Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. 1ª Dúvida: Com uma única routerboard consigo balancear meus 4 links com qualidade, colocar o MK-AUTH e o ThunderCache ( fazendo full ) nela ??

R. Sim consegue, porém não recomendo.

2ª Dúvida: Se sim, qual me recomendam ? ( ambições grandes mas como já foi dito "ganhe dinheiro com o que tem em mãos" )

R. Vou te recomendar uma RB2011UiAS-IN para balancear os link's ela vai te atender bem e da até pra adicionar mais alguns link's caso precise depois. E uma Rb450G para ser usada como concentrador "Autenticação dos clientes". O ideal seria segmentar a rede e usar um concentrador por torre, porém após o seu comentário, acredito que você não quer gastar, então este seria o melhor custo x benefício.

3ª Dúvida: Entre o passo 5 e 6 comentado preciso colocar um switch para receber o link e mandar para meus POP's posso utilizar um switch soho comum? ou se eu fizer isso enforco toda minha célula ?

R. Pode usar um Switch ou Hubzinho barato, porém como ele é uma "Grande Bridge" você está sujeito a Broadcast e também a algum Loop. Caso não seja muitas torres, a partir da própria 450G que recomendei você consegue sair com o link pra suas torres "A limitação fica sendo a quantidade de portas" dela. Se fizer tudo certinho e segmentado, até da pra usar o switch, não é o melhor a se fazer mas funciona até bem por sinal.

4ª Dúvida: No passo 6 a limitação de banda que meu cliente aderir, eu faço o limite no CPE do cliente ou na routerboard ?

R. Nenhum dos dois, você fará a limitação no seu sistema, e este via RADIUS provavelmente, no ato do login de seu cliente, ele vai atribuir para este uma Queue a ser instalada na Rb, e ela é quem vai controlar a banda do mesmo.

5ª Dúvida: Pensei em utilizar a RB493G ( pensei, no quesito tentei entender e interpretar meu cenário ), mas as portas GB das RB eu posso utilizar como FAST ETHERNET normal ou não ?

R. Quanto a utilizar uma unica Rb ja comentei acima, e sim da pra usar 493G caso queira mesmo assim. Não terá problemas, o mikrotik faz a negociação automáticamente, e se uma das pontas for /100 e não GIGA, automaticamente se alinha a comunicação em /100.

2. Citação Postado originalmente por Max Networks Ver Post
    Anexo 53959 Mais ou menos isso, estou testando a uns dias, faz todo o controle por ele.
    Rapaiz, muito interessante !!! mas ainda estou meio confuso.. estou interpretando as respostas!!!

como o amigo @TsouzaR, comentou, agora estou entendendo melhor!! o MK-AUTH a instalação do servidor dele é simples ? usuário iniciante da conta ?

3. Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    1ª Dúvida: Com uma única routerboard consigo balancear meus 4 links com qualidade, colocar o MK-AUTH e o ThunderCache ( fazendo full ) nela ??

R. Sim consegue, porém não recomendo.

2ª Dúvida: Se sim, qual me recomendam ? ( ambições grandes mas como já foi dito "ganhe dinheiro com o que tem em mãos" )

R. Vou te recomendar uma RB2011UiAS-IN para balancear os link's ela vai te atender bem e da até pra adicionar mais alguns link's caso precise depois. E uma Rb450G para ser usada como concentrador "Autenticação dos clientes". O ideal seria segmentar a rede e usar um concentrador por torre, porém após o seu comentário, acredito que você não quer gastar, então este seria o melhor custo x benefício.

3ª Dúvida: Entre o passo 5 e 6 comentado preciso colocar um switch para receber o link e mandar para meus POP's posso utilizar um switch soho comum? ou se eu fizer isso enforco toda minha célula ?

R. Pode usar um Switch ou Hubzinho barato, porém como ele é uma "Grande Bridge" você está sujeito a Broadcast e também a algum Loop. Caso não seja muitas torres, a partir da própria 450G que recomendei você consegue sair com o link pra suas torres "A limitação fica sendo a quantidade de portas" dela. Se fizer tudo certinho e segmentado, até da pra usar o switch, não é o melhor a se fazer mas funciona até bem por sinal.

4ª Dúvida: No passo 6 a limitação de banda que meu cliente aderir, eu faço o limite no CPE do cliente ou na routerboard ?

R. Nenhum dos dois, você fará a limitação no seu sistema, e este via RADIUS provavelmente, no ato do login de seu cliente, ele vai atribuir para este uma Queue a ser instalada na Rb, e ela é quem vai controlar a banda do mesmo.

5ª Dúvida: Pensei em utilizar a RB493G ( pensei, no quesito tentei entender e interpretar meu cenário ), mas as portas GB das RB eu posso utilizar como FAST ETHERNET normal ou não ?

