+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik: Ping Retorna Rajada de Respostas

    Observei hoje que ao dar o comando ping para um dos enlaces o mesmo retorna várias rajadas de resposta.
    Ou seja, ao invés de retornar uma medida de cada vez a cada segundo retorna cerca de 8 ao mesmo tempo.
    Gravei um vídeo mostrando exatamente como acontece.
    Alguém já passou por isso e sabe como resolver?
    Segue o vídeo abaixo:

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik: Ping Retorna Rajada de Respostas

    já tentou efetuar este teste de um outro ativo na rede para eliminar algum bug de sua RB?

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik: Ping Retorna Rajada de Respostas

    Sim Marcio, e misteriosamente a anomalia parou de acontecer. Isso me preocupa pois não descobri o motivo.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik: Ping Retorna Rajada de Respostas

    Ping esquisito tive a uns meses quando coloquei na bridge um roteadorzinho TPLink só pra mim acessar sem fios, senão ia ter que esticar um cabo de 5m pra poder sentar numa mesa. Mesmo acessando via cabo (Sem passar pelo roteador) dava falha esquisita tipo isso de atrasar e de repente exibir um monte de ping, duplicar 1 ou 2, dar mensagens que nem no google encontrei tipo "falha no trajeto 36" (No Windows, via MK dava timeout sem demorar (Não demorava nem 0,1s pra exibir timeout), só no Windows as mensagens eram inusitadas).

    Só desconfiei no dia seguinte quando tirei o cabo do roteadorzinho pra plugar no netbook e os problemas sumiram. Em casa pluguei o TPLink na minha RB750 e ela começou a responder tudo doido também. O roteador em sí não parece ter nada errado (É um Tl-wr543, somente b/g) mas ao plugar a wan ou lan numa bridge MK ele deixa a bridge biruta, mesmo que nenhum dado passe por ele.

    A alguns anos uma empresa que coloquei uma RB433 como AP wifi também teve problema esquisito, um ATA Voip começou a mandar lixo pra rede (Via switch) depois de uma tempestade, não afetava o roteador cabeado mas afetava a RB. Como o ATA estava ruim foi só tirar, mas depois pensei que devia ter testado ativar um filtro no firewall da RB pra DDoS, geralmente se comenta em setar pra 32 pacotes por segundo como limite (Tenho anotado a regra mas não sei o que ela faz exatamente: dst-limit=32,32,src-and-dst-addresses/10s ).

    Enfim, 2 problemas que tive que apareciam nas RB's, mas não eram culpa delas, então desconfie do resto da rede, MK me parece mais sucetível por default a esses probleminhas (Tipo trafego fantasma e tal, outros roteadores raramente tem).

  5. #5
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Mikrotik: Ping Retorna Rajada de Respostas

    Já vi isso e era IP duplicado na rede. Dois equipamento respondendo ao mesmo ping.

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik: Ping Retorna Rajada de Respostas

    Não tenho nenhum equipamento nem pool, nem cliente nessa faixa.

    O cenário é:
    Um ponto a ponto de 640m com SXT com sinal bom.
    .2:0.0.0.0.0.0.$end:0:$3:0">
    Esse ponto a ponto é do núcleo até a torre, onde é distribuido por enlaces e cabo.






    Um dos enlaces é um par de NanoM2




    Quando disparo um ping até o enlace que chega na torre, show de bola




    Mas quando disparo para o nano M2 que está na torre e envia para outro local, vem a rajada





    O mais curioso é que outros equipamentos no mesmo local respondem normalmente, e que a outra ponta desse NanoM2, o receptor também responde o ping normal. Ou seja, deveria dar a zica na outra ponta, o q talvez um ajuste na transmissão wireless resolveria.

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik: Ping Retorna Rajada de Respostas

    Pelo Linux numa VPN