+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda com Rede Wirelles Casual

    Pessoal, meu familiar mora em zona rural e em um ponto uma operadora chega com até 4mb.
    No outro ponto, de um vizinho ja não chega.

    Como é muito caro, pensaram em instalar na casa de um, e repartir o link com o outro.

    Então, pensei no seguinte.

    Comprar 2 antenas Aquario MM 2420.
    Tenho 2 roteadores: to link 750 + tplink (não lembro o modelo).
    Ambos, funcionam com Gargoyle e ambos podem funcionar como ap e client.

    A visada é clara e tem mais ou menos uns 60 mtrs.
    Pensei em colocar uma mm2420 em uma ponta + roteador n750 para ENVIAR, e na outra ponta uma mm2420 para receber + tplink em modo Client.

    Esse pensamento esta certo?
    Eu nunca fiz nada sobre essas coisas, e tudo o que escrevi é o que vi lendo por ai... alguém pode me dar uma luz, por favor?

    ps: Não estou ganhando nada com o serviço, é só pra quebrar um galho pra uma galera que mora super longe e não conseguem ter internet...

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com Rede Wirelles Casual

    Olá, teria possibilidade de passar um cabo de rede entre as casas?
    Propriedade rural geralmente é fácil de fazer, ate 100mts em teoria deve funcionar, provavelmente o custo vai ficar menor.
    Eu faria dessa forma: enterra uma mangueira com um cat5e dentro, vai ficar 100%.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com Rede Wirelles Casual

    Rapaz, cavar 70mtrs, naquele chão la... acho que não vai rolar... rs


    Nao existe uma antes, apenas de transmissão e retransmissão?
    Tipo, você pluga na RJ45 na antena, e do outro lado, da antena, para rj45?

    Não é possível que para esses casos, não tenha um a maneira simples e barata de resolver (considerando que a banda é baixa).

    Pensei em até usar repetidores... rs

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com Rede Wirelles Casual

    Hmmm, ok.
    Eu não acho que essa combinação que você mandou ficaria bom..
    Uma antena dessas custa uns 120 reais..
    Com um pouco a mais você consegue um enlace melhor, da uma pesquisada por:
    NanoLoco
    Wom5000 (Acho ser o melhor custo/benefício para você +- 170 reais)
    Eles vão formar uma ponte e você vai ter um RJ45 em cada ponta para ligar onde quiser.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com Rede Wirelles Casual

    Entendi!

    Então, eu achei 2 Setoriais Aquario mm-2412s por R$ 70,00 + 2 PigTail 80,00.

    Mas, não sei se funciona bem, com um roteador comum, por exemplo.

    Eu vi os ubiquiti e as wom, mas, custas R$340 reais (já que precisaria de duas), dai fica um pouco salgado!

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com Rede Wirelles Casual

    Funcionar vai, mas não posso dizer qual qualidade vai ter.
    Você vai estar usando uma forma bem antiga de transmissão, mas vai funcionar.
    Se pegar essas antenas, compre fita de autofusão e isole bem os conectores do pigtail, essa setorial 2412 também é conhecida por entrar água e não sair mais... Usei elas no passado e depois de um tempo era incomodo...
    Boa sorte.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com Rede Wirelles Casual

    que droga... rs
    Moral da história, vão ter que gastar uma balão de canhão, só pra matar uma formiguinha

    vlw pelas dicas!

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com Rede Wirelles Casual

    Pode umas árvores e faz ter visada entre os 2 pontos, aí você faz um mini ponto-a-ponto com 2 CPE's baratas. É a CPE mais barata que vai encontrar:

    https://produto.mercadolivre.com.br/...or-300mbps-_JM

    A qualidade é muito maior que com polarização simples e antigassas antenas de grade. Fica digamos R$ 320 em equipamento, mas garante qualidade. Só que risco de queima com raio existe, não é investimento que vá durar 5 anos na zona rural, só se fizer um bom aterramento.

    Outra opção: 60m de cabo telefonico rígido FE80: https://produto.mercadolivre.com.br/...ne-externo-_JM (Vai achar em loja local por talvez o mesmo preço), interligando 2 tomadas com 2 desses ligados nela: https://produto.mercadolivre.com.br/...pa2010-par-_JM O cabo vai só levar tensão e dados pro outro aparelho, alimenta tudo pela casa do seu vizinho (Pra gastar a eletricidade dele, não a sua). Em 60m isso vai dar os 95-98Mbps da porta ethernet, é tranquilo. Se achar uns powerline usado, e fio fe80 local mais barato, talvez faça tudo por R$ 150, risco baixo de queima por raio na região.

