozinho na rb core a rota do usuário pppoe conectado na rb concentrador, sem uso de NAT.
    me diz ai, qual tipo você achou que tem o melhor desempenho ? as rotas com ospf ou as rotas estaticas?

  18. #18

    Padrão Re: Rotas estáticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    brunobelas eu não coloquei em produção ainda pra ver se o desempenho muda muito de um para outro. Acho que não, atinge mais a implantação da rede na minha opinião.

    Eu acho mais fácil trabalhar com o OSPF mais tenho uma certa resistência quanto ao fato das rotas serem criadas automaticamente no caso da rede atual que é estrela, ou seja, sei exatamente quais rotas tenho que anunciar e tudo mais.

    Porém pretendo sim futuramente mudar algumas áreas da rede para anel á fim de alcançar a redundância que a ferramenta OSPF fornece.

    Por enquanto vou ficar com a rede estática e conforme for planejando a redundância com certeza vou usar o OSPF.

    Essas dúvidas serviram pra mim como uma aula, aprendi muito!

  19. #19

    Padrão Re: Rotas estáticas entre roteador de borda e concentrador pppoe na torre

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Ficou show, além de querer entender como funciona o roteamento, porque não usa OSPF ou RIP? Roteamento dinâmico facilitaria muito isso daí em caso de uma falha de algum lado da rede!
    Até onde entendi nesse cenário vai dar na mesma o roteamento, pois se parar alguma coisa não tenho enlaces de redundância.
    Você tem alguma opinião pra mudança desse cenário para implementar a redundância com o OSPF?

    Esses POPs no final do cenário não tem visada entre eles, só para o PTT onde está a RB750.

  20. #20

    Padrão

    Antes de passar as rotas quero que entendam o cenário do teste em bancada:

    ROTEADOR DE INTERNET 192.168.0.1/24 ----> RB1100AHX2 ROTEADOR DE BORDA ETH13 192.168.0.2/24 >>> NAT MASK >>> ETH10 10.10.1.1/30 ----> RB750UP CONCENTRADOR PPPOE ETH5 10.10.1.2/30 ----> CLIENTES PPPOE 172.0.0.0/24

    A ideia é que os clientes conectador ao concentrador na torre RB750UP naveguem normalmente apenas utilizando NAT no roteador de borda RB1100AHX2 utilizando rotas estáticas em ambos os roteadores.

    TABELA DE ROTAS:

    Essa é a tabela de rotas do R1 (borda)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20140713_164338351.jpg
Visualizações:	296
Tamanho: 	800,1 KB
ID:      	53160

    Além de criar a NAT mascarada, vejam que anunciei duas rotas manualmente:

    Rota default para a internet:

    DST-0.0.0.0/0 GAT-192.168.0.1 (IP do gateway de internet)

    Rota clientes PPPoe conectados a segunda routerboard R2 (concentrador torre):

    DST-172.0.0.0/24 GAT-10.10.1.2 (IP da eth de entrada do R2)

    Tabela de rotas do R2 (concentrador)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20140713_164342553.jpg
Visualizações:	262
Tamanho: 	1,39 MB
ID:      	53161

    Anunciei de maneira estática apenas a rota default apontando para o IP de saída do roteador de borda:

    DST-0.0.0.0/0 GAT-10.10.1.1 (IP da eth de saída do R1)

    Notem que estou logado no PPPoe com o usuário admin com o IP 172.0.0.7/24 e o roteador de borda repassa os pacotes obedecendo as rotas anunciadas.

    Ficou tudo mais claro agora, espero que outros com a mesma dúvida possam esclarece-las aqui mesmo.

    Abraço!