Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro ... 2345678 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Não entendi, vc é um provedor pesquisando para investir em fibra ou não é e está pesquisando para ver se vale a pena vir a ser?

Quanto a cursos, na minha cidade também não tem nada, antes de pensar em curso, já temos que pensar em deslocamento, hotel, etc.

2. Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Eu estou confuso nessa parte. Com sustentador, você se refere a que mesmo?
    Cabo auto-sustentado, aquele cabo que vem grudado de fabrica num sustentador. O cabo que permite energia junto é o drop:
    http://www.ispshop.com.br/cabo-de-fi...th-1000-m.html
    Esse é simples, mas tem dele com 2 ou mais fibras.

O que ele chama de membros de tração são pra não esticar a fibra ou friccionar ela contra a parede, e eles podem ter baixa tensão sem problemas. Me parece que tem alguns com fibra ou nylon ao invez de aço nessa parte, mas devem ser minoria, o grande chamariz desses elementos é impedir que uma faca ou qualquer elemento cortante (Mesmo um pneu, quando o carro passar por cima de fio caído) atinja a fibra, é a mesma estratégia dos fios de cobre revestidos com inox pra não serem cortados por qualquer ladrão.
    Pra prender em poste você usa abraçadeira propria:
    http://www.inforteltelecom.com.br/?p=1848 (O conjunto de suspensão)
    Ou então usa laço, põe a roldana (Isolador) dupla e põe um lado pra cada lado, aí a fica passaria na "frente" ou "atras" do poste,e entre os 2 laços você deixa 2 ou 3 voltas (Num curso de fttx teria o calculo pras voltas).

Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Falando nisso, aquelas caixas de emenda já vem com as emendas presas dentro delas?
    Nops, elas tem bastidores pra encaixar o tubinho que é colocado ao redor da fibra emendada na maquina de fusão (Por isso ela custa R$ 10 mil, te entrega fibra perfeita, até com proteção).
    Dessas caixinhas realmente tem umas conectorizadas: http://fibracem.blogspot.com.br/2014...da-optica.html
    Mas a maioria é pra fibra fundida.
    Deve ter alguma caixinha pequena indoor pra proteção de emenda mecanica, mas é coisa pequena, não precisa caixa específica pra coisa pouca.

Ué, e como vou saber qual é a fibra de RX na qual estou colocando splitters no local? Dentro desses cabos com várias fibras, elas vem agrupadas em pares (TX e RX) identificados por cores, ou alguma coisa assim? Se vierem, tudo bem, minhas dúvidas sobre identificar a fibra a cortar estão resolvidas, mas se não, ainda não sei como é que identificam qual cortar para colocar o splitter, naquele esquema de usar uma fibra e quando a atenuação ficar alta, passar para outra.
    O sensor de fibra é pra uso ao redor da fibra (Decapada), sempre tem um pouco de reflexão pra fora da fibra então nem precisa cortar pra verificar. Mas... cabo multi-lambda tem fibras com cores diferentes dentro, não se preocupe. Se for drop flat elas ficam uma acima da outra, e como o cabo não "vira" (O sustentador está sempre em cima) também não tem erro. O problema é quando você tem 2 auto-sustentador de fibra única, aí tem que usar sensor. Mas acho que 99% do uso do sensor é ver se a fibra está ok naquele ponto, pra procurar onde está o rompimento (Em poste é facil, quero ver em subterraneo, onde tem rato que anda 1Km em duto e roe fibra láááá longe da entrada, você testa numa entrada e na outra do tudo, aí descobre se tem rompimento naquele trajeto). Muita fibra é gasta deixando ela mais solta, com sobre, seja em caixa ou em duto, justamente porque as vezes existem puxões (Passaro, caminhão (Galho solto em cima da carroceria, não necessariamente o caminhão enrosque), funcionario de energia pisando), o maior motivo pra usar as voltas é evitar rasgar a proteção da fibra, se ela rasgar (Por raio também acontece) resseca logo.

