Página 7 de 17 PrimeiroPrimeiro ... 23456789101112 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Rubem, parabéns pela explanação sobre as boas práticas sobre a correta utilização das modulações.

Vai ajudar muito ao pessoal entender o Trade-Off (relação perde-ganha) existente entre nas comunicações digitais, onde as taxa de transimissões estão em conflitos com o SNR requerido.

Nem sempre utilizar o maior o DATA RATE é melhor...

Porém, acho que precisamos debater sobre uma colocação sua: "10 Mhz é gambiarra". Qual o motivo para afirmar isso? Seria simplesmente porque a utilização canais de 10 Mhz não foi padronizado pela IEEE quando da elaboração dos padrões?

É que eu tenho na minha rede um case onde consegui ótimos resultados usando canais de 10 Mhz, sendo que a utilização de canais mais estreitos aliados a altos níveis de SNR foram os pontos chaves para o sucesso.

Na minha avaliação, assim como a escolha da modulação correta é fundamental, a escolha da largura do canal correta também é primordial, pois a escolha da largura correta do canal também remete a uma relação de conflito entre: Maior largura de banda X maior recepção de ruído e maior consumo de espectro.

Portanto, poderia falar um pouco mais sobre a sua não recomendação da utilização de canais de 10 Mhz?

2. Pois eh, eu também fiquei pensando o porque de 10 Mhz seria "gambiarra", pois aqui em minha rede uso a quase 3 anos e sempre funcionou legal, porem para planos menores que 2 Mbps.

Em 10 Mhz o hardware é: RB433AH + Cartão R52HM + Painel UBNT (Nas conexões uso pigtail de boa qualidade e 1,5 Metro de Cabo LMR-400 hyperlink)

Com a necessidade de atender os cliente com maiores planos instalei a uns 2 meses RB912 c/ Painel UBNT em 20 mhz e estou MUITO satisfeito com o resultado, estou finalizando as migrações dos planos maiores e alguns clientes de maior uso para elas e até agora a qualidade esta MUITO SUPERIOR!!

Tava pensando em até colocar umas RB912 em 10 Mhz só pra tirar a prova.

Sei que o hardware da RB912 é muito superior e também sei das perda nas conexões, mas dai fiquei na dúvida:

A melhoria significativa foi pelo HARDWARE ou LARGURA DE CANAL ??

3. Olivionet, tbm tenho 1 painel em 10mhz dentro da cidade a 3 anos sem problema algum. Na zona rural uso 10mhz e 2.4 só alegria.

Essa semana tbm subi 912 c/ basestation é absurda a diferença de Noise Floor se comparado a ubnt.

4. JonasMT, está usando Basestation 20dBi ou 17dBi?

5. Tenho ambas nas torres, mas no caso da rb912 estou usando com 17dbi 90º

Tópicos Similares

1. Explicação sobre MCS
    Por alexcolt no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 20-12-2015, 11:09
  2. Respostas: 24
    Último Post: 16-12-2007, 17:52
  3. Informações sobre o Kylix
    Por copier no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 24-07-2002, 21:42