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  1. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pra saber, só dizendo que componentes tirou.

    Mas a princípio só tem capacitor de desacoplamento nas redondezas dos conectores, tirar eles ia permitir alguma oscilação eventual em cabos longos ou ruidosos, mas não a ponto de desativar uma feature do chipset. Acho mais fácil a ESD do ferro de solda comum não-aterrado ou do trabalhador não-aterrado, ter afetado algo na Rom ou no chipset, eles são sensíveis a ESD.

    Se fosse um roteador eu ia dizer pra tentar regravar o firmware, mas a maioria dos switch gerenciáveis só tem 1 firmware, o original, e não aceitam subir o mesmo arquivo (Precisa ser uma versão mais nova).
    Aproveitando o tópico gostaria de tirar uma dúvida com você que entende muito de eletrônica:

    Tenho um switch aqui que funciona em 24v, abrir ele e ví que ele tem um capacitor de 25v. Gostaria de modificar esse equipamento para aceitar até 48v, então pensei, será que apenas trocando o capacitor original por um de 50v já estaria modificado ou precisa trocar mais algum componente?

    Aguardo resposta, e desde já agradeço a gentileza em responder...

  2. É bem por aí, em vários switch baratos o limite de tensão é o do capacitor.

    Mas tem que ver o resto do circuito também. Tem muito switch que usa o MC34063
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    Tem que ver qual variação dele que está no aparelho.
    Se for o MC34063A olha o limite de tensão em 40V:
    http://www.onsemi.com/pub_link/Colla...MC34063A-D.PDF

    Se for um switch com esse CI, tirar o capacitor de 25V e colocar um de 50V não resolve, o limite vai ficar nos 40V no CI.

    (E nem é bom chegar perto da tensão do capacitor, é normal tem ripple ou spike e eles estufarem mais cedo, pra usar 48V seria decente usar capacitor de 63V)

    Alias, veja se é 48V mesmo, porque nobreak 48V (4 baterias 12V em série) flutua na casa dos 52 a 55V!

    Diz uma antiga lenda que existe um tal de MC34063HV, pra 60V ou 63V, eu acho que eu vi um deles uma vez mas tava escuro e era de noite, pode ser sido ilusão, anda mais fácil ver disco voador ou saci-pererê hoje, não vemos ele a venda, nem datasheet, só que as vezes algumas versões que vão pra fabricante e não pro varejo realmente ficam sem datasheet oficial, existem só extra-oficialmente.

    (E dou azar, os 2 switch que tenho aqui hoje tem algo tipo final ADM ou CBN, versão pra 35V apenas! Deve ser mais barata por isso está em switch barato)

    Se quiser colocar um capacitor de 63V e ligar ele em 48V, o risco é seu, acho que alguém falou uma vez que funcionou, mas talvez era um com a versão final HV. Via de regra o que o datasheet diz geralmente aceita no máximo 10% de variação, não mais que isso, de 40V pra 48V tem muita diferença, se fosse 42V eu mesmo testaria, mas 48V não.

    Já tentei achar solução barata pra isso, acredite, mas... mesmo que achei um CI HV a venda, o MC34063 comum de 40V já custa quase R$ 10 fora do brasil (Imagina aqui!), o custo de uma gambiarra talvez ficaria até maior que um módulo pronto tipo
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ulo-lm2596-_JM
    DESDE QUE esses módulos suportassem mais de 40V.

    No caso desses módulos, existe sim o LM2596HV ou o LM2594HV, em módulos que aceitam até 60V, não achei no ML mas lá fora tem:
    http://www.ebay.com/itm/60V-LM2596HV...-/281912674631

    Também tem o CI LM5007, que vai até uns 80V, mas só ele já custa o preço do módulo com o LM2596HV:
    http://www.ebay.com/itm/1PCS-LM5007M...-/252023421130

    Então tá complicado usar switch comum com MC34063A em 48V. Colocar 12 ou 14 diodos comuns em série pra reduzir 8,4 a 9,8V (Cada diodo derruba a tensão em 0,7V) pode ser feito, mas desperdiça energia, se o switch consumir 4W, esses 4W em 40V são 4/40 = 0,1A ou 100mA. Os diodos vão dissipar 8,4V * 0,1A = 0,84W em calor, ou 0,96W, sobe o consumo em quase 1W, pra 1 switch isso não faz nenhuma diferença, faria pra cabear uma cidade toda com 50 deles...

    E no lugar do switch dá pra fazer o clássico da gambiarra dos anos 70, colocar um resistor.
    Pra descobrir o valor do resistor, você divide a tensão que quer que ele "consuma", pela corrente que vai circular nele.

    Digamos que quer que chegue uns 24V (Pra não modificar o switch), de 48V pra 24V são 24V de diferença, e o siwtch em 24V consome 166mA (4W/24V = 0,166A).
    24 / 0,166 = 144 ohms
    Um resistor de 150 ohms por 5 wats tá ótimo. Pena que o circuito ao todo consumiria 8W ao invés de 4W.