Cara, você é um mestre em fibra, wireless, ethernet, eletrônica e tudo quanto é assunto que já vi nesse fórum. Obrigado mesmo por ser tão prestativo.
    Isso pra mim é tudo eletronica. As revistas de eletronica falavam sobre tudo isso, achei natural que a area englobasse tudo então sempre lí sobre tudo e procurei gastar tempo com isso, não apenas "reparo de TV P&B e radio" como a area de eletronica ficou conhecida. Na adolescencia só conseguia livro e revista de eletronica a cada X meses, tinha que ler e reler 20 vezes cada, decorava. Decorados os termos chaves, sabendo o basico de modulação, ondas, níveis de sinais, o resto é aplicação com pouca variação dependendo do meio físico (RF, ótica, audio, ultrassom). Se eu for reparar um equipamento tipo conversor de fibra não vou procurar receita de bolo na web, vou entender como ele funciona. Essas tecnologias são lerdas, você lê sobre isso por anos, um dia vê um adaptador ou produto por preço acessível, come arroz e ovo um mes e compra, vê o comportamento na prática, separa o tempo de assistir futebol, filme ou novela pra se divertir com isso, daí pra frente é comprar o produto "seriamente" pra vender a solução com serviço incluso. O que mais tem no brasil é zé-oreia que decorou o modo de instalação de um modelo X do fabricante Y e faz instalação péssima, sempre tem espaço pra qualquer um vender experimentalmente alguma solução, pro usuario final uma rede ethernet 10/100 é tão misteriosa quando uma rede proprietária RS485 de 16 vias que você fez no fundo do quintal. Dá problema não seguir padrões? Dá. Mas cansei de ir reparar coisa instalada "nos padrões" onde tropeçaram em coisa muito simples. Falando em fibra, uma vez chego no local e o conversor nem o switch ethernet funcionam direito, o pessoal que fez a fusão cobrou R$ 2 mil, disse que a fibra estava ok e que o problema na rede não era deles (Apesar de terem fornecido o conversor e o switch) e foi embora sem deixar funcionando mas cobrando. Primeira olhada: Fonte. Ok, 5V 1A... ops... conversor 5V? Olhei no conversor e ele era 9V. Tá errado, acende led mas não converte pinóia nenhuma. Vamos ao switch com problema. Fonte 9V... num siwtch de 5V. Adianta seguir padrão de lacinho, fusão, ancoragem do kit caaaaaro, e ter certificado de sei lá que fabricante? Tudo bem não saber direito o que é tensão, mas você traz 2 equipamentos, inverte as fontes e nem nota quando não funciona? Aí é caso de burrice, e justamente muitos padrões de instalação e receitas de bolo são pra burros se passarem por "profissionais certificados". Eu tenho muita raiva de cursos e certificações por isso, sujeito sai com um diploma de PARTICIPAÇÃO em curso, ou tira certificação com prova de multipla-alternativa, e dia que encontra uma vírgula fora do lugar não sabe resolver sem ser trocando a rede toda (Porque decorou o modo de instalação mas não entendeu o funcionamento da tecnologia). Digamos que 30% dos certificados são justos (Culpa do aluno, não do curso), o resto devia ser só certificado de participação.

(Antes de fazer uma rede grande, NO MÍNIMO compra 2 conversores, 20m de fibra, conectores, emenda, e leva fibra da sala até o quarto, dando a volta em casa. Ou no mínimo troca o cabo ethernet da torre por fibra, é bom, evita lan queimada e de quebra dá uma amostra do trabalho que dá usar emenda ou plugar conector pendurado por cinto no alto de poste ou torre)

3. Não é indicando o curso por já ter feito ou estar vendendo ( nunca usei nada dessa empresa ), mas já que está reclamando que não há nada na sua cidade.

http://telecom.wdcnet.com.br/

PS: Eu também não tenho nada na minha cidade e pretendo fazer curso sobre o tema.

Onde eu moro não há curso algum para coisa alguma na área de telecomunicações; cursos pela Internet (se é que existem com esse tema) são muito fracos comparado a presenciais, além de depender de uma conexão de Internet estável e rápida (quase todo curso online tem vídeo [conferência]), o que é impossível aqui.

O jeito é estudar com conteúdos desse tipo, em discussões de fóruns e artigos por aí. A ideia não é aprender tudo aqui, mas ter um conteúdo inicial para então aprofundar por meio de pesquisas.

A propósito, não é 100% certo que eu vá levar a ideia de investir em um provedor para frente, por enquanto é uma pesquisa para ter ideia de trabalho e gastos necessários, só para ver se compensa mesmo.

Obrigado pelas sugestões; até mais.

4. Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Não entendi, vc é um provedor pesquisando para investir em fibra ou não é e está pesquisando para ver se vale a pena vir a ser?
    Não tenho provedor, estou pesquisando a viabilidade de ter um por aqui. Aqui é cheio de provedor wireless, mas nenhum presta e Oi Velox (único ADSL) é exageradamente caro. Pelo que vejo, um provedor cabeado, prestando serviço de qualidade e com preço bom, consegue tomar facilmente a clientela desses wireless onde chegar.

Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    O sensor de fibra é pra uso ao redor da fibra (Decapada), sempre tem um pouco de reflexão pra fora da fibra então nem precisa cortar pra verificar.
    Então, fibra desencapada deve gerar um pouco de perda/atenuação, não? Depois que medir com o sensor, é só passar uma fita no lugar e pronto?

Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Não é indicando o curso por já ter feito ou estar vendendo ( nunca usei nada dessa empresa ), mas já que está reclamando que não há nada na sua cidade.

http://telecom.wdcnet.com.br/

PS: Eu também não tenho nada na minha cidade e pretendo fazer curso sobre o tema.
    Obrigado pela sugestão. Assim que puder vou tentar fazer um curso desses.

5. Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Então, fibra desencapada deve gerar um pouco de perda/atenuação, não? Depois que medir com o sensor, é só passar uma fita no lugar e pronto?
    Dependendo do tipo de cabo tem gel ou um isolante plastico qualquer, não precisa tirar completamente, só precisa tirar da capa protetor externa, que geralmente é grande demais. São esses:
    http://www.exfo.com/en/products/fiel...ection/lfd-200

Tópicos Similares

1. Samba como PDC com varias interfaces e windows 98
    Por Trevão no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 21-06-2005, 15:10
  2. Como fazer proxy transparente com ipchains
    Por linuxfull no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 26-03-2004, 15:11
  3. Respostas: 2
    Último Post: 10-01-2003, 09:36
  4. como bloquear certos ips com iptables ???//
    Por MAJOR no fórum Servidores de Rede
    Último Post: 20-11-2002, 08:19
  5. Como enviar um email com um arquivo anexo?
    Por OsvaldoCruz no fórum Servidores de Rede
    Último Post: 19-11-2002, 08:19

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L