    Falo de cabo FE-80 porque ele é resistente, é feito pra ficar no sol mesmo, joga entre as árvores, prende com miguelão em palanque ou árvore, ou enterra a só 1 palmo do chão, tanto faz, ele aguenta, não fica cheio de rachadura como fio comum fica. Esse tipo de cabo não foi feito exatamente pra isso (É pra telefone, que tem 50-70V no máximo geralmente), mas o consumo do PLC na sua casa será muito baixo, com corrente tão baixa circulando (Se for 220V falamos em 0,02 amperes!) não tem problema nenhum, é só passar longe (15m ou mais) do transformador e da rede de alta tensão que deve ter em cada casa. Se for usar fio comum vai ter que colocar em duto, senão o sol faz rachar tudo em 3 ou 4 anos. Idem pro caso de cabo de rede, precisa colocar em duto, fora que tem risco GRANDE de queimar switch e roteador com raio por perto, já atendi MUITA fazenda onde tiramos cabeamento e colocamos mini-PTP's 2,4GHz porque tinha switch queimando 3x por temporada de chuvas.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com Rede Wirelles Casual

    Citação Postado originalmente por oneonvanhalen Ver Post
    Pessoal, meu familiar mora em zona rural e em um ponto uma operadora chega com até 4mb.
    No outro ponto, de um vizinho ja não chega.

    Como é muito caro, pensaram em instalar na casa de um, e repartir o link com o outro.

    Então, pensei no seguinte.

    Comprar 2 antenas Aquario MM 2420.
    Tenho 2 roteadores: to link 750 + tplink (não lembro o modelo).
    Ambos, funcionam com Gargoyle e ambos podem funcionar como ap e client.

    A visada é clara e tem mais ou menos uns 60 mtrs.
    Pensei em colocar uma mm2420 em uma ponta + roteador n750 para ENVIAR, e na outra ponta uma mm2420 para receber + tplink em modo Client.

    Esse pensamento esta certo?
    Eu nunca fiz nada sobre essas coisas, e tudo o que escrevi é o que vi lendo por ai... alguém pode me dar uma luz, por favor?

    ps: Não estou ganhando nada com o serviço, é só pra quebrar um galho pra uma galera que mora super longe e não conseguem ter internet...

    ola oneonvanhalen
    cara eu faria da seguinte forma..

    considerando que no ponta A onde chega os 4mb - ( vc ja tenha um roteador wifi ) ou seja ja tem sinal na casa e fora dela.. ae vc pode tipo testar com cell ate odne pega sinal --- )

    considerando o ponto B 60m com visada. -- coloca o roteador do ponto A o mais bem pozicionado para a saida do ponto B - no ponto b coloca uma nano ubiquit ou uma intelbraz dessas externa - na parte de fora da casa. - e puxa o cabo para dentro ate o computador ou roteador o que prefirir .. configura o radio do ponto b como cliente pegando o sinal la do ponto A

    isso e suficiente para funcionar tranquilo pela distancia mesmo tendo 1 parede na frente.

    em resumo vc so precisa de 1 radio colocado externa mente na casa do ponto B pegando sinal do radio que ta dentro da casa do ponto A --

    so 1 custo pratico e facil de montar. e como o radio e propio para ambientes externo nao tem problema de infiltrar agua --
    se precissar de ajuda nas config vai postando ae.. que agente ajuda ok .

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com Rede Wirelles Casual

    Boa noite.
    Procura no ML antenas intelbras wom5000
    Vc vai pagar uma média de 190,00 cada e terá uma transmissão muito melhor.
    As antenas é super fácil de configurar.
    O gasto é um pouco elevado, mas a qualidade que terá sera muito boa !

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com Rede Wirelles Casual

    O pessoal só recomenda antena aberta, já pensaram em Airgrid M5? O custo não é alto, é antena com ângulo bem mais estreito que WOM5000 que serve até pra setorial de tão grande seu ângulo de trabalho.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    O pessoal só recomenda antena aberta, já pensaram em Airgrid M5? O custo não é alto, é antena com ângulo bem mais estreito que WOM5000 que serve até pra setorial de tão grande seu ângulo de trabalho.
    Vide mensagens anteriores, ele não quer gastar muito, essa opção do WOM e a mais barata, por isso foi indicada.
    Isso vai ser em zona rural, qualquer equipamento vai funcionar, e sair do WOM para AirGrid nesse local não tem sentido, vai desperdiçar o MIMO só para ter uma abertura menor? São 60 metros de distância, tanto faz a abertura da antena nesse caso..