Página 6 de 25 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Antes de começar desculpe amigos por nao responder antes mas fim de ano ja viu né rsrsrsrs ... Amigo @Zucchi concordo em partes com vc brother em primeiro lugar ja disse aqui e repito os padroes 802.11 abgn e ac foram inventados pela IEEE para uso INDOOR o que nos fazemos é uma "GAMBIARRA TECNOLOGICA" como diz nosso ilustre amigo Nicola Sanchez, o padrao correto para uso outdoor seria o 802.16, nao vou ficar explicando aqui porque aqui nao tem leigo e ja expliquei isso em outros posts creio que muito bem, o ponto principal que quero chegar é 802.11ac. Eu disse uma gambiarra tecnologica mas que funciona BEM. E ai vao as perguntas :

1-802.11AC VAI FUNCIONAR OUTDOOR ?
    2-QUAIS SERÃO OS DIFERENCIAIS EM APLICAÇOES ?
    3-O throughput por setor irá aumentar significativamente para compensar os gastos ?

E respondendo a tudo, 802.11 AC funcionará SIM se trabalharmos em celulas de 300m a 1.5 km maximos, muita gente vai ter que esquecer de conectar clientes a 2,3,4,5 km esqueçam, 802.11ac ISSO NAO SERÁ POSSIVEL para PTMP, se quiserem trabalhar com AC modifiquem sua maneira de trabalhar é comprovado que em curtas distancias sua potencia no provedor sera a mais baixa possivel com isso vc nao atrapalha a proxima celula e seus clientes terao SNR e nivel de sinal alto com isso conseguira conecta-los bem com se fosse um ambiente INDOOR, quando vc conecta uma cidade em "celulas metropolitanas" vc simula o uso INDOOR entao por isso que seria ó recomendado; mesmo com uma poluiçao espectral alta vc com ajuda de seus equipamentos ira achar canal para trabalhar e funciorará como em um ambiente INDOOR . Creio que se trabalharmos dessa forma e com " antenas de 60° " cada celula com 4 setores teremos, creio eu, em um senario ruim 200mbps por setor totalizando 800mbps por celula, ENTAO AMIGAO 802.11ac creio que sim COMPENSA faz seus calculos de compartilhamento de megas por setor em clientes de 10 a 20MBPS que vai ver que compensa, agora trabalhar com "Cambium" seria um sonho se nao fosse o custo no nosso caso no Brasil NAO compensa por motivo de custos .

Amigo @Zucchi o que falta nos provedores do Brasil é "PREPARO EM RF" pensa bem comigo; Quantos cursos de RF de renome temos no mercado ? E os que temos sao caros e a grande maioria nao pode ter acesso e é por isso que temos tanta gente que começa um provedor nao tem noçao alguma de RF e sai trabalhando e ATRAPALHANDO muitos de nos.

Sobre o WIMAX a associaçao esta indo e possivelmente esse ano conseguiremos começar algo para 3.5ghz em uso LOS e NLOS se Deus e a Anatel nos ajudar, o povo quer MOBILIDADE esse é o futuro, e a FIBRA amigo ja vai virando coisa do passado em paises de pequena extensao territorial vai no JAPAO amigo o WIMAX2 802.16M ja esta bombando e seus usuarios nao ultilizao planos residencias porque algumas empresas nao tem franquia de uso dados e as que tem a franquia é tao alta que compensa para usuarios comuns e essa ideia de WIMAX sem franquia de dados é antiga a BRIDGEMAXX DOS USA ja trabalha dessa forma dês de 2007 COM 802.16E entao amigao creio que SIM esse será nosso futuro WIMAX e as grandes teles com seu LTE .

2. @speedpc, vc já testa algo em 3.5ghz?

3. Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    @speedpc, vc já testa algo em 3.5ghz?
    @Zucchi aqui no Brasil nao meu caro mas nos USA sim, participei de varias palestras nos USA que davam demostraçao com radios em 3.5, 3.65, 2.5 e 5.8ghz em 802.16d e 802.16e demonstraçoes de uso LOS e NLOS radios dos fabricantes: ALVARION, VECIMA, TRANZEO, APERTO e outros fabricantes da epoca e um dos videos que foram exibidos nas palestras eu ja coloquei aqui no under em alguns posts que foi um simulado em 3.5ghz que a ALVARION fez para uma empresa na Italia os resultados foram incriveis esse é o video:

Para quem esta na area de RF a muitos anos, trabalhar em 3.5GHZ para NLOS era muito surpreendente ou se nao falar IMPOSSIVEL mas IEEE 802.16e faz isso bem ate mesmo com os mini-modens em 3.5ghz, mas quando tivermos empresas suficientes para o começo da associaçao e a primeira assembleia vou comprar radios ALVARION em 3.5ghz para teste para o pessoal da associaçao e se possivel fazer demonstraçoes em campo .

4. Esse case da Alvarion é TOP de mais. Só que deve ter custado alguns milhões rs...

5. Eu Testei um radio desses epmp 1000 e não e compativel com outros equipamentos 802.11 ele pelo jeito so conversa com cambium nem dando um scam com uma argrid por exemplo vc enxerga a rede, e invisivel a outros produtos 802.11 e eu acho que poderia ter um sistema de alinhamento melhor tipo ir direcinando a antena e ele ir mostrando o sinal e essa versão conectorizada sem gps e porta 100 poderia pelo menos ser porta 1000 pelo jeito vou ter que usar isso ne um ptp mesmo mais não gostei muito dele vou ter que ver como se comporta em ptp para ver se vale tudo isso.

Tópicos Similares

1. Enlace usando Netbox5 Rb 911g-5hpacd-nb Dual 802.11ac
    Por warllock01 no fórum Mikrotik
    Respostas: 16
    Último Post: 05-01-2017, 16:36
  2. Respostas: 1
    Último Post: 09-04-2016, 12:23
  3. QUE VENHA O 5G Wifi, 802.11ac !!!!!!!!!
    Por sidicol no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 23-03-2012, 17:47
  4. Respostas: 7
    Último Post: 13-12-2009, 10:48
  5. a versão do squid 2.4 em alguns segundo stop
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 15-05-2003, 07:50

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L