Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde,
    Adquiri recentemente uma olt e 30 onus da Cianet, para começar minha primeira rede gepon. São inúmeras dúvidas mas expecificamente na utilização de splitters, devo usar splitters desbalanceados, se sim quando? ou não, posso utilizar normais com razões iguais?
    Meu projeto desse bairro tem basicamente uma rua linear onde durante o trajeto tem vários entrocamentos secundários, a rua principal é a maior com uma distancia máxima de uns 20km, onde segundo datasheet da olt ela alcança perfeitamente, isso claro se no final desse trajeto terei uma força de luz que atenda a senbilidade da onu. Na ispshop eles tem caixas de atendimento já montadas com 8,16 e 24 portas com seus respectivos splitters, porém são normais sem ser desbalanceados, ai fica a dúvida posso comprar essas cxs ou devo comprar tudo separado e montar com explitters desbalanceados?exemplo 5/95% onde com 5% ilumino a cx de atendimento e com 95% dou continuidade na rede, dessa maneira estaria empurrando a maior força da luz adiante, está certo esse meu pensamento ou não há necessidade? podendo usar splitters normais bastando apenas ter bastante cuidado com fusões durante o caminho? Amigos se puder dar uma ajuda a um desconhecido, ficarei muito grato. É que somos pequenos e o sucesso disso depende da continuidade de nossa Empresa entende, não posso errar..

Att,Marcelo Gomes

2.    Publicidade

3. Pô 24 views e nada de contribuição? Galera vamos contribuir ai gente!!!

4. o uso do spliter 1x2 desbalanceado varia conforme o projeto, ele é mais usado em areas rurais, onde vc tem uma caixa e 1 cliente para atender e deseja continuar com a mesma fibra.

Tb é possivel usar ela na cidade desde que a perca somada da perna de maior perca, mais o spliter que vai ligar os clientes não ultrapasse os -22 db de sinal que a onu precisa para subir a conexão.

Ex vc sai do provedor com +4db na primeira esquina vc coloca uma caixa com 1x2 90%, a perna com perca de 90% vc liga em um spliter de 1x8, ai vc soma 90% de 3,7db + 10,5 db +6db conectores cabo cliente + 3db percas fusao dos dois spliters =-23,2
    na proxima caixa vc coloca o spliter 1x16 direto na fibra, pois o desbalanceado aqui ja passar dos -24db

5. Cara desculpe mas não consegui entender seu exemplo, em meu caso trata-se de uma região rural onde as casas são bem pulverizadas, a minha preocupação é manter no ultimo cliente a potencia ótica necessária para a onu subir. Tendo em vista que esse ultimo terá uma distancia de 20km. Pretendo usar splitter nesse layout: saindo do provedor com 1x4, 1x2 (esse serão vários pois nesse trajeto serão varias cxs de 8portas, e por ultimo em pontos com maior concentração de casas alguns de 1x16. O que acha por sua experiencia?

6. Na verdade ainda não tenho experiencia, fiz o meu primeiro projeto basico mes passado e semana que vem o engenheiro vem me trazer protocolado na concecionaria de energia.
    Se é como vc disse casas distantes e esparramadas, vc irá colocar o spliter 1x2 na perna com maior perca 1 spliter de 1x8, a perna do spliter com menor perca vc vai ligar na fibra dando continuidade na rede, no proxima caixa vc coloca 1x2 com a mesma perca do primeiro, coloca um spliter 1x8, e em qualquer perna desse 1x8 vc coloca um power meter, e ai vc vai ver qual o nivel de sinal que vc tem, caso a perca tenha ficado grande, vc tira ele e coloca um spliter 1x4.
    Se vc usar spliter 1x4 depois do 1x2 vc terá sinal melhor.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L