Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OSPF com PTP, como funciona?

    Pessoal,
    Boa noite, estou estudando OSPF pois parece-me ser uma ótima opção para rede roteada. Com O VMware como laboratório criei uns MK's e um MerdoWs machine (ops....Windows) e fiz os testes, blz. o OSPF funcionou porém surgiram-me algumas duvidas principalmente em como lidar com o OSPF num PTP por exemplo, vejam;

    - Vi que geralmente as redes que usam para interligar as RB's num OSPF são /30, entendi isso como uma tentativa de restringir ips pois assim obrigatoriamente só tenho o 1 e o 2, como assim 10.0.0.1/30 numa ponta e 10.0.0.2/30 noutra ponta. Até aqui blz mas se eu uso um PTP para interligar as redes OSPF como devo tratar esse PTP??, pra ficar mais claro vou dar um exemplo de scenario:

    Tenho uma RB com Loopback 1.1.1.1 e ip de OSPF 10.10.10.1/30
    A outra Rb com loopback 2.2.2.2 e ip de OSPF 10.10.10.2/30

    porém as duas estão a 2Km e não podem ir por cabo, quem vai fazer a comunicação são 2 SXT's e aqui fica minha duvida:
    - As Sxt também devem entrar no OSPF normalmente ou posso apenas fazer uma ponte WDS?? como seria essa ponte para não dar problema com o OSPF??
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	169
Tamanho: 	10,2 KB
ID:      	54139  

  2. #2

    Padrão Re: OSPF com PTP, como funciona?

    Ótimo Artur Obrigado,
    Mas veja uma coisa que me confunde, os meus radios estariam em bridge, correto, uso Bridge e station bridge porém o que usaria de ip neles se estão em bridge, seguindo o scenario que dei acima??

  3. #3

    Padrão Re: OSPF com PTP, como funciona?

    Uhm,
    Deixa ver se entendi:
    então quer dizer que nesse scenario que exemplifiquei ficaria assim

    A RB 1 com 10.10.10.1/29
    a RB 2 com 10.10.10.4/29
    As sxt's iam ter .2 e .3

    e nas rb's (no OSPF) eu setaria as interfaces normalments porém como a sxt' estão em bridge o ip delas serve apenas como identificação pois vão passara direto de um lado pro outro sem precisar levantar o OSPF nelas também, correto?

  4. #4

    Padrão Re: OSPF com PTP, como funciona?

    Ah...só pra completar, estou trabalhando tudo com MK.

  5. #5

    Padrão Re: OSPF com PTP, como funciona?

    Arthur,
    Só pra ser mais especifico,
    Nas SXT (que são o caso do exemplo) eu colocaria o ip 10.10.10.2/29 na interface bridge (lan+wirelles) de uma e 10.10.10.3 na outra e a configuração da comunicação wirelles é bridge e station bridge correto?, nelas não faria mais nada ou deveria apontar alguma rota?

  6. #6

    Padrão Re: OSPF com PTP, como funciona?

    Perfeito ótimo, quando fizer o teste te falo.

  7. #7

    Padrão

    Mais um help sobre o OSPF, vejam:
    Fiz os testes com 5 MK virtuais e 1 W7 virtual:
    Conforme a imagem que segue abaixo (desculpem o paint horrivel mas o que importa é a idéia e acho que da pra render)

    As ips de loopback são as sem / e os mk são do 1 ao 5 conforme as ip's do Loopback

    Procedimentos que fiz:
    - Na RB 1 setei os ip's nas interfaces - fiz o nat/mascarade;
    - Nas outras RB's apenas setei os ip's das interfaces;
    Quanto ao OSPF:
    - Criei as instancias com a ID = ao ip da LB;
    - Nas rotas setei para redistribuir rotas padrão e rotas conectadas;
    - Nas network add as network que chegam e que saem da RB.


    .Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	180
Tamanho: 	51,1 KB
ID:      	54154
    Parece-me de ter feito tudo certo, tanto é que nas RB's 1,2,3 e 4 consigo pingar entre todas elas, o problema fica por conta da RB 5 (1.1.1.5) ela não enxerga a 4 e consequentemente não levanta o OSPF.
    Alguém tem alguma idéia do pq??

  8. #8

    Padrão Re: OSPF com PTP, como funciona?

