+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidores DNS

    Pessoal,

    Sei que existem diversos tópicos (alguns muito antigos) aqui no Fórum em relação a servidores DNS. Criar o seu seu próprio, utilizar dns de outras operadoras (google, giga etc.). Pretendo montar um servidor desses em minha rede, me corrijam se estiver errado, mas em relação a ter um servidor desses na rede, vou ter um tempo de resposta (consulta de sites, etc) para meus clientes mais rápido, certo? Consequentemente terei uma melhor navegação e satisfação dos clientes (teoricamente, ninguém consegue agradar a todos).

    Li nesses tópicos, que existem diversos servidores (Google, open dns, gigadns, level 3, dns benchmark, bind etc.), gostaria de saber algumas coisas relativas a eles caso possam me ajudar na escolha de um.

    Abri esse tópico, porque decidi usar o mk-auth como gerenciamento da minha rede (escolha entre custo beneficio acompanhando diversos tópicos), então, no fórum da mk-auth, vi que é possível utilizar a mesma maquina para o mk-auth e para o serviço de dns que o mesmo disponibiliza (não lembro o nome no momento), mas as questões são as seguintes:

    1 - É possivel trabalhar com o mk-auth e um servidor de dns na mesma maquina? Assim teria uma economia de equipamento.

    2 - Para um bom servidor DNS é necessário uma boa maquina? (tipo I3 pra cima).

    3 - Caso nao seja possivel utilizar o serviço de mk-auth e dns, quais servidores voces usam (se usam) ou quais voces recomendariam?

    Fico no aguardo, espero que possam me ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Servidores DNS

    Monte uma maquina boa. Virtualiza oq precisa. Pois dns é bom em maquina 64bits, dependendo a quantidade de requisições!!

  3. #3
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Servidores DNS

    Você pode usar tranquilo o RouterOS como servidor DNS da sua rede, se for pra somente cache (não recursivo, etc). Não sei se você usar o Mikrotik junto com o mk-auth (acredito que sim) basta ativar o "Allow remote requests" e definir o IP dele no IP / Dhcp Server / Networks.

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Servidores DNS

    Usa o Unbound, ou o dns com bind9, jogue o ip dele no dns do mk-auth tire o allow request remote