+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Problema com trafego de dados em rede 5.8

    Olá,
    fui instala um nanoloco m5 no cliente no sabado a uns 200 metros da minha torre só que me deparei com um grande problema,
    o sinal do cliente esta bom com - 50, autenticando pppoe, ccq 99% e noise 98 %

    -mas só que a conexão esta lenta pra caramba e vejo o consumo dele na antena é em kbps e quando vejo no mk esta em bps, sendo que era pra ser mbps, a banda que era pra passar e em mbps (2 megas)

    algum filho de Deus pra mim da luz pq já n sei o que fazer mais!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cats.jpg
Visualizações:	181
Tamanho: 	343,2 KB
ID:      	56242

  2. #2

    Padrão Re: Problema com trafego de dados em rede 5.8

    E no domingo pela tarde ficou normal... só que depois o problema vai e volta! tem horas que fica bom e horas que fica ruim!

  3. #3

    Padrão Re: Problema com trafego de dados em rede 5.8

    Amigo, eu posso estar te falando bobagem, mas tenta fazer um teste sem o airmax neste caso ai e coloca resultado pra nós, e se tiver a 200 metros diminui a potência de saida do rádio também, deixar no máximo nem sempre é a melhor escolha.
    tira print do resultado para nós por favor.

  4. #4

    Padrão Re: Problema com trafego de dados em rede 5.8

    Como está essa base?
    Número de clientes simultâneos?
    Interferência de canais?

    Como o problema não é persistente, tudo indica que em momentos de maior consumo no seu Rocket a conexão deste cliente degrada. Vc já fez testes em outros clientes, ou fez neste por que foi o primeiro que reclamou?

    A essa distância a potência do radio pode ficar na menor possível de ser configurada. Pode haver outros clientes que estão muito próximos também e com a potência muito alta o que satura o equipamento.

  5. #5

    Padrão Re: Problema com trafego de dados em rede 5.8

    Citação Postado originalmente por EvertonLuigi Ver Post
    Amigo, eu posso estar te falando bobagem, mas tenta fazer um teste sem o airmax neste caso ai e coloca resultado pra nós, e se tiver a 200 metros diminui a potência de saida do rádio também, deixar no máximo nem sempre é a melhor escolha.
    tira print do resultado para nós por favor.
    mano já fiz isso e ficou do mesmo jeito...
    lá aumentou o trafego um pouquinho foi quando alterei o mtu de 1492 para 1480 ai subiu pra 400 a 600 kbps!!!

  6. #6

    Padrão Re: Problema com trafego de dados em rede 5.8

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Como está essa base?
    Número de clientes simultâneos?
    Interferência de canais?

    Como o problema não é persistente, tudo indica que em momentos de maior consumo no seu Rocket a conexão deste cliente degrada. Vc já fez testes em outros clientes, ou fez neste por que foi o primeiro que reclamou?

    A essa distância a potência do radio pode ficar na menor possível de ser configurada. Pode haver outros clientes que estão muito próximos também e com a potência muito alta o que satura o equipamento.
    mano meu rocket esta com a omni e é novo.
    primeiro cliente que fui instalar e ficou assim, mas eu tenho uma airgrid debaixo da base de teste o ccq fica 75% e o sinal baixo passa 5 megas tranquilo...

    estou achando que seja fonte porque usei mais dez 10 mts de cabo!

    o que vc acha que pode ser???

  7. #7

    Padrão Re: Problema com trafego de dados em rede 5.8

    Tem omni na estória? Vish...
    Com omni não dá pra confiar em nível medido de sinal, porque tem reflexo de tudo que é lado.
    Imagino que o ping está meia-boca e o ping -l 1400 está péssimo. Quando diminuir o MTU ajuda isso acontece, e isso é resultado de sinal degradado, algumas portadoras chegam e alguma se perdem. O único ambiente que você tem certeza que todas as portadoras chegarão é com visada e 100% da zona de fresnel livres, e com antena direcional. Com omni pode existir reflexo (Pode difere de VAI) e umas portadoras chegando 100us depois do que veio diretamente, porque refletiu num obstaculo a 150% da zona de fresnel, percorreu um caminho mais longo por isso demorou 100us a mais. Quanto tem sinal suficiente e visada, não costuma ter problema, mas aparentemente você tem algum problema físico na conexão.

    (Cabo ethernet de 10m, 20m, ou 50m não causam isso, ethernet fica isolado de wifi. Ou os 10m são o cabo de RF entre rocket e omni?)

    E esse canal de 25MHz, já testou o padrão, que é 20MHz? Esses 5MHz tem umas portadoras a mais, se não tem banda grande (10Mbps) não vejo motivo pra sobrepor canal vizinho e gastar mais processamento.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com trafego de dados em rede 5.8

    acompanha o que o Rubem falou, vai ajudar !
    altera o canal de 25 para 20Mhz

  9. #9

    Padrão Re: Problema com trafego de dados em rede 5.8

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Tem omni na estória? Vish...
    Com omni não dá pra confiar em nível medido de sinal, porque tem reflexo de tudo que é lado.
    Imagino que o ping está meia-boca e o ping -l 1400 está péssimo. Quando diminuir o MTU ajuda isso acontece, e isso é resultado de sinal degradado, algumas portadoras chegam e alguma se perdem. O único ambiente que você tem certeza que todas as portadoras chegarão é com visada e 100% da zona de fresnel livres, e com antena direcional. Com omni pode existir reflexo (Pode difere de VAI) e umas portadoras chegando 100us depois do que veio diretamente, porque refletiu num obstaculo a 150% da zona de fresnel, percorreu um caminho mais longo por isso demorou 100us a mais. Quanto tem sinal suficiente e visada, não costuma ter problema, mas aparentemente você tem algum problema físico na conexão.

    (Cabo ethernet de 10m, 20m, ou 50m não causam isso, ethernet fica isolado de wifi. Ou os 10m são o cabo de RF entre rocket e omni?)

    E esse canal de 25MHz, já testou o padrão, que é 20MHz? Esses 5MHz tem umas portadoras a mais, se não tem banda grande (10Mbps) não vejo motivo pra sobrepor canal vizinho e gastar mais processamento.
    Olá Ruben,
    Coloquei em 20 mhz, Espero que de Certo!

    e o que quis fala do cabo expliquei errado, coloquei mais de 10m p/ o POE do Nano no cliente por isso eu acho que talvez possa ser falta de amperagem devido o cabo ser em alta metragem.

  10. #10

    Padrão Re: Problema com trafego de dados em rede 5.8

    Que tipo de omni você está utilizando, é com duas polarizações?

    E porque você configurou o cliente como "WDS da estação". WDS que eu saiba é para fazer repetidora.

  11. #11

    Padrão Re: Problema com trafego de dados em rede 5.8

    Eu supus que era omni dual já que conseguiu ativar airmax, e na imagem mostra sinal -52/-52.

    Mas se é omni single então tem algo muito errado no nível de sinal exibido.

  12. #12

    Padrão Re: Problema com trafego de dados em rede 5.8

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu supus que era omni dual já que conseguiu ativar airmax, e na imagem mostra sinal -52/-52.

    Mas se é omni single então tem algo muito errado no nível de sinal exibido.
    Tem razão Rubem, me parece que é omni dual. Você está certo. Assim sendo, minha suposição não vai se sustentar.
    Eu sofri muito com RocketM com antena dual, porque a maioria das instalações clientes não eram dual. Ficou muito ruim.
    Mas se é dual, vai casar corretamente com o NanoLoco, pois ele também é dual

    Tem alguma coisa errada nisso. Pois a capacidade do airmax está muito baixa, em 17%