R. Quanto a utilizar uma unica Rb ja comentei acima, e sim da pra usar 493G caso queira mesmo assim. Não terá problemas, o mikrotik faz a negociação automáticamente, e se uma das pontas for /100 e não GIGA, automaticamente se alinha a comunicação em /100.
    @felipeandrade55, colega salvei tuas resposta aqui, imprimi e coloquei na minha lousa KKKKKKK muito obrigado!

Agora vamos lá!

Resp. da Resp. nº 1 -> ao invés da RB2011UiAS-IN prefiro usar a RB2011UIAS-RM (pois e rack mount) como tenho um rack piso-teto até ai tudo bem, e realmente o valor de uma RB 450 com enclousure e fonte + a RB 2011 fica mais barato do que uma 1100ahX2. Masss.. se fosse uma RB 2011 vc recomendaria ?

Resp. da Resp. nº 2 -> Estou começando a ficar preocupado em configurar 2 RB's no meu cenário, ( como vc disse uma como concentrador ( agora que entendi o que é isto!! e outra como balance ) ) não tenho nenhuma experiência com elas, embora estou agregando MUITO conteúdo com vcs; A pergunta é: Uma missão impossível ou somente um bom "bate-kbeça" ?

Resp. da Resp. nº 3 -> Essa eu entendi certinho rsrsrs obrigado!!!

Resp. da Resp. nº 4 -> A configuração do MK-AUTH, também é um bom e velho "bate-kbeça"?

Resp. da Resp. nº 5 -> Esta também entendi certinho!

Dúvida Nova: Vi alguns tópicos que o Balanceamento PCC das RB's, muita gente não "gosta", qual é o fantasma desta situação ??

4. R1. Só depende da quantidade de clientes que você vai autenticar, a vantagem da 450G é que ela tem o dobro da memória da 2011, dai fica com você o dimensionamento já que não foi postado esse valor ainda.

R2. Fácil não é não amigo, mas se pegar firme da pra montar sim, ou contratar uma consultoria pra te dar um norte. O mistério está em não fazer duplo nat "No concentrador e depois na borda", se você rotear a rede vai ver que os ips dos clientes chegam direto na borda, com isso 90% dos problemas já estão resolvidos. Do contrário, na borda chega somente o ip do concentrador, isso "Bagunça" o balanceamento e causa problemas "Principalmente com VOIP".

R4. Instalar e configurar é mole, segue o tutorial do site que não tem erro.

Quanto ao PCC, alguns não gostam realmente, mas é porque ha muita coisa na internet, e alguns tutoriais digamos "Não tão bons", e o pessoal segue eles e da errado, na maioria das vezes isso é devido as marcações dos pacotes. Problemas acontecem quando não se marca um pacote para sair por um determinado link e faz com que ele volte por esse mesmo link, porém se fizer certinho funciona bem sim, tenho VÁRIOS aqui funcionando bem. Alguns sites se tem que colocar pra passar por fora do balance mas em casos raros, e funciona perfeito, só não sai o trafego para este determinado lugar balanceadamente.

5. Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    R1. Só depende da quantidade de clientes que você vai autenticar, a vantagem da 450G é que ela tem o dobro da memória da 2011, dai fica com você o dimensionamento já que não foi postado esse valor ainda.

R2. Fácil não é não amigo, mas se pegar firme da pra montar sim, ou contratar uma consultoria pra te dar um norte. O mistério está em não fazer duplo nat "No concentrador e depois na borda", se você rotear a rede vai ver que os ips dos clientes chegam direto na borda, com isso 90% dos problemas já estão resolvidos. Do contrário, na borda chega somente o ip do concentrador, isso "Bagunça" o balanceamento e causa problemas "Principalmente com VOIP".

R4. Instalar e configurar é mole, segue o tutorial do site que não tem erro.

Quanto ao PCC, alguns não gostam realmente, mas é porque ha muita coisa na internet, e alguns tutoriais digamos "Não tão bons", e o pessoal segue eles e da errado, na maioria das vezes isso é devido as marcações dos pacotes. Problemas acontecem quando não se marca um pacote para sair por um determinado link e faz com que ele volte por esse mesmo link, porém se fizer certinho funciona bem sim, tenho VÁRIOS aqui funcionando bem. Alguns sites se tem que colocar pra passar por fora do balance mas em casos raros, e funciona perfeito, só não sai o trafego para este determinado lugar balanceadamente.
    Entendido, tudo certinho, anotado e impresso na lousa!.

Só retificando me expressei errado, na R1 em vez de RB 2011 queria citar a RB 1100; O que me diz ?

Tópicos Similares

1. Projeto novo - Iniciando o provedor
    Por midas no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 16-05-2015, 01:47
  2. Dúvida: Projeto Provedor: kodama 2000 e myauth
    Por anarchist no fórum Redes
    Último Post: 23-07-2007, 07:43
  3. Projeto Provedor (BIG TEXTO)
    Por OmegaServ no fórum Redes