    Se for pra passar pra 40V, 4W/40V= 0,1A, e 8V/0,1A = 80 ohms, e resistor de 1W serve.
    (Na prática o que tem a venda é resistor de 100 ohms, vai dar menos de 40V então a corrente será um pouco mais de 0,1A, por isso a recomendação de resistor de 1W)

    Resistor em série funciona (Igual os diodos em série), mas é gambiarra feia, pra 1 switch dá, mas pra cabear cidade toda vai desperdiçar muita energia, fora que o resistor esquenta, esse 1W a 4W vira calor neles, 1W pode queimar seu dedo de tanto que esquenta. O que não é gambirra é usar conversor dc-dc no caminho, o rendimento fica perto dos 95% num uso desse (Passando de 48V pra 24V).



  3. Aqui tenho uma rede em 24vots bem pequena em uma pracinha cerca de 6 switchs, gostaria de construir uma em 48volts para poder ir mais longe sem riscos a terceiros, saindo energia de um único ponto com nobreak etc, que em caso de travamento só desligar e religar, acredito que em 48volts ou um pouco mais 60volts pelo cabo de rede de um único ponto seria bem interessante e sairia mais barato do que alimentação reversa, que precisaria de uma fonte em cada cliente.

    Interessante seria esse módulo dc-dc para até 60v de entrade, se tivesse no mercadolivre era uma boa, ae regulariamos a saída para 24v.

    Pode se ligar esses conversores em série? e te o dobro da capacidade de entrada?

  4. Se ligar os conversores em série, o limite de capacidade será o de qualquer um no meio do caminho.
    Se ligar um de 240W depois de um de 120W, o limite prático seria 120W.

    (Mas recomendo usar MENOS de 50% do prometido, isso é produto barato sem ventilação, se promete suportar 120W eu não usaria NEM 60W)


    Se fala em ligar em paralelo, dá sim, desde que isole com diodo, porque o sistema de chaveamento lê a tensão de saída pra determinar largura de pulso e cia, um aparelho afetaria a leitura do outro.
    O maior problema é que você precisaria ajustar com precisão os 2 aparelhos na mesma tensão, nada de deixar um a 24,1V e o outro a 24,2V, se fizer isso o aparelho que tem 24,2V vai ser mais exigido (Ele vai tentar manter a tensão). Multímetro comum tem 0,1V de precisão e isso já tá bom.


    Uma coisa que você pode fazer é continuar usando 24V, mas colocar a cada 3 ou 4 switch um conversor pra ELEVAR a tensão.

    Desse tipo, conversor step-UP:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...6a-dc-150w-_JM
    Ajusta pra saída em 24V, e se na entrada tiver 12V ou 15V a saída será sempre 24V.

    Desse aí usei com 60W e ele já aqueceu bem, não recomendo ir muito além disso.

    Seus switch devem consumir 4 a 6W, teria que ver na ficha técnica. Se for modelo de 4W, pode meter 12 ou 14 depois dele sem problemas.
    (Teoricamente 15, mas tem que ver que a cada X switch terá outro conversor, e eles tem rendimento, 5 switch de 4W consomem 20W, mas o conversor tem rendimento nesse caso de uns 90%, ou seja, entra 22,2W nele pra ter saída de 20W)

    Se colocar um fan de 60 ou 80mm em cima do conversor, talvez dure com circulação de potência mais alta tipo 80W.
    (Recomendo nem sonhar em usar 150W nisso 24x7, por meia hora talvez, mas em uso 24x7 não tem como aguentar, nem com fan)

    Pela calculadora da NovaNetwork dá pra definir fácil o alcance real disso:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...nergia-poe.php
    Só precisa distância entre postes onde vão os switch, e o consumo real deles.

    Se é fácil conseguir switch 24V, tá fácil.

    Talvez daria pra fazer a rede lá por 34V (Quanto maior a tensão, menor a corrente, logo, menor a queda de tensão nos cabos, vai mais longe), usando esses conversores pra elevar a tensão a cada X postes, e usando conversores step-down de R$ 10 pra baixar pra 12V pra usar switch comum de R$ 35 (Tô por fora do preço dos gerenciados). Mas isso seria só porque 34V é o limite seguro dos conversores tanto step-up como step-down. Como já tem alguns switch 24V daria pra ver se o circuito interno usa o MC34063 pra colocar capacitor de 50V pra testar alimentado por 34V (Já que eles aguentam até 40V pelo visto)

    Tem switch barato de 12V com o MC34063, mas infelizmente uns baratos tem outros circuitos, com componentes mais limitados, um branco (Talvez Pacific, Tenda, não lembro) que abri a umas semanas tinha um regulador de tensão que opera de 9 a 12V lacrado, é daqueles que queimam até se ligar numa bateria 12V (Que carregada chega nos 14V), trocar capacitor nele não ia resolver já que o limite é o circuito integrado. Sinceramente não sei dizer quais tem o MC34063 e poderiam ser modificados com facilidade pra funcionar com 34V com esses conversores step-up baratos.



  5. Agora de noite lembrei desse módulo, eu tenho dele em uso em casa mas como tá em caixa lá no telhado até esqueci:
    http://www.ebay.com/itm/New-DC-DC-15...-/281311660242

    Ele não esquenta nada nada nada alimentando um switch 8p comum. Daria pra mandar 48V pra ele tranquilo.


    É até exagero usar isso pra alimentar só um switch, já que um switch em 12V mal vai consumir mais de 0,3A (Ele promete 3A, não não sei se eu arriscaria usar com 2A de consumo).

    Ó a gambiarra, mas... esqueci disso porque estava lá numa caixa funcionando 24x7 sem problemas acho que desde começo de 2012. Se desse problema eu ia lembrar :-)
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