    Sim,
    Como vc viu a rede é 10.10.5.0/30, esta anunciada sim;
    Como disse os R1,2,3,4 todos pingam entre eles mas nenhum consegue pingar na 1.1.1.5 e na porta link do R5 coloquei 10.10.5.2/30 (pois a .1 esta no R4)..
    Ta estranho isso

  9. #9

    Padrão Re: OSPF com PTP, como funciona?

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Nela você anunciou a rede que comunica com o R4?

    Pela lógica era para dar certo, você consegue pingar do R1 pro R4, e depois do R1 pro R5?
    Ai,
    Tu vai dar risada, mas fica de lição para todos que passarem por algo parecido. Lembram que tinha dito que todo esse scenario que ilustrei acima montei em maquinas virtuais e depois fiz o devido reset nos MK's, lembram?? adotei como padrão usar a eth1 para o link que chega do roteador conectado e a eth4 para repassar o link para o próximo roteador. Pois bem, surgiu-me uma duvida no R5 e troquei a porta da eth1 para a eth2 (obviamente setando o ip nela ao inves da 1) e violá, a mágica aconteceu.,,,....que put@ri@ viu....+ um bug, só resta saber agora de quem se do MK ou do VMware, eu acho do VM mas blz....funcionou tudo redondo...abrigado Arthur

  10. #10

    Padrão Re: OSPF com PTP, como funciona?

    Blz, obrigado, aquele outro viddeo sobre sumarização de rotas também é muito bom. valeu

  11. #11

    Padrão Re: OSPF com PTP, como funciona?

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Normalmente, 1º IP para o primeiro roteador, 2º e 3º IP para os respectivos rádios e o 4º IP para o segundo roteador.
    como faço para deixar assim:
    A RB 1 com 10.10.10.1/29
    SXT PTP1 10.10.10.2/29
    SXT PTP2
    10.10.10.3/29
    RB 2 com 10.10.10.4/29

    para isto eu preciso colocar a wlan e eth1 do PTP2 em Bridge com ip 10.10.10.3/29 na bridge para por o 10.10.10.4 na RB2 ?

    ficando assim:

    RB 1 com 10.10.10.1/29
    SXT PTP1 Bridge (wlan e eth1) 10.10.10.2/29
    SXT PTP2 Bridge (wlan e eth1)
    10.10.10.3/29
    RB 2 com 10.10.10.4/29

    ?

  12. #12

    Padrão Re: OSPF com PTP, como funciona?

    Citação Postado originalmente por Alex20cf Ver Post
    como faço para deixar assim:
    A RB 1 com 10.10.10.1/29
    SXT PTP1 10.10.10.2/29
    SXT PTP2
    10.10.10.3/29
    RB 2 com 10.10.10.4/29

    para isto eu preciso colocar a wlan e eth1 do PTP2 em Bridge com ip 10.10.10.3/29 na bridge para por o 10.10.10.4 na RB2 ?

    ficando assim:

    RB 1 com 10.10.10.1/29
    SXT PTP1 Bridge (wlan e eth1) 10.10.10.2/29
    SXT PTP2 Bridge (wlan e eth1)
    10.10.10.3/29
    RB 2 com 10.10.10.4/29

    ?
    Consegue nos informar o que é um OSPF? Para fscilitar o entendimento "É um protocolo de roteamento dinamico"
    Se é um roteamento, logo não é uma Bridge.

    Então não utilize bridge!



    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: OSPF com PTP, como funciona?

    E esses blocos estão também todos errados.
    Se é um roteamento aprenda a quebra-los.
    Utilize um /30 por interface. Para ter gerência.

    Anuncie no neighbors os ips da loopback e do enlace /30.
    Faça ip gateway em cada equipamento.

    Deixe o PTP transparente.

    E repita os anúncios do outro lado.

    Teoricamente isso.

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: OSPF com PTP, como funciona?

    Eu tentei com /30 e nao consegui, poderia me informar a sequência de ips a serem utilizados ?
    RB 1 qual ip ?
    PTP 1 qual ip ?
    PTP 2 qual ip ?
    RB 2 qual ip ?

    Me informa também como faco pra deixar os PTP transparentes ?

    muito obrigado pela ajuda.