+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas de BGP + iBGP + OSPF

    Salve galera..


    Estou com um dúvida prática de BGP em Mikrotik.


    Vamos ao cenário:


    Código :
     
     
     
     
     
        Router  A--------BGP
            |
            |
        Router  B
        |    |
        |    |
        |    |
        1    2
        |    |
        |    |
        |    |
        Router  C--------BGP
            |
            |
            |
            |
            |
          Server Clientes


    Temos a seguinte configuração:


    Router A roda:
    * BGP
    * OSPF
    * iBGP com Router C


    Router B roda:
    * OSPF


    Router C roda:
    * BGP
    * OSPF
    * iBGP com Router A




    Consideremos a redes apenas para exemplo:
    192.168.0.0/20 que contem 192.168.0.0/24, 192.168.1.0/24, 192.168.2.0/24 e 192.168.3.0/24


    Estou passando por dois detalhes:


    1° -
    * A rede 192.168.0.0/22 esta anunciada no BGP pelo Router A
    * As redes 192.168.0.0/24 e 192.168.3.0/24 estão anunciadas no BGP pelo Router C


    Logo, o tráfego (DownLoad) com destino as faixas mais específicas vem pelo Router C em quanto as demais faixas o DownLoad vem pelo Router A.
    Única observação é que para poder funcionar tenho que manter todo o UPLoad saindo pelo Router A, pois caso coloque para sair pelo Router C sómente as faixas anuciadas localmente no Router C conseguem navegação. Nesse momento traço rotas externas para as faixas anunciadas apenas com /20 e mostram entrando pelo Router A, Passando peolo Router B mas se perdem no Router C.
    Pergunta, o que pode ser?




    2° -
    * O OSPF esta configurado para transportar apenas IPs da estrutura (Privados)
    * O iBPG esta fechando FullRouting e transporta as faixas dos clientes (192.168.0.0/20) entre o Router A e Router C


    O Probelma é o seguinte: entre o Router B e Route C temos dois enlaces onde "1" faz DownLoad e UPLoad e "2" faz apenas DownLoad (Load Balance via OSPF), único detalhe é que quando ocorre quando derrubo o enlace "1" (desativando seu OSPF/Network) as rotas iBGP continuam UpLoad por ele ("1") enquanto as rotas OSFP convertem o UpLoad para o enace "2".
    Pergunta, o que pode ser?




    Saudações

  2. #2

    Padrão Re: Problemas de BGP + iBGP + OSPF

    Sobre a primeira pergunta, a comunicaçao entre os.router estão sendo feitas com ips privados(ospf ) ou públicos (ibgp)? Quanto a segunda, creio que o problema seja quase o mesmo, aguardo a resposta da minha primeira pergunta para analizarmos.

  3. #3

    Padrão Re: Problemas de BGP + iBGP + OSPF

    Essas sessões BGP vc fecha com quem?

    Acho que não entendi seu cenário, normalmente BGP (eBGP) envolve ips Públicos e principamente um ASN, se vc não tem, não há por que usar BGP.

  4. #4

    Padrão Re: Problemas de BGP + iBGP + OSPF

    Amigos, boa tarde.


    Me desculpem pela ausência mas estivemos muito focado em testes na qual Graaças a Deus obtivemos muitos resultados.


    Apenas para esclarecer:




    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    ....
    Consideremos a redes apenas para exemplo:
    192.168.0.0/20 que contem 192.168.0.0/24, 192.168.1.0/24, 192.168.2.0/24 e 192.168.3.0/24
    ...
    Apenas exemplifiquei meus anuncios BGP mas ao invés de Publicar aqui no forum meus IPs Públicos utilizei uma rede Privada.




    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Sobre a primeira pergunta, a comunicaçao entre os.router estão sendo feitas com ips privados(ospf ) ou públicos (ibgp)? Quanto a segunda, creio que o problema seja quase o mesmo, aguardo a resposta da minha primeira pergunta para analizarmos.
    Felipe, no meu caso utilizo redes privadas para fazer comunicação OSPF sendo /30 (um, IP no Router B e outro no Router C para cada interface).
    O problema 01 que elenquei ocorria porque eu não estava anunciando todas as faixas que fariam UpLoad, após anuncia-las ficou tudo resolvido.




    Agradeço as vossa contribuições embora provavelmente eu não tenha sido muito claro na pergunta mas consegui resolver meu problema e postarei abaixo o novo cenário totalmente funcional.




