Postado originalmente por
rubem
O balum é um adaptador de impedancia pra quando usar cabo coaxial.
Antes eu até ia comentar sobre um parte do anexo do @
1929 que fala algo tipo "Um fio de qualquer comprimento até o radio", porque na prática se tiver fio longo ele vai pegar ruído de fluorescente ou fonte chaveada por perto, tudo o que você ganha na antena é tapado por ruído que ganha num fio comum esticado. Por isso a sugestão de usar cabo coaxial até a antena.
Eu fiz esse sistema com cabo de 70m, com cabo coaxil descendo, como não pegava muita coisa levei o radio pra cima do telhado pra conectar direto, mas pegava pouca coisa igual, deduzi que 6m de coaxial com malha de 67% (Branco, de parabolica) não tinha perda significativa.
Meu interior fica a 1000Km da cidade grande (400K.hab) mais proxima, longe de tudo, sempre usamos radio AM (Ou era isso ou era carta, porque FM ou TV proxima (<100Km) nunca tem), o aterramento melhora muito a recepção em geral, aterramento simples só serve pra terra boa, se for arenoso é igual para-raios: Tem que colocar mais ferro! Se bem que barra de 1,5m deve servir no brasil todo, a vantagem seria em terra vermelha tipo no PR poder usar pedaço de cobre de 30cm pra ter o mesmo efeito. Em épocas sem lojas de ferragens no interior tinha muita gente procurando qualquer pedaço de ferro proveninente de maquinario agricola pra enterrar e ter um bom terra pro radio AM, o sonho de uns gauchos era pegar limpo a radio Guaiba, de POA, a uns 2000Km, só com muito terra e muita antena pra conseguir.
Insisto no aterramento porque antena grande capta tanto mais sinais desejaveis como mais ruído indesejavel.
Infelizmente antena grande assim tem melhor captação de sinal na perpendicular, não dá pra girar ela. Meu problema é esse, só posso esticar fio de norte a sul, então só capto o que está a leste ou oeste de mim, que vem a ser bolivia, bahia, africa... nenhuma dessas regiões tem radio que me interesse.
(Alias... agora to me lembrando, ano passado vendi umas 3 baterias 6V 4A pra serem usadas em radios 9 faixas, Motoradio/Motobras, carregam na cidade e levam pra fazenda, dura meio ano (Consome 15 ou 20mA). AINDA tem muuuuito radio AM por aqui)