Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. metre rubens vou aproveitar o topico

o que acha dos carregadores flach , pelo que li sao bons, e funcionando em 24/7 , tem versoes de 24v 48v e ate mais

estou querendo fazer um sistema da seguinte forma,

1 carregador de bateria flach 12V 30AH ligado a 2 bateria de 150AH em paralelo ( 300AH) e nessa bateria ligar um inversor de 12 para 110

o inversor preciso usar pois sao varios equipamentos de tensoes diferentes

Carregador >> Baterias 2x150AH>>Inversor>>> equipamentos

nesse local quase não falta energia, mais e um ponto muito critico e não posso confiar na sorte, preciso de uma solução para segurar pelo menos umas 20 horas em caso de falta.

sendo assim essas baterias praticamente não vão ser usadas, vai ficar 99% do tempo em flutuação

iae da certo isso ? eu acho que da , mais o que voce tem a disser?

Baterias
    http://minhacasasolar.lojavirtualfc....50-150ah-165ah

inversor ( obs o consumo vai girar em torno de 200W, o inversor e de 1500 pra ficar bem folgado )

http://minhacasasolar.lojavirtualfc....nik---12v-127v

carregador

http://produto.mercadolivre.com.br/M...eres-o-top-_JM

2. @rubem pretendo ligar em paralelo, no caso, eu teria que usar um inversor para 127v? qual vc me indicaria? e obrigado por gastar seu precioso tempo com as respostas.

3. Citação Postado originalmente por weslly21 Ver Post
    metre rubens vou aproveitar o topico

o que acha dos carregadores flach , pelo que li sao bons, e funcionando em 24/7 , tem versoes de 24v 48v e ate mais

estou querendo fazer um sistema da seguinte forma,

1 carregador de bateria flach 12V 30AH ligado a 2 bateria de 150AH em paralelo ( 300AH) e nessa bateria ligar um inversor de 12 para 110

o inversor preciso usar pois sao varios equipamentos de tensoes diferentes

Carregador >> Baterias 2x150AH>>Inversor>>> equipamentos

nesse local quase não falta energia, mais e um ponto muito critico e não posso confiar na sorte, preciso de uma solução para segurar pelo menos umas 20 horas em caso de falta.

sendo assim essas baterias praticamente não vão ser usadas, vai ficar 99% do tempo em flutuação

iae da certo isso ? eu acho que da , mais o que voce tem a disser?

Baterias
    http://minhacasasolar.lojavirtualfc....50-150ah-165ah

inversor ( obs o consumo vai girar em torno de 200W, o inversor e de 1500 pra ficar bem folgado )

http://minhacasasolar.lojavirtualfc....nik---12v-127v

carregador

http://produto.mercadolivre.com.br/M...eres-o-top-_JM
    Carregador Flach também é com trafo.
    Quando não informa se é chaveado ou não, ou o vendedor é leigo ou o produto é atrasado e ainda usa trafo.
    Todo os carregadores no formato dos Flach ou dos "Expert Charger" do primeiro post são com trafo, tem alça porque são pesados.

Flach atende mais o mercado do maldito som automotivo, um mercado cheio de besta quadrada que só entende "voltagem" e "amper", produto pra esse tipo de troglodita analfabeto é geralmente um lixo em materia de eficiência, isso é um mercado PARA topeiras ignorantes então qualquer fonte com logotipo bonito e uma boa propaganda é adorada.

Eu nunca vou defender carregador com trafo a não ser pra carga esporádiva, você carrega 1x ao mes por 15 horas e depois desliga.

Já falei, o problema é o rendimento, trafo desperdiça muuuuuuita energia, quando se usa 24x7 é desperdício 24x7. Esse é o motivo de não ter fonte ATX ou de notebook com transformador: Seria uma idéia de jumento (Ou de baladeiro/adorador de som alto), teria rendimento tipo 40 a 70%, enquanto fonte ATX tem rendimento de 80 a 90%.

Esse negocio de passar pra 12V e depois voltar pra 127V só se faz com consumo baixo tipo RBzinha e cia, uma fonte 18V 3A pra carregar bateria de 7Ah e alimentar equipto que consome 20W até que vai, mas pra consumo mais alto é uma bobeira gigante fazer isso! Vai desperdiçar 40% no trafo, e mais uns 20-25% no inversor, ao todo vai DOBRAR seu consumo!

