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  1. Pode sim.
    Eu tenho usado em TL-WR743ND faz anos, desde 2011 provavelmente, ZERO queimadas (Exceto raio).

    Eu peço no Ebay ou na DX.com as vezes, 2 ou 3 fontes 9V 1A por vez, demora mas um dia chegam.

    Fica de olho em quem vende fontes Kairos, não são grandes coisas mas são baratas, 9V 1A é o mesmo preço que 12V 1A.

    Mas essa regra de "normalmente aceitam 50% a mais" não tem tanta base, roteador 12V que queima com 15V é comum, inclusive eles usam capacitor 16V na entrada (Que não devia receber 15V nunca, menos ainda 16V), em equipamento 5 a 9V ok, mas tem tensões maiores sem chance (RB até 28V mesmo, Ubnt aceita até 27V mesmo, e por aí vai, a fica técnica deles é precisa, sem "pode meter 40V na RB433" (Ficha técnica cita limite de 28V) porque vai queimar a RB já com 32V.


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  3. Amigo, se eu usar uma fonte-nobreak direto nas baterias, usando energia da concessionária e usar o painel solar com controlador ligado direto nas baterias, so para carregar as mesmas, nao seria uma alternativa? em uma torre onde tenho o link principal quero ter 2 fontes de energia, pra nao ter problema, daria pra usar?

  4. Rubem professor lembra que você disse que os Nobreak novos da Sms 1400va tem mais ou menos 5A na linha de bateria auxiliar ?
    Acho difícil, Não pode medir exatamente mais aqui ele demoro 36 Horas pra flutuar uma estacionaria de 70ah...
    Na saída de Bateria a tensão ta de 13,5v... Com a bateria totalmente carregada ta em 13,3v.
    Fui tentar medir a amperagem quase toquei fogo em tudo kkk.

  5. Citação Postado originalmente por rfferraz Ver Post
    Amigo, se eu usar uma fonte-nobreak direto nas baterias, usando energia da concessionária e usar o painel solar com controlador ligado direto nas baterias, so para carregar as mesmas, nao seria uma alternativa? em uma torre onde tenho o link principal quero ter 2 fontes de energia, pra nao ter problema, daria pra usar?
    Sim, pode juntar controlador e paineis tranquilo, tensão é tensão, pode até colocar um exército de hamsters girando mini-geradores :-)
    Só é bom isolar a fonte via diodo.

    O que eu testei uns meses foi:
    Painel 70W num controlador 10A comum, direto no painel o dia todo. PARALELO ao painel, isolado por diodo 1N5404, coloquei uma fonte 13,5V 2A. Ligada 24x7? Nops, usei um desse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ga-desliga-_JM
    Cada 'pino' dele equivale a uns 20 minutos, coloquei 14 horas de liga-desliga, 20 min. ligado e 20 min. desligado, algo tipo isso:
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    (Tá, na foto é 20 minutos ligado e 40 minutos desligado)
    Usei isso porque era bateria de 18Ah da Haze, ligava a fonte só as 19h, porque alimentava uma mísera RB133 com 2 cartões EMP8602, se fosse alimentar algo de maior gasto seria só aumentar fonte, diodo, e bateria. Testei isso pra economizar eletricidade e bateria, não vejo porque ficar flutuando bateria a toa, nem porque ligar a fonte de dia, afinal a RB consumia pouco mais de 1A, a bateria de 18Ah aguentaria muito mais que 1 hora sem eletricidade de noite, coloquei 20 minutos, depois 40 minutos, pra ter sempre pelo menos uns 70% de carga (porque blackout aqui é sempre curto, 20 minutos quando muito).



    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Rubem professor lembra que você disse que os Nobreak novos da Sms 1400va tem mais ou menos 5A na linha de bateria auxiliar ?
    Acho difícil, Não pode medir exatamente mais aqui ele demoro 36 Horas pra flutuar uma estacionaria de 70ah...
    Na saída de Bateria a tensão ta de 13,5v... Com a bateria totalmente carregada ta em 13,3v.
    Fui tentar medir a amperagem quase toquei fogo em tudo kkk.
    Tem um problema nesses nobreaks sim, o controlador da maioria dos nobreaks é um LM317, componente que não tem capacidade pra mais que uns 1,5A, mas na prática nunca medi mais que 700mAh no amperimetro (O meu é de 20A, não arrisco nos amarelinhos de R$ 14,90).
    Os outros nobreaks maiores tem mosfet, a capacidade teorica maxima (Baixa tensão na bateria) é de uns 4 ou 5A, nunca liguei bateria grande, só pequena, ver 4A circulando já ví.

    Mas... os modelos são meio zoneados, estou com um SMS 1400VA aqui (Acho que Manager) pra reparar a placa, com bateria externa, mas é só um LM317, acho meio ridículo isso.

    Se fosse um LM317 no seu ia demorar umas 100 horas pra carga completa. Se demorou "só" 36 horas deve ser corrente tipo 3A.
    Uma corrente de 5A numa bateria de 70Ah seria: 70 / 5 = 14 horas, acrescenta 40% a mais devido as perdas = quase 20 horas.
    (Os 40% é prática, varia conforme a resistencia interna, se fosse uma carga perfeita seria 7A por 14 horas pra bateria de 70Ah. 10 horas de 7A resulta em 60 ou 70% de carga, a absorção "final" ocorre com corrente menor.

    Veja isso:
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    É da sta-eletronica.com.br , lá tem ótimo material técnico.
    Isso é a carga "por celula", a bateria de 12V tem 6 celulas dessa. Veja que a corrente alta é só no começo da carga, depois ela cai, então talvez o nobreak realmente entrega 5A no começo da carga, só que pela resistencia interna da bateria esse estágio de tensão constante demora mais tempo pra chegar.

    E veja que está certo cai de 13,5 pra 13,3V, você carrega a tensão até a corrente estabilizar num numero baixo, pra flutuar você então baixa a tensão de flutuação pra 13,5V mesmo, fica flutuando em 13,5V mas não dá pra ter certeza que as celulas absorveram energia pra ficar nos 13,5V, a absorção de energia é PIOR quando usa corrente alta, se carregar com 10A vai armazenar menos energia que se carregar com 2A.

    Meus multimetros:
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    Geralmente uso o da esquerda Uni-T DT93A, amperimetro de 20A, custou uns R$ 30 a 15 anos atras. O do meio saiu caro, R$ 90 a uns anos), o beep dele é um lixo, Minipa ET1002 com amperimetro de 10A, e o analogico da direita nem tem marca, R$ 30 a uns 10 anos, amperimetro de só 2,5A, mas a gente vê a variação na agulha, gosto de analogico por isso, você nota mais facil as variações.

    Medindo a corrente nos nobreaks o Minipa mais caro não mede nada, dá um - no LCD e não mostra nenhum numero. Noutros locais ele exibe corrente normal.

    Já o DT93A e o analogico medem normal:
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    Os 2 marcam mais ou menos os mesmo 200mAh de corrente de flutuação. Pra medir a corrente de consumo preciso inverter e tirar da tomada, aí o analogico não aguenta muito (Só 2,5A, isso dá 30W) mas o DT93A marca normal consumo tipo 18 ou 19A antes de dar um "1." na tela indicando que excedou a escala.

  6. Show de bola valeu por mais uma aula...




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