Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. É muito difícil você achar um tutorial a respeito (da forma que se espera), pois existem varias formas de trabalhar com ip pool, eu por exemplo estou configurando com ip public e roteamento dinâmico através de OSPF.
    porém a configuração para utilização padrão é simples, mas precisa-se definir a metodologia de trabalho, para evitar falta de ip, ips duplicados, são n fatores...
    eu ainda estou na fase de testes...

2. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ip_pool.pdf
Visualizações:	94
Tamanho: 	100,8 KB
ID:      	58350
    [download PDF]

Fiz um apanhado das configurações que tenho rodando no meu sistema... não está muito documentado tampouco detalhado... mas funciona!

E é isso que você falou Leandro, cada um tem um cenário, uma forma de trabalhar, e sempre precisamos ajustar as nossas necessidades...

Bom, realizem os testes e vejam se funciona... aqui pra mim está 100%. Só ocorre falhas quando há mudança de horário de verão, pois o radius se perde no prazo de alocação/renovação dos IPs..

Ah, ainda não testei nada com IPv6... sem planos para isso por hora!

Abraços,

3. Muito obrigado a todos, farei os testes e retorno aqui para informar o resultado!

Valeu!

4. show de bola este tutorial, com certeza vai ajudar o gustavo e a mim tb, mas deixa eu te fazer uma pergunta acerca do que você comentou.
    com relação a renovação do ip, toda vez que você renova o ip você derruba a conexão ? se sim, como faz isso ?

5. Não não... o próprio MK, fica enviando o status da conexão para o Radius, de tempos em tempos... informando a qto tempo esta conectado, qtos bytes foram enviados e recebidos, e etc... fazendo um "keep-alive" daquela conexão PPPoE...

Esse intervalo pode ser configurado através de parâmetros na tabela radreply, ou pelo proprio MK:

/ppp aaa print
    use-radius: yes
    accounting: yes
    interim-update: 600s

Neste caso, configurei para a cada 10min o MK enviar ao Radius um "update".

Quando o radius aloca um IP da tabela radippool, ele preenche o nome do usuario nos campos e a hora da alocação, entre outras informações. A cada update recebido pelo MK, o proprio radius renova o IP que aquele username está utilizando.

No PDF que enviei, existe uma configuração no arquivo sqlippool.conf de lease-duration = 1800, ou seja, 30 min, que julguei ser o ideal.

Quando o Radius recebe o aviso de desconexão por parte do MK, o radius vai lá e "libera" o IP que estava alocado para aquele username, na radippool.

Sempre que houver novas conexões, o Radius vai dar preferencia para os IPs que de fato foram liberados.

Caso sua pool se esgote, e o IP não tenha sido liberado pois o MK não enviou o "disconnect" para o Radius poder liberar o IP, ou não houve renovação dentro dos 30min configurados em lease-duration, o Radius entende que aquele IP está disponivel e o libera para outro usuário.

Resumindo:

Radius atribui um IP para o usuario por 30min;
    MK renova o IP, enviando status-update a cada 10min;
    Se o Radius não receber um 'disconnect' explicito do MK, informando que o usuário desconectou, ou então não houve "update" por parte do MK, depois de 30 min o Radius volta a liberar aquele IP para novas conexões;
    Note que 30min é suficiente para o MK enviar 3 updates;

É um pouco complexo o funcionamento, mas com a pratica tudo fica claro...

Tópicos Similares

1. Preciso de Ajuda Freeradius + PPPOE + Mikrotik
    Por muriloc4 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 07-07-2009, 12:00
  2. Respostas: 7
    Último Post: 25-04-2009, 09:47
  3. Respostas: 1
    Último Post: 16-04-2008, 03:44
  4. Gerenciamento de PPPoe no Mikrotik
    Por maxtex no fórum Redes
    Respostas: 6