Nobreak comum opera o tempo todo com a tensão de entrada passando reto pra saída, por isso não tem problema de rendimento. Eles usam a bateria somente quando acaba a eletricidade.

Nobreak online, dupla conversão ou senoidal opera passando de AC pra DC, e depois oscilando essa DC de forma mais limpa pra gerar uma onda senoidal limpa, só que eles não fazem isso com 12V, eles pegam os 127V AC de entrada, depois de uma retificação simples (4 diodos, uma ponte retificadora) isso vira 180V DC, e esses 180V DC é que são oscilados pra gerar a senoidal de saída, o rendimento fica nuns 85-90% mas a onda na saída é 100% isolada da entrada, só se usa isso onde há problema na rede AC ou onde a alimentação do equipto precisa ser impecável, não se usa isso pra economizar energia nem nada.

Eu DE JEITO NENHUM recomendo esse negocio de fonte de 10A ou mais e depois um inversor, isso é desperdício gigante de eletricidade e não traz lucro nenhum! Inversor comum é quebra-galho, gera uma onda meio quadrada, o que não seria problema, só que no esforço de tentar ter algo mais senoidal eles perdem rendimento (Transformador (Dentro do inversor tem um) rende melhor com onda mais senoidal, não com quadrada ou "senoidal por aproximação"), geram ruídos aos montes, e como o formato de onda não é senoidal perfeito a medida de tensão de saída (O inversor lê a saída pra definir como será o chaveamento interno) erra feio as vezes, são aparelhos com variação real de 5% o tempo todo, variação rápida que é justamente o que atrapalha fontes chaveadas (Fonte ATX de servidor).

O tradicional ainda é o mais eficiente: Nobreak em bateria. Se o nobreak não consegue carregar a bateria direito simplesmente isole ele via diodo e coloque um carregador só pra bateria (E se o carregador ficar ligado 24x7 use carregador com fonte chaveada, não esses produtos dos anos 40 com trafo). O nobreak opera passando a AC de entrada pra saída portanto seu rendimento é praticamente 100% (Uns nobreaks idiotas passam de 127 pra 115V, aí o rendimento é uns 95%, se a tensão no CPD for uns 120V é até BOM já que nobreak burro que acha que 127V é sobretensão não falta, produto americano? Nops... os atrasados da SMS fazem isso, passam de 127 pra 115V como se alguma fonte chaveada operasse melhor em 115V...).

Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    @rubem pretendo ligar em paralelo, no caso, eu teria que usar um inversor para 127v? qual vc me indicaria? e obrigado por gastar seu precioso tempo com as respostas.
    Mesma coisa da resposta acima: Recomendo NUNCA usar inversor a não ser quando acabar a eletricidade.

É serio, nesse esquema de fonte 127Vac/14Vdc > bateria > inversor 12Vdc/127Vac é fácil ter rendimento ridículo total tipo 40%, ou seja, se os servidores gastarem 200W ao todo o consumo na entrada da fonte 12V seria 500W!!!! São 300W de desperdício, em 24 horas dá 7,2KW.h, em 30 dias dá 216KW.h na conta de luz, na minha conta dá R$ 130, mas pior, faria minha conta subir de digamos 300KW pra 400KW por mes, faria meu ICMS subir de 27 pra 30% (Ou seja, aumentaria mais uns R$ 100), isso se não gerar multa por aumento de consumo. É fácil fazer uma conta de R$ 400 subir pra 900 com uma solução dessa, tamanho o desperdício de energia.

Numa RB ou CPE que consome 6 a 8W isso é mais tranquilo, ou num POP inteiro que consome 20W, aí essa solução acaba se igualando ao desperdício dos nobreaks burros que passam de 127 pra 115VAC, ou do desperdício de um carregador em flutuação 24x7 num nobreak (Nobreak ligado sozinho, sem nada consumindo na saída, já gasta quase 20W!), mas quando o consumo passa de uns 30W começa a desperdiçar demais, e mesmo um Atom vagabundo ou Celeron ULV gasta 50W ao todo, que dirá um servidor IBM-PC (Chutei 200W por baixo, normal de Xeon e cia é 150W de mínimo, servidor com mais HD's ou processador mais mal-feito que consome muito chega fácil em 400W).

