+ Responder ao Tópico

1. Nada a ver rubem. Pouco se usa omni de alto ganho devido ao diagrama de irradiação não ser favorável à distribução. Ganho em omni é uma coisa esquisita. Quanto mais ganho, mais os clientes tem que ficar próximo a antena da torre em altura. Isso é ineficiente.

Os paineis setoriais tem azimutagem justamente para permitir que o diagrama de irradiação seja direcionado para baixo. É por isso que se usa tanto paineis setoriais.

Eu inventei uma antena omni de alto ganho e com diagrama de irradiação para baixo que sana essas dificuldades. Mas não tenho como produzir.

2. Se fosse só pelo diagrama seria só usar antena de 2 ou 4dBi, que tem angulo vertical gigante tipo 40 ou 50º, mas as co-lineares de ganho baixo assim sempre tem vswr gigante tipo 2.0:1. Não é regra, é praxe de fabricação de baixo custo pelo visto.

Ter omni com irradiação vertical melhor até tem:
    http://www.tp-link.com.br/products/d...-ANT2415D#down
    Mas com esse VSWR quero ver ter o throughput que se consegue em slotted, e o preço é praticamente o mesmo.
    Quase toda co-linear que tem a irradiação na vertical meio caida tinha vswr alta desse jeito também, talvez em 802.11B e sua portadorona de 11M isso não seja um problema, mas em 802.11N e aquele monte de portadoras o throughput cai demais com vswr alto ou com reflexos em telhados e paredes com omni de angulo aberto (3dBi, por exemplo).

3. Não adianta abrir o diagrama e ter baixo ganho. O sinal abre pra cima e pra baixo, e pra cima, qual a utilidade ?

O meu projeto irradia PARA BAIXO.

Um dos problemas das colineares é o fato da alimentação vir por debaixo da antena. O que vai acontecer é que cada elemento vai transmitir 3db do sinal e passar 3db pra cima.

Tipo :

20db na entrada da antena.

primeiro elemento transmite 20-3 = 17 e passa 17 pro elemento seguinte.
    segundo elemento transmite 17-3 = 14 e passa 14 pro elemento seguinte.

Em outras palavras o primeiro elemento transmite metade do que recebeu e passa metade pra cima.

Sacou ?

Isso pode ser resolvido com alimentação split dos elementos. mas a antena vai ficando cada vez mais complexa.

4. faça o seguinte voce pode colocar a antena de 12dbi novamente ou colocar uma de 9 ou 5,
    voce provavelmente esta usando celular ou notbook ou antena usb, baixa a potencia para 100mw no maximo 250mw, testa e me diga como ficou. outra coisa se for pouca banda coloca em b.

nao sem como usar setorias ?? nanostation?? melhor q omni. acho q gastaria menos do que vc gastou e ficaria melhor.
    posta o resultado pra v se melhorou

5. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Não adianta abrir o diagrama e ter baixo ganho. O sinal abre pra cima e pra baixo, e pra cima, qual a utilidade ?

O meu projeto irradia PARA BAIXO.

Um dos problemas das colineares é o fato da alimentação vir por debaixo da antena. O que vai acontecer é que cada elemento vai transmitir 3db do sinal e passar 3db pra cima.

Tipo :

20db na entrada da antena.

primeiro elemento transmite 20-3 = 17 e passa 17 pro elemento seguinte.
    segundo elemento transmite 17-3 = 14 e passa 14 pro elemento seguinte.

Em outras palavras o primeiro elemento transmite metade do que recebeu e passa metade pra cima.

Sacou ?

Isso pode ser resolvido com alimentação split dos elementos. mas a antena vai ficando cada vez mais complexa.
    E essa complexidade nunca ví em antena de 12 ou 15dBi, é só só o monte de dipolo empilhado, é sempre uma colinear coaxial, o mínimo que vejo de variação é o elemento de 1/4 no começou ou final (As vezes é coaxial, as vezes parece material diferente (Pra ter fator de velocidade diferente?), as vezes em baixo tem algo tipo j-pole pra tentar isso de "puxar" a irradiação pra baixo (Pelo diagrama de irradiação funciona http://www.procom.dk/products/base-s...nas/cxl-5700-6 ), as vezes tem um pseudo-feed a cada 3 elementos, as vezes a cada 4 elementos...)

Mas enfim, só posso supor algo de muito errado nas colineares coaxiais comerciais, você tem antenas colinear não-coaxial 6dBi com 1 elemento de meia onda e 2 elementos de 3/4 de onda, funciona normal, vswr preocupante tipo 2:1 mas ok. Aí tem uma colinear coaxial de 6dBi, ela tem 6 ou 7 elementos de 1/2 onda e mais o de 1/4 na ponta, mesmo vswr. Então tem algo problemático com colinear coaxial, e isso provavelmente se extender pras omni de 12 ou 15dBi no mercado brasileiro, que são todas colineares coaxiais de desempenho esquisito.

Nem dipolo de 2dBi os grandes fabricantes usam, Linksys ou Cisco andam usando só j-pole na antena interna ( http://leckemby.net/aj0ml/images/wrt160n-2a.jpg ) e na externa algumas slot (Um dipolinho tipo j-pole dum lado da pcb, do outro o negativo ligado no GND) e algumas de maior ganho uma planar impressa. Ubnt e MK também não tem mais nada com colinear.
    Alias, o que mais acho curioso são anteninhas de 2 - 2,5dBi que bem poderiam ser um dipolo comum pelo ganho, mas são planar impressas, não acredito que o fabricante ia colocar antena cara em aparelho de 300-600Mbps se não tivesse um motivo muito bom.
    (A Linksys (Ou é a Cisco?) até tem em manual a info que suas antenas não podem ser substituídas por omni's comuns (Colineares) com risco do throughput cair 50%. Eu nunca tinha prestado atenção no tipo de antena de baixo ganho até ver essa "ameaça")

(Falando em j-pole, tem omni com algo tipo j-pole, mais pra c-pole, com o "buraco" do "C" mais pra cima, digo, acima do meio, parece que a intenção é baixar o angulo vertical do lobulo primario, achei quando procurava uma calculadora rapida pra j-pole: http://www.m0ukd.com/Calculators/Slim_Jim/ )

Tópicos Similares

1. Amplificadores em APs para internet via radio wireless
    Por silviolm no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 1
    Último Post: 02-08-2004, 06:59
  2. Servidor Internet via Rádio
    Por aguizo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 06-04-2004, 20:55
  3. Internet via rádio
    Por Mosk no fórum Redes
    Respostas: 9