+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Irá funcionar para os setores feitos na rede, uma rede cabeada tem que ser (setorizada) e não uma infinidade de switchs, sendo assim, a cada setor tem que existir esse recurso, e dessa forma sua rede estará toda coberta por essa solução.
    Isso eu sei amigo, a nossa rede aqui tem várias divisões, ..muito obrigado a todos pela a ajuda, sanei muitas duvidas com este tópico, e estarei montando uma rede em dc, para ver como me saio...logo logo eu coloco aqui pra falar como ficou... Abraços a todos..

2. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O que você precisaria construir é a placa com reles e diodos, seria basicamente 7 jacks RJ45 (RJ45 femea), 7 reles 12V, 7 diodos (Se for fazer protetor de surto seriam 70 diodos comuns e 7 diodos zener), 7 pedaços de cabo ethernet (2 pares) e 7 plugs RJ45 pra encaixar no switch. Sugiro isso pra poder trocar o switch em
    Rubem, você tem o esquema desse protetor de surto, para disponibilizar aqui, já vi um rascunho que você deixou em outro tópico
    mais não consegui localizar.

3. Faz pouco tempo coloquei esse pra testar:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         surge.protection.jpg
Visualizações:	204
Tamanho: 	27,3 KB
ID:      	58796
    Tem uns modulos prontos (De R$ 70 cada unidade) com isso.
    Mas o classico que sempre cito com diodos comuns (1N4001 que seja) e zener 10V é esse:

Nome:	         anti-thunder.gif
Visualizações:	534
Tamanho: 	1,8 KB
ID:      	58797

Isso é basicamente igual que o da L-com (Que também colocou centelhador duplo):

Nome:	         lightning-protector-tutorial-data-line.gif
Visualizações:	187
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	58798

Tirando os centelhados, isso é igual, só uma ponte retificadora em cada par.

Outro modo de VER a ligação seria assim, caso use gigabit:

Nome:	         surge.comum.gif
Visualizações:	313
Tamanho: 	10,0 KB
ID:      	58799
    Se usar 10/100M e POE simplesmente não monte as pontes nos pinos 4, 5, e 7 e 8, só coloque um varistor entre eles (Junte 4 e 5, junte 7 e 8, e coloque varistor entre isso, se for fonte 24V eu colocaria varistor de 50V se achar. Se for alimentação 12V dá pra colocar varistor de 30V).

Se achar centelhador barato, pode usar isso:

Nome:	         zabezpieczenie-do-kamer-ip.png
Visualizações:	175
Tamanho: 	20,4 KB
ID:      	58800

Ou se quiser deixar POE de fora, use isso:
    https://under-linux.org/attachment.p...6&d=1425444171

Acho mais fácil encontrar diodo do que centelhador no brasil, por isso ando usando só diodos.

Tem outras 2 coisas que ainda quero testar, QUANDO chegar os diodos zener que pedi do ebay (Ano passado...), isso:

Nome:	         surge.testar.gif
Visualizações:	318
Tamanho: 	8,9 KB
ID:      	58801
    Em teoria isso tem capacitancia mais baixa por isso deve operar muito bem. Mas os componentes nem sempre vão na escola pra aprender a teoria, só testando pra confirmar.
    (E tem CI comercial usado em equiptos com esse tipo de sistema: http://www.dz863.com/datasheet-84076...et-Interfaces/ Isso é até mais simples, só um diodo e um zener, ainda mais barato. Só que acho que usam zener de tensão mais específica, tipo 2,8V, a intenção disso é cortar a crista das ondas com spikes, não sei bem como ficaria o throughput na rede usando diodos zener comuns no mercado (Digamos 3,2V 0,5W, com diodo 1n4148))

São muitas opções, mas.... são todas tão baratas que com os R$ 120 de uns protetores comerciais você pode montar TODOS :-)
    É muito barato a montagem disso.
    (Alias, o da UBNT é só 8 centelhadores simples, pode usar aquele sistema com 4 centelhadores duplos, mesma proteção)

E note que todos jogam tudo pro aterramento. Sem aterramento eles são melhores que nada, mas proteção efetiva só com aterramento (Que seja algo básico, tipo só 1 haste, ou mesmo o neutro de tomada em ÚLTIMO CASO.).

4. Muito bom Rubem! muito bem explicado, o material com certeza vai ajudar a mim e muita gente, ultimamente tivemos algumas queimas de switch, hoje temos aterramento com disjuntores e DPS somente nas pontas da rede, mais não dá resultado satisfatório, estamos buscando informações para desenvolver um sistema de proteção melhor, da forma que você explicou ficou ótimo, pois assim podemos escolher aquilo que se encaixa melhor em nosso cenário.
    Obrigado!
    Saudações.

5. Fiz esse modelinho já a algum tempo e ainda não coloquei em produção, mais vou postar aqui para quem quiser montar e ir testando.
    Ficou meio grande porque coloquei uma ponte de diodos, agora é levar em campo para ver como vai se comportar com os raios.

o esquema foi feito em autocad, não consegui fazer em outros programas.

material

6 reles "usei sucata" 12V
    8 jack rj45 femea
    1 varistor 10D 391k
    18 diodos in 1007
    1 diodo zener 1 wat, 6 volts
    1 regulador de voltagem set-up
    4 conjunto porta fusiveis
    4 fusiveis 2 amp
    8 rabicho com conetor rj45
    2 plug de alimentação da bateria e do switch
    2 jack para entrada dos plug

1 switch sf800V intelbras
    1 poe intelbras
    1 bateria 12V 1,3 amp
    .
    Todos os créditos fica para o mestre @rubem que garimpou na net, criou e compartilhou todo o material.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos placa-poe-reverso-com-proteção.pdf   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         frente1.jpg
Visualizações:	335
Tamanho: 	890,5 KB
ID:      	61315   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         frente2.jpg
Visualizações:	266
Tamanho: 	886,8 KB
ID:      	61316   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         frente4.jpg
Visualizações:	464
Tamanho: 	467,4 KB
ID:      	61317   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         frente3.jpg
Visualizações:	620
Tamanho: 	840,4 KB
ID:      	61318  

Arquivos Anexos Arquivos Anexos

Tópicos Similares

1. Rede cabeada com controle de banda com RB433
    Por josenyas no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 19-11-2014, 07:58
  2. Pedido de ajuda no balanceamento no mikrotik
    Por innoscent no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 06-05-2013, 02:43
  3. Pedido de ajuda
    Por shion1987 no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 10-03-2011, 21:10
  4. Agradecimentos e mais um pedido de ajuda!!
    Por Valterri no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 05-04-2005, 10:15
  5. Pedido de Ajuda para os mais sabidos... !!!
    Por Rubao_b no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 26-01-2003, 21:46

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L