Se quer alimentação limpa pros servidores usa nobreak de dupla-conversão, mas como eles tem corrente de carga pequena (Só carregam em menos de 20 horas baterias pequenas de 7 a 20Ah) coloque baterias externas pra eles com um carregador próprio, e isole com diodo de 100A, desse modo o nobreak vai ter rendimento tipo 85% o tempo todo, e o carregador vai ficar sob flutuação o tempo todo com corrente DC tipo 200mA, se for sistema 24V (Nobreak dupla-conversão geralmente é 24V) o carregador chaveado sob flutuação desperdiçaria digamos 20W, que em dia dá 0,5KW.h, e no mes dá uns 14KW.h na conta, uns R$ 10 a mais na conta.

Eu já vejo um desperdício gigante alimentando RB's, modens, ou CPE's com nobreak (Eles usam 12-24V DC, se você tem bateria pra que passar pra AC pra depois voltar pra DC?), que dirá esse desperdício descomunal de carregador > bateria > inversor. Mesmo um carregador chaveado de R$ 5 mil rende 80%, e um inversor excelente de mais R$ 4 mil rende mais 80%, ou seja, mesmo com o equipto mais caro do mundo vai desperdiçar 40% de energia, enquanto num sistema SIMPLES de nobreak com bateria externa (Com carregador isolado por diodo ou só no nobreak) o rendimento com eletricidade presente é de uns 95%. Fonte de servidor não é de açucar, elas aguentam muito bem os 127V AC do brasil, no máximo coloque filtro de linha de verdade no caminho (E DR + DPS na entrada, além de aterramento), não vejo motivo nenhum pra desperdiçar 40 a 60% de energia nesse sistema carregador>bateria>inversor, não só desperdiça energia pra caramba como a durabilidade do carregador, da bateria e do inversor seria muito baixa.

4. @rubem
    Irei aproveitar para perguntar sobre um produto que vi no mercado livre. O produto é que não possui fotos internas, muito menos a descrição.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ivolt-auto-_JM
    Será que isso presta?

5. Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    @rubem
    Irei aproveitar para perguntar sobre um produto que vi no mercado livre. O produto é que não possui fotos internas, muito menos a descrição.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ivolt-auto-_JM
    Será que isso presta?
    Boa pergunta.
    Eu reconheci esse logo e esse nome Gomy de transformadores que tenho, sei que eles fabricam isso a muito tempo (Não compro transformador faz uns 10 anos), mas no site gomy.com.br parece que também fabricam fontes POE e fontes chaveadas "normais", gostei da variedade deles, e não parece importação mas sim montagem local.

O que imagino que fizeram nesse nobreak DC foi colocar uma fonte 27V 0,7A pra carregar a bateria, uma 24V 3A pra alimentar o equipto, e um conversor dc-dc 24>5V pra saída 5V 0,8A, e por rele acionar a bateria ou não.
    Imagino que seja isso porque é equipto "100-240V", só tem como ser isso se usar fonte chaveada.
    (Trafo tem um range de tensão limitado, tipo 10% a mais ou a menos, dá pra fazer seleção automatica de 127 ou 220V mas não tem como operar com trafo em QUALQUER tensão de 100 a 240V)

Pelo portifolio da empresa eu confiaria, fabricar trafo não é difícil mas fabricar varios modelos diferentes não é pra montador de equipto pra som automotivo (Que tem sempre só 2 ou 3 modelos), pela variedade de fontes (Tensão diferentes) parece que sabem o que fazem (Tem engenheiro por tras, por isso não tem "voltagem" ou "amper" nas descrições).

Pelo baixo preço eu ia sugerir essa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...volts-3mha-_JM
    Mas essa da Gomy é ainda mais barato.
    E realmente não vejo motivo pra preço muito maior, uma fonte 24V 3A e uma 27V 1A são digamos R$ 15 a 25 cada, 2 reles dá R$ 3, um LM741 como comparador uns R$ 1 com componentes ao redor, não vejo motivo pra custar mais que R$ 200 na pior das hipóteses. Dos modelos prontos sempre preferi os VA:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-276v3a07a-_JM
    Não entendo como a Volt e CCN vendem/vendiam similares por quase R$ 300.

Tópicos Similares

1. Carregador de bateria
    Por hostjunior no fórum Redes
    Respostas: 18
    Último Post: 17-09-2014, 20:03
  2. Respostas: 4
    Último Post: 06-05-2013, 16:26
  3. Fonte picopsu + carregador de baterias + poe
    Por picopsu no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 05-04-2013, 16:29
  4. Fonte picopsu + carregador de baterias + poe