    Novo Cenário:


    Código :
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    -----------Router  A--------BGP
    |            |
    |            |
    |          Router  B
    |          |      |
    |          |      |
    |          |      |
    iBGP       1 ospf 2
    |          |      |
    |          |      |
    |          |      |
    -----------Router  C--------BGP
                 |
                 |
                 |
                 |
                 |
              Server Clientes




    No cenário temos duas separações que são:
    * OSPF - Transportando as redes Privadas da estrutura e também minhas redes Públicas (IPs do meu AS)
    Este esta fechando os OSPF através de redes privadas.


    * BGP - Transportando Rotas externas ao meu AS
    Possuimos 2 eBGPs, um no Router A e outro no Route C
    Possuimos 1 iBGP entre o Router A e o Router C onde se informar de todas as rotas aprendidas via eBGP


    Logo temos:

    No Router A e no Router C
    Distancia 20 para rotas eBGP
    Distancia 110 para rotas OSPF
    Distancia 200 para rotas iBGP


    Sendo assim, as rotas existem no OSPF não existem no BGP e o BGP sempre elegerá a melhor rota o eBGP local (custo 20) e caso não a encontre optará pela rota iBGP.


    Essa foi a melhor maneira que encontramos para nossa estrutura pois ficou bem divido (Rotas internas OSPF e rotas externas BGP) para futuras manutenções.


    Novamente agradeço a todos e se quiser continuar trocando idéias sobre a situação será um prazer.


    Saudações

  5. #5

    Padrão Re: Problemas de BGP + iBGP + OSPF

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @godoy, achei interessante a ideia de transportar IPs públicos por iBGP, qual motivo especial disso?
    Amigo, o motivo é o simples o fato dos dois Routers eBGP conhecerem todas as rotas um do outro, sendo assim, tendo em vista que eles não possuem "Default Route", pode ocorrer de algum deles ter uma rota que o outro não tenha. Dessa maneira um completa as rotas que faltar no outro.

    Esse tipo de interligação via iBGP entre Routers que fazem eBGP no mesmo AS é altamente recomendado e disseminado pelo Nic.br. Inclusive em seus cursos orientam como faze-lo e fazem laboratórios do assunto.

    Saudações

  6. #6

    Padrão

    Amigos, uma nova dúvida surgiu apenas referente ao OSPF.

    Em Routing/OSPF/Routes verifiquei que existem alguma rotas na qual não pertence a minha rede (Segue anexo imagem).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RotasFalhas.png
Visualizações:	307
Tamanho: 	74,4 KB
ID:      	56904

    As rotas são /32 mas não possuem custo e estão inativas, consequentemente não entram na Tabela de Roteamento Principal (Ip/Route).

    Já sabemos que a rede 10.0.0.0/8 é utilizada para endereços privados e são considerados Bogons para o BGP e apenas utilizamos a rede 10.0.0.0/24 internamente na residencia dos clientes, ou seja, essa range passa pela nossa estrutura.

    Alguém tem uma luz do que seria?

    Informação adicional: O servidor utilizado para o print é apenas servidor de rotas OSPF, não fazendo autenticação de clientes e nem BGP.

    Saudações.

  7. #7

    Padrão Re: Problemas de BGP + iBGP + OSPF

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Amigo, o motivo é o simples o fato dos dois Routers eBGP conhecerem todas as rotas um do outro, sendo assim, tendo em vista que eles não possuem "Default Route", pode ocorrer de algum deles ter uma rota que o outro não tenha. Dessa maneira um completa as rotas que faltar no outro.

    Esse tipo de interligação via iBGP entre Routers que fazem eBGP no mesmo AS é altamente recomendado e disseminado pelo Nic.br. Inclusive em seus cursos orientam como faze-lo e fazem laboratórios do assunto.

    Saudações
    Eu faço exatamente a mesma coisa. iBGP para publicar todas as rotas entre os routers eBGP sem filtros, e as rotas internas definidas estaticamente eu publico por OSPF para não ter que informar manualmente nos 2 routers.

    Dessa forma a saída (upload) será controlado pelo melhor caminho conhecido pelos 2 routers, por isso é importante ter bandas equivalentes nos 2 circuitos.

  8. #8

    Padrão Re: Problemas de BGP + iBGP + OSPF

    Muito bacana usar dessa forma!

  9. #9

    Padrão Re: Problemas de BGP + iBGP + OSPF

    Obrigado a todos pela colaboração.

    Caso alguém tenha alguma informação sobre meu Post do OSPF logo acima será bem vindo.

    Saudações