Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. @marcioelias explicou direitinho o temo.
    Parábens

Regards

2. Pessoal,
    Agradeço a todos, se ique tem bastante material na net e tal, o básico de vlan ja sei, mas minha duvida, talvez não tenha conseguido expressa-la corretamente, é mais basica ainda;
    Vejam, vamos supor o seguinte scenario Core router (mikrotik) - switch L2 tp-link.

O correto seria a vlan "nascer" no core e passa-la pro switch onde se faz o gerenciamento ou...
    Fechar um /30 com o switch, criar a vlan la dentro e manejá-la...

3. Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Pessoal,
    Agradeço a todos, se ique tem bastante material na net e tal, o básico de vlan ja sei, mas minha duvida, talvez não tenha conseguido expressa-la corretamente, é mais basica ainda;
    Vejam, vamos supor o seguinte scenario Core router (mikrotik) - switch L2 tp-link.

O correto seria a vlan "nascer" no core e passa-la pro switch onde se faz o gerenciamento ou...
    Fechar um /30 com o switch, criar a vlan la dentro e manejá-la...
    Fala gabrielest! Tranquilo?

Cara, entendi e não entendi sua pergunta.
    Pode postar um diagrama simples do cenário que deseja implementar que te explico como fazer o hands on.

Regards

4. Então Telemetrics

Veja, a questão em sí que me gera duvidas incialmente não é o gerenciamento da Vlan em si mas o começo dela sabe, veja, vou fazer um exemplo mais completo;

- Supondo o scenario acima Router - switch;
    - quero uma vlan com o cidr 192.168.0.1/24 para usar em 4 portas do switch de 16 portas;

O correto seria eu fazer essa vlan no Router (esse procedimento sei realizar) dai ligo a porta do router onde esta associada a vlan a porta do switch e, uma vez feita a conexão eu distribuo ela dentro do switch da forma que melhor me convir, correto?

5. A menos que vc tenha um siwtch L3, não precisa e nem pode se preocupar com CIDR nas VLAN's no lado do switch.

Imagina o seguinte, vc cria N vlans no router (todas tagged para uma mesma porta Trunk).

Liga essa porta no Switch em um porta Trunk permitindo todas as mesmas VLAN's tagged.

Ou seja, no router digamos que vc teria as interfaces:

Gi0/1.100 -> 192.168.1.1/24
    Gi0/1.200 -> 192.168.2.1/24
    Gi0/1.300 -> 192.168.3.1/24
    Gi0/1.400 -> 192.168.4.1/24

Gi0/1 (pelo menos no Cisco, equivalente a ether0 do RouterOS) seria correspondente a interface GigabitEthernet0/1, os .100, .200, etc são as VLAN's criadas, cada uma com seu endereço, ou seja 1 porta física e 4 virtuais (neste exemplo).

A criação destas interfaces no RouterOS não sei como fazer, e (graças a Deus?) não tenho um nem pra teste rsrs, mais acredito que está parte vc conheça.

A conexão física ao Switch se resume a um cabo ligando a Gi0/1 a uma porta do switch (digamos a porta 1).

Suponhamos que a porta 2 está ligado um equipamento na rede 192.168.1.0/24, ou seja, para esse equipamento conversar com a interface do router, ele precisa sair pelo trunk (porta 1 do Switch) na VLAN 100.

Criar a VLAN 100 no Switch e add ela como Tagged na porta 1 (trunk) e Untagged na porta 2 (Access).

Continuando se vc tiver um equipamento na rede 192.168.2.0/24 na porta 3 do switch:

Criar a VLAN 200 no Switch e add ela como Tagged na porta 1 (trunk) e Untagged na porta 3 (Access).

Agora vamos complicar um pouco, colocar um segundo Switch e jogar as redes das VLAN's 300 e 400 existentes no router, passando pelo Switch 1 e chegando no Switch 2.

No Switch 1, crie as VLAN's 300 e 400, coloque ambas como Tagged na porta 1 (Trunk) e na porta 10 (digamos que é onde está conectado o segundo Switch) adicione as mesmas VLAN's também como Tagged (outra porta Trunk).

Agora depois de ligar um cabo da porta 10 do Switch 1 a porta 1 do Switch 2, crie as VLAN's 300 e 400 também no Switch 2, adicione elas como Tagged na porta 1 (Trunk ligada a porta 10 do Switch 1) e como Untagged (Access) nas respectivas portas onde estiverem conectados os equipamentos que fazem parte respectivamente das sub-redes 192.168.3.0/24 e 192.168.4.0/24.

Ou seja, é sim o conhecimento básico dos tipos de portas que descrevi anteriormente, o segredo está em montar o quebra cabeças, uma vez que vc conheça as peças facilita bastante.

Tópicos Similares

1. Ação conjunta pra estudos de OSPF e BGP
    Por int21 no fórum Redes
    Respostas: 50
    Último Post: 15-02-2011, 22:30
  2. Dicas de VLAN
    Por rovilso no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 19-12-2005, 19:32
  3. Dica de squid
    Por Highsea no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1