Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pensei em rota simples mesmo, marcar todos os pacotes, cria um in-interface=eth1 e um out-interface=eth2 e pronto. Teria que ver na prática como fica o desempenho.

Com nstreme dual você dá um rx-radio=wlan1 e tx-radio=wlan2, hora que der vou testar se tem como colocar eth como "radio", pro protocolo nstrene fazer isso, com rotas nem sempre o desempenho é uma maravilha.

Ter TX e RX completamente separados só tem como com nstreme dual mesmo, mas do modo que citei (Separando RX e TX ainda em ethernet) você tem as respostas de cada pacote (Ok chegou) na mesma interface, a resposta não precisa ir por outro cartão/interface.

2. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Ter TX e RX completamente separados só tem como com nstreme dual mesmo, mas do modo que citei (Separando RX e TX ainda em ethernet) você tem as respostas de cada pacote (Ok chegou) na mesma interface, a resposta não precisa ir por outro cartão/interface.
    Quando fiz uns testes com bonding entre duas RBs, com exceção do modo balance-rr e alguns outros (que não fazem balance ou fizeram nada aqui), quase todos fizeram o TX sair por uma interface e o RX entrar por outra.

3. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Não sei de onde vem, mas é o que tenho visto em RB.

Uns 100-130Mbps half em RB baratinha, uns 200-250Mbps em RB mais cara, tudo half.

Talvez dê pra conseguir 200Mbps full com alguma em distancia pequena, nunca esmiucei os testes assim já que internet usa 10x mais download que upload, sempre me foquei mais no ping pequeno e estável, mas o que queria focar é: É facil ter 200Mbps half em RB, com 2 devidamente roteados antes (A RB750G não sei se ia dar conta, talvez quem ajude é a nova RB850G) você poderia então ter 200M full, sai mais barato que radio licenciado.
    (Fora que é modular, troca a antena se a distancia aumentar ou diminuir, usa como ptmp ou cliente se a estrutura no futuro mudar, etc, enquanto radio licenciado só serve pra 1 coisa, PTP)
    O máximo que eu consegui de tráfego real, em campo, em RB Mikrotik foi 160 mbps Half, usando RB912G com antenas Rocket Dish 30 dbi em 4 Km.

Qual seria essa RB mais cara que suportaria esse tráfego de 200-250 Mbps Half?

4. E a RB800, como ela fica nessa história? Por mais que seja antiga, ela deve ter um desempenho melhor que RB9xx, não?

5. É... a RB800 tem processador com o mesmo core da RB850Gx2, o problema dela sempre foi o preço (O dobro da RB435).
    (E 4 delas, putz, não tenho rins suficientes pra vender e comprar isso...)

Os cartões R52HN pra mim são ótimos, sempre consegui ótimas bandas com eles, não são baratos. Quem tem potencia melhor pra um PTP mais longo (Precisa potencia, pra ter sinal alto) é o R5SHP, mesmo chipset e cia mas com power amplifer mais potente. Se for como o R52HN dá uns 120Mbps half pra mim, é pouco mas pra época dele era muito. Os novos cartões não são mais mini-pci, mas sim mini-pcie, aí a RB800 não serve mais.

Eu nem estranho esse desempenho de RB912, afinal ela custa o mesmo preço de RB411 ou Groove. O que estranharia é uma BaseBox 5 (AC) não ter pelo menos o dobro da banda dessas soluções (RB+r52hn, rb411 com RF, RB911, Groove, SXT), e com estes baratos o limite pra mim sempre foi uns 100Mbps (Mas nunca fucei muito, config. normal, sem grandes antenas).

Se com uma RB911 recente (A RB com RF mais barata) numa antena ProEletronic (A direcional mais barata) dá pra passar de 120Mbps nuns 3Km, qual seria o motivo pra alguém comprar uma BaseBox5 e antenas 30 ou 35dBi? É muita diferença no preço, TEM QUE ter uma banda muito maior.

Mas... datarate alto precisa sinal alto, tem que meter a potencia lá perto do alto, usar radome, e antena de um ganho bem grande. Pra usar uma MCS15 precisa sinal -50 praticamente, num PTP de alguns quilometros não é fácil conseguir isso. Vejo muita gente insistindo com sinal -60 em datarate alto, aí realmente vai perder desempenho, tem que otimizar muita coisa.

Quem tem preço bem maior (O dobro da RB911 ou 912) é a RB953, eu apostaria em 4 delas pra um PTP de uns 250Mbps full.
    É caro, mas é mais barato que radio licenciado.

Tópicos Similares

1. Mini PCI para Nstreme Dual
    Por flon no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 17-02-2009, 08:22
  2. Alguem ensina o pulo do gato no NSTREME DUAL
    Por edu_uti no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 27-11-2008, 14:04
  3. Nstreme dual com RB153... a RB agüenta?
    Por ricardofjayme no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 24-07-2008, 06:58
  4. Nstreme Dual com 2 XR5 e 2 CM9
    Por Kandango no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 21-07-2008, 11:18
  5. Mikrotik com nstreme dual slave
    Por ricardomaceio no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 06-04-2007, 11:00

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L