+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    No setup do roteador (Ou no winbox) você seleciona a modulação que será usada pra transmissão. Roteador A transmite na velocidade que quiser, roteador B transmite na velocidade que quiser, ambos se entendem sem problemas.


    Se você setar MCS12 num SXT como AP na torre, por exemplo, e deixar os cliente no modo automatico, terá RX de tudo que é datarate, com tudo que é modulação, um em MCS3 (Airgrid), um em MCS12 (NS M5), um em MCS10 (NS Loco M5). Mas o SXT da torre transmitirá sempre em MCS12 afinal você marcou apenas esse profile.

    Você tem que ajustar um MCS alto na torre, e em cada cliente marcar velocidade fixa baixa. RX e TX podem ter velocidade diferentes e praticamente 90% das vezes tem!

    Dá uma olhada nos RX/TX na sua rede, vai ver valores diferentes, são modulações diferentes em uso. Wireless > Registration > Ativa a aba RX/TX rates. Os numeros antes e depois da / são iguais ou diferentes nos clientes? Se for como a grande maioria das redes terá valores diferentes, digamos 19Mbps/39Mbps, indicando que a torre está usando MCS4 (39M) rumo à esse cliente, mas esse cliente está usando MCS2 (19M) rumo à torre.
    Rubem, aqui tenho um problema. Mesmo setando o MCS na SXT, ela apenas "obedece" o que o painel manda. Ela seta o MCS que está no painel. Por que isso?



  2. #62

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    É uma característica da Mikrotik, se não me engano do NV2.

  3. #63

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    É uma característica da Mikrotik, se não me engano do NV2.
    Fato nao tem oque fazer infelizmente!

  4. #64

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Poxa.... Que chato isso viu. Aqui uso NV2 mesmo.

  5. #65

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Tentei com outros modo da na mesma é "bug" da mk

  6. #66

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Poxa. Complicado né

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App

  7. #67

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Sim mesmo com esse "problema" nao uso ubnt nunca mais aqui na rede, novas comprar só mk agora.

  8. #68

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Aqui montei a minha tudo com mk. Rodando liso.

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App

  9. #69

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Esse "problema" começou nalguma versão meio recente do MK.
    Usei RB133, 411 e 433 por muitos anos assim, TX num data rate e RX em outro. Mas depois de atualizar (ACHO que desde versão 4.3x) só roda se estiver no mesmo data rate.

    Até SXT Lite5 (Que é mais recente), Omnitik, e RB711 eu tive isso, como veio de fábrica conectava, fui besta de atualizar e aí o problema começou (No caso de uma RB711 foi semana passada que atualizei, estava a uns 3 anos rodando perfeita sem travar nem nada, como molhou um cabo e tive que trocar, então aproveitei e coloquei a versão 5.26, mas aí tive que colocar o mesmo data rate nos 2 lados, senão não conecta mais de jeito nenhum. Pena que não olhei se a versão anterior era 4.09 ou o que). Como eu faço é mais mini-PTP, não sei bem como fica em PTMP, se só um AP com versão velha resolve, mas acho que todos (AP's e estações) precisariam ter versão velha, já atualizei só 1 lado do mini-PTP e o "problema" começou).

    Até quando mistura com UBNT pode ter problema, um mini-PTP entre RB411 e Airgrid estava com data rates diferentes também por anos, atualizei pra versão 5.17 eu acho, e aí parou de aceitar RX e TX diferentes. Isso pra mim claramente é uma opção do fabricante, mesmo sem usar NV2 tenho isso.

  10. #70

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Eu particulamente não vejo problema em o ap "mandar" no mcs do station. O correto é sempre ter sinal bom em todos os clientes e tendo sinal bom não tem logica baixar o mcs.

  11. #71

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Entendi Rubem. O jeito é usar assim mesmo né rs

  12. #72

    Padrão

    parabens rubens.. excelentes explicações, gostaria de saber se voce deseja participar de um grupo de whatsapp? 99 98124-9183