Página 4 de 19 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

estou implantando prefix-list e route-map vi alguns exemplos que voce pode colocr o prefix-list dentro do route-map ou seja mesmo que permita no prefix se nagar no route-map ele vi obedecer o route-map?

é sempre necessario colocar o prefix dentro do route-map ou posso usar em uma sessao bgp ambos ou somente o prefix ou route-map?

Dois detalhes: Cuidado com a quebra para balanceamento. Operadoras que usam RPF matam pacotes que tem fluxo de entrada / saída em interfaces diferentes. Outra coisa é que prepend é facilmente morto com localpref. Exemplo: Você manda um prefixo seu com prepend, e bate no roteador da GVT. Só que a política da GVT é dar localpref pelo caminho onde você fez prepend. Conclusão: localpref vai matar seu BGP. No resto, discussão saudável.

Att,

Andrio,

Fazer o ASN sair por um link é fácil (sair = upload). Basta fazer um filtro de IN nesse fornecedor, selecionando por AS-PATH, e aplicar um localpref maior. Esses e outros macetes (vou fazer um merchã) eu ensino no meu treinamento de BGP

Att,

Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Andrio,

Fazer o ASN sair por um link é fácil (sair = upload). Basta fazer um filtro de IN nesse fornecedor, selecionando por AS-PATH, e aplicar um localpref maior. Esses e outros macetes (vou fazer um merchã) eu ensino no meu treinamento de BGP

Att,
    @uesleycorrea, caso se utilizasse da forma que expliquei com prepend, tornando um link "ruim" e outro "bom" e ao invés de utilizar PREFIXO, usar AS-PATH funcionária da mesma forma correto?

Veja abaixo:

OPERADORA SEM PRIORIDADE! (NÃO QUERO QUE PASSE POR LA)

---Matchers---
    Chain: in (entrada) - recepção de prefixos

---Actions---
    Action: Accept

---BGP---
    BGP AS Path: 65535

---BGP Actions---
    Set BGP Prepend: 3

-----------------------------------------

OPERADORA COM PRIORIDADE! (SÓ VAI PASSAR POR LA)

---Matchers---
    Chain: in (entrada) - recepção de prefixos

---BGP---
    BGP AS Path: 65535

---Actions---
    Action: Accept

---BGP Actions---
    Set BGP Prepend: 0
    -----------------------------------------

@alissonx, se você fizer o que propôs em cima, vai piorar o download. Prepend influencia diretamente no download. O sair, na linguagem de bgp, relacionado a tráfego, é correlato a upload (do ponto de vista do roteador, o tráfego que sai dele para a Internet, é upload). Nesse caso, um localpref resolveria, porém, jogaria TODO o tráfego para cima do circuito com maior localpref. A minha proposição é de aumentar o localpref SOMENTE para o AS-PATH solicitado. Nesse caso, teria preferência de upload para esse circuito informado.

Espero ter sido claro . Novamente merchã, rs. Esses conceitos de BGP são ensinados (independentemente de plataforma) em meu treinamento de BGP (que por ser necessário uma solução para os labs, é usado o VyOS). Temos turmas agendadas em Fortaleza, Porto Alegre e em breve em Salvador.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TREINAMENTOS_FORTALEZA - Cópia.png
Visualizações:	123
Tamanho: 	1,32 MB
ID:      	56901Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TREINAMENTOS_PORTO_ALEGRE (1).png
Visualizações:	122
Tamanho: 	1,03 MB
ID:      	56902

Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    @alissonx, se você fizer o que propôs em cima, vai piorar o download. Prepend influencia diretamente no download. O sair, na linguagem de bgp, relacionado a tráfego, é correlato a upload (do ponto de vista do roteador, o tráfego que sai dele para a Internet, é upload). Nesse caso, um localpref resolveria, porém, jogaria TODO o tráfego para cima do circuito com maior localpref. A minha proposição é de aumentar o localpref SOMENTE para o AS-PATH solicitado. Nesse caso, teria preferência de upload para esse circuito informado.

Espero ter sido claro . Novamente merchã, rs. Esses conceitos de BGP são ensinados (independentemente de plataforma) em meu treinamento de BGP (que por ser necessário uma solução para os labs, é usado o VyOS). Temos turmas agendadas em Fortaleza, Porto Alegre e em breve em Salvador.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TREINAMENTOS_FORTALEZA - Cópia.png
Visualizações:	123
Tamanho: 	1,32 MB
ID:      	56901Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TREINAMENTOS_PORTO_ALEGRE (1).png
Visualizações:	122
Tamanho: 	1,03 MB
ID:      	56902
    E São Paulo? Tem previsão?