+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DHCP Server Authoritative E Bootp

    Já vi em vários tutoriais na internet as pessoas marcando Authoritative E Bootp de uma forma totalmente diferente ( e a explicação dada é apenas "funciona dessa forma"), o que tem me deixado com um belo pé atras, pois essa mania geral de dar o famoso Ctrl+c e Ctrl+v sem realmente saber o que significa uma hora acaba dando problema.


    Gostaria de confirmar com o pessoal aqui o que realmente é essas configurações e para que realmente servem, tenho certeza que tem muita gente que não da atenção pra elas, sendo que isso pode desafogar bem o mikrotik.


    BOOTP-SUPPORT -> Opcões mikrotik: Dynamic, None , Static (PADRÃO).
    Pelas minhas pesquisa o Bootp é um protocolo anterior ao protocolo DHCP. O protocolo DHCP é mais atual e resolve limitações que eram encontradas no BOOTP. Então por que diabos na grande maioria dos videos o pessoal usa o bendito bootp, não seria mais vantagem configurar como NONE?


    AUTHORITATIVE -> Pelo que entendi se tivermos mais de um servidor de dhcp na mesma rede e tivermos marcado a opção YES o mikrotik sera considerado o servidor DHCP principal, e em caso de Marcar NO ele sera o secundário.

    Com isso pretendo usar:
    Authoritative "Yes"
    Bootp "NONE"


    Isso esta certo ou errado o que vcs acham... e qual a configuração padrão vcs usam?

  2. #2

    Padrão DHCP Server Authoritative e BOOTP

    Citação Postado originalmente por jeanpablojp Ver Post
    Já vi em vários tutoriais na internet as pessoas marcando Authoritative E Bootp de uma forma totalmente diferente ( e a explicação dada é apenas "funciona dessa forma"), o que tem me deixado com um belo pé atras, pois essa mania geral de dar o famoso Ctrl+c e Ctrl+v sem realmente saber o que significa uma hora acaba dando problema.
    Jean, realmente isto é um problema muito sério. Em breve pesquisa na internet, encontra-se muito "chute" de gente que não lê manual, aprende pela metade, não testa em bancada, e depois vai compartilhar o pouco conhecimento que tem como sendo verdade absoluta, seja na forma de publicação em foro, blog ou até mesmo vídeo. Acabam por mais atrapalhar do que ajudar, por melhor que seja a intenção de montar um tutorial. Penso que ninguém nasce sabendo, e todos somos passíveis de erro, mas tem gente errando demais em dicas furadas nesta vasta oferta da internet.

    Citação Postado originalmente por jeanpablojp Ver Post
    Gostaria de confirmar com o pessoal aqui o que realmente é essas configurações e para que realmente servem, tenho certeza que tem muita gente que não da atenção pra elas, sendo que isso pode desafogar bem o mikrotik.
    Por partes então: Um servidor DHCP autoritativo, é aquele que responde a qualquer requisição por este recebida, independente da faixa de endereço já associada dinamicamente na interface do cliente (DHCP Client), e mesmo quando da existência de mais de um servidor DHCP, no mesmo segmento físico da rede, conforme porções de textos destacadas abaixo[1]:

    # If this DHCP server is the official DHCP server for the local
    # network, the authoritative directive should be uncommented.
    #authoritative;
    Citação Postado originalmente por jeanpablojp Ver Post
    AUTHORITATIVE -> Pelo que entendi se tivermos mais de um servidor de dhcp na mesma rede e tivermos marcado a opção YES o mikrotik sera considerado o servidor DHCP principal, e em caso de Marcar NO ele sera o secundário.
    Exatamente! Mas não exatamente será secundário caso marque "no", pois pode haver mais de um servidor DHCP no mesmo segmento físico de rede. Certa vez eu organizei a rede de um hospital com sete servidores DHCP no mesmo segmento físico (sério...[2][3]... pensa na loucura que estava aquilo, hehe).

    No caso do MikroTik RouterOS[4], tem a opção de "ser autoritativo", "não ser autoritativo", "autoritativo após aguardar 2 segundos" ou "autoritativo após aguardar 10 segundos". Se for definido para aguardar, seja em 2 ou 10 segundos, se nenhum outro servidor DHCP, dentro do mesmo segmento, não responder, dentro do período selecionado, então a requisição será ofertada ao solicitante.

    Citação Postado originalmente por jeanpablojp Ver Post
    BOOTP-SUPPORT -> Opcões mikrotik: Dynamic, None , Static (PADRÃO).
    Pelas minhas pesquisa o Bootp é um protocolo anterior ao protocolo DHCP. O protocolo DHCP é mais atual e resolve limitações que eram encontradas no BOOTP.
    Quanto ao BOOTP: quando foi criado, lá em 1985, o propósito era a atribuição dinâmica de endereço, para estações sem disco. Entre os parâmetros do BOOTP, é possível informar o caminho de uma imagem inicializável de um sistema operacional, a ser carregado na estação (boot-file-name).

