+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de Banda por faixa de IP

    Galera, sei que tem vários tópicos relacionados a esse tipo de assunto no fórum, porém não achei algo que se encaixasse ao cenário que estou enfrentando, então detalhadamente tentarei explicar o que pretendo fazer.
    Seguinte, vou montar uma rede WiFi para uma empresa, algo simples, mas que não haja abusos por parte dos usuários. Pretendo fazer uma rede Wi-Fi com 2 APs em Bridge, porém gostaria que houvesse um controle de banda para todos os usuários dessa rede Wi-Fi, e para isso, estou pensando usar um MikroTik RB750.

    A rede ficará assim:
    Link --> RB750(192.168.1.1) --> APs --> Users

    A RouterBoard receberá um LINK de 10Mb(Down)/1Mb(Up) e distribuirá DHCP na range 192.168.1.100 - 192.168.1.200 aos usuários.
    Quero limitar 1Mb(Down)/200Kb(Up) para cada usuário dessa faixa de DHCP. Qual seria a forma mais simples de configurar a RB para isso?

    E lembrando... Por exemplo, se alguém fixar um IP fora dessa range DHCP(192.168.1.201) ficará com a banda liberada, sem controle.

    P.S.: Não terá necessariamente 100 hosts conectados à rede.

    Agradeço muito a todos que puderem me responder e espero que esse tópico possa ajudar os demais iniciantes (como eu) nessa área.

    Edit: Ou caso souberem de algum outro equipamento menos robusto para fazer esse tipo de controle, também estou aceitando sugestões

  2. #2

    Padrão Re: Controle de Banda por faixa de IP

    Citação Postado originalmente por mrdanilotks Ver Post
    Galera, sei que tem vários tópicos relacionados a esse tipo de assunto no fórum, porém não achei algo que se encaixasse ao cenário que estou enfrentando, então detalhadamente tentarei explicar o que pretendo fazer.
    Seguinte, vou montar uma rede WiFi para uma empresa, algo simples, mas que não haja abusos por parte dos usuários. Pretendo fazer uma rede Wi-Fi com 2 APs em Bridge, porém gostaria que houvesse um controle de banda para todos os usuários dessa rede Wi-Fi, e para isso, estou pensando usar um MikroTik RB750.

    A rede ficará assim:
    Link --> RB750(192.168.1.1) --> APs --> Users

    A RouterBoard receberá um LINK de 10Mb(Down)/1Mb(Up) e distribuirá DHCP na range 192.168.1.100 - 192.168.1.200 aos usuários.
    Quero limitar 1Mb(Down)/200Kb(Up) para cada usuário dessa faixa de DHCP. Qual seria a forma mais simples de configurar a RB para isso?

    E lembrando... Por exemplo, se alguém fixar um IP fora dessa range DHCP(192.168.1.201) ficará com a banda liberada, sem controle.

    P.S.: Não terá necessariamente 100 hosts conectados à rede.

    Agradeço muito a todos que puderem me responder e espero que esse tópico possa ajudar os demais iniciantes (como eu) nessa área.

    Edit: Ou caso souberem de algum outro equipamento menos robusto para fazer esse tipo de controle, também estou aceitando sugestões
    Cara a solução mais simples e a RB, lá vc tem a opção QUEUES, ai vc vai criar uma regra definindo a taxa de UP e DOWN, vc pode criar uma regra geral para a rede depois vc define para os ips individuais,lembre-se que a ordem influi em quem ela vai lê primeiro. Agora só um conselho, é bom dá uma estudada nisso, leia umas tutorais q existem aqui mesmo, caso vc queira montar um servidor, escolha uma distro e use o htb e seja feliz....

  3. #3

    Padrão Re: Controle de Banda por faixa de IP

    Muito obrigado! Vou procurar estudar sobre Queues e vou ler alguns tutoriais

  4. #4

    Padrão Re: Controle de Banda por faixa de IP

    Neste link tem exemplo com /queue simple e com /queue tree ambos usando pcq.
    Fazendo com pcq é mais eficiente o compartilhamento da banda do que com HTB

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...-_PCQ_Examples

  5. #5

    Padrão Re: Controle de Banda por faixa de IP

    Blz.. se ajudou não esqueçe de marcar resolvido e melhor reesposta... abçs.