    Citação Postado originalmente por jeanpablojp Ver Post
    Então por que diabos na grande maioria dos videos o pessoal usa o bendito bootp, não seria mais vantagem configurar como NONE?
    No caso do MikroTik RouterOS, o valor padrão de bootp é "static". Talvez por isso a maioria dos usuários não passam para "none". E outra que, não faz muita diferença passar para "none", uma vez que a oferta de BOOTP só será feita a quem solicitar tal propriedade, o que responde a questão da "desafogada", destacada abaixo:

    Citação Postado originalmente por jeanpablojp Ver Post
    tenho certeza que tem muita gente que não da atenção pra elas, sendo que isso pode desafogar bem o mikrotik.
    Não há o que desafogar, efetivamente. Claro que, se for "escovar bit", há o que desafogar sim, mas fazendo um comparativo com o mundo real, "é como alguém lavar um veículo de passeio, para ser conduzido em via urbana congestionada, visando a maior economia pelo não atrito do ar, imposto pelo deslocamento, sem a poeira suspensa na lataria". Faz diferença? Faz, à 250Km/h, não na média metropolitana de 16km/h, hehe.

    Citação Postado originalmente por jeanpablojp Ver Post
    Isso esta certo ou errado o que vcs acham... e qual a configuração padrão vcs usam?
    Resumindo: "Desencana" com o bootp, e atente ao "authoritative". Este parâmetro sim faz diferença, e muita.

    Devolvendo o problema: E se houver dois servidores autoritativos no mesmo segmento de rede, quem será o "mais autoritativo"? Tem solução[5]


    [1] http://www.onlamp.com/pub/a/bsd/2003...sd_basics.html
    [2] https://under-linux.org/showthread.p...169#post580169
    [3] https://under-linux.org/showthread.p...499#post562499
    [4] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...Server#General
    [5] https://under-linux.org/showthread.p...987#post599987
    Última edição por trober; 23-10-2014 às 03:33. Razão: Ajuste gramatical

  3. #3

    Padrão Re: DHCP Server Authoritative e BOOTP

    Muito obrigado, isso nao foi uma simples explicação e sim uma aula... esclareceu e muito minhas duvidas.

    Aproveitando o tópico para outra duvida ainda em DHCP, e a opção Always Broadcast, ela realmente prejudica tanto assim a rede aumentando o trafego? Qual seria a vantagem?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeanpablojp Ver Post
    Muito obrigado, isso nao foi uma simples explicação e sim uma aula... esclareceu e muito minhas duvidas.
    Fico feliz em ter suprido sua dúvida

    Citação Postado originalmente por jeanpablojp Ver Post
    Aproveitando o tópico para outra duvida ainda em DHCP, e a opção Always Broadcast, ela realmente prejudica tanto assim a rede aumentando o trafego? Qual seria a vantagem?
    Jean, do ponto de vista de "escovação de bit", faz diferença ter a opção always broadcast ativada, mas nos cenários atuais, não muito (na perspectiva do consumo). Quando o protocolo foi criado, os roteadores tinham pouca memória, pouco poder de processamento, e encaminhavam em baixa banda. Nos dias atuais, temos roteadores esbanjando memória, processamento, espaço de armazenamento, e tudo isso por menos de US$ 100. No que tange ao consumo de banda, o impacto é baixíssimo, e só acontecerá em leases ou renews.

    No entanto (quase sempre tem um porém), a opção always broadcast tem um impacto negativo quanto à captura da oferta provida pelo servidor DHCP, já que não se terá mais oferta por unicast, conforme descrito o comportamento na norma RFC2131[1], nos dois primeiros parágrafos da página 24.

    Muito, mas muito antigamente, alguns equipamentos não se comportavam bem com a opção always broadcast desligada. Hoje não percebo este problema. Atendo alguns provedores que tem a atribuição de endereços aos clientes finais toda definida por DHCP, e não apresentam problemas de obtenção de endereço, referentes à estar (ou não) habilitada a opção always broadcast. Já vi casos de cliente de DHCP não obter IP por falta de banda, mas não pela mudança deste parâmetro.

    Em redes sem fio, este problema de captura some com uso de "Block Isolation" (Ubiquiti AirOS) ou "Forwarding=no" (MikroTik RouterOS).

    Espero ter ajudado

    [1] http://tools.ietf.org/html/rfc2131

  5. #5

    Padrão Re: DHCP Server Authoritative E Bootp

    bom dia Amigo, sou novo aqui e quero tirar uma duvida estou com um WiFi free em uma comunidade |Rural da minha cidade Parintins AM, e quero tirar umas duvidas sobro o tempo que cada usuário vai ficar conectado e com ip salvo no Lease Timer, tenho duvidas de como fazer a melhor configuração do dhcp server para que se renove os ips pelo menus de 3 em 3 horas de forma automática.