Página 6 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Caro Rubem, agradeço imensamente pelas palavras coerentes e paciência.

Respondendo a suas perguntas, quando falo RX 6M, é o RX na antena cliente equivalente ao TX no AP. As SXTs estão todas em N-only. Esperei alguns cliente trafegarem e atingirem o máximo do plano e o 6MB ficou inabalável. O que eu fiz para teste é deixar o AP em MCS5 sem deixar o auto marcado. Também alterei as configurações de todos os clientes Nano e Airgrid para respectivamente MCS10 e MCS3 como você sugeriu. Tirem um print de como ficou os cliente na torre e as configurações que ficaram o AP e os clientes para que você analise e faça suas valiosas considerações apontando o que pode ser melhorado. Pois vc disse para que eu trabalhasse em MCS13 Auto no AP (Sensibilidade -90) e eu deixei MCS5 sem auto (Sensibilidade -83) por conta do RX de 6 MB dos clientes. Queria tentar corrigir isso. Segue imagens (Cliente A = SXT e AB = NANO/AIRGRID):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Airgrid Config.png
Visualizações:	331
Tamanho: 	323,7 KB
ID:      	58608Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP Config.png
Visualizações:	220
Tamanho: 	161,0 KB
ID:      	58609Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Clientes.png
Visualizações:	325
Tamanho: 	212,3 KB
ID:      	58610Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoL Config.png
Visualizações:	187
Tamanho: 	277,1 KB
ID:      	58611Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SXT Config 1.png
Visualizações:	281
Tamanho: 	157,6 KB
ID:      	58612Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SXT Config 2.png
Visualizações:	188
Tamanho: 	151,1 KB
ID:      	58613Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SXT Config 3.png
Visualizações:	162
Tamanho: 	150,5 KB
ID:      	58614Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SXT Config 4.png
Visualizações:	184
Tamanho: 	157,9 KB
ID:      	58615

2. Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    @rubem, aproveitando seu gancho e sua explicação, tenho um PTP de 600 metros com um par de SXT AC

Frequência usada: 5290 (a única livre aqui)
    Canal: 20mhz
    Wireless Protocol: NV2

Na aba DATA RATES eu coloquei em "configured" e habilitei em SUPPORTED RATES A/G marquei a opção 6mbps
    Na aba HT, marquei todos os Chains e em AMPDU Priorities apenas o 0 (zero).

Na aba HT MCS em HT Supported MCS estão marcados os MCS de 8 até 23

Em HT Basic MCS marquei apenas o MCS 8

Potencia: 8dmb
    Nivel de sinal: -52/-53
    SNR: 51db

Neste PTP eu preciso REALMENTE do MÁXIMO de banda que puder e mais um pouquinho. Esta configuração é a ideal ou você poderia me sugerir algo ?

Eu marcaria não 6M mas sim 54M na aba datarates.

Quanto a marcas os HT MCS até 23, não faz nenhum efeito marcar 16 a 23, já que eles são rates de sistema com 3 chains.
    (0 a 7 é de 1 chain, 8 a 15 de 2 chains, e 16 a 23 de 3 chains)

Então se tem antena de dupla polarização marque apenas 8 a 15. Mas se quer velocidade maxima marque apenas MCS14 e 15 mesmo. -52 é sinal suficiente pra MCS14.
    (E na parte Basic MCS marque 14 e 15 também)

Pra usar MCS15 tente conseguir sinal -50, teria que subir a potencia um pouco, 10dBm é 2dBm acima dos 8 atuais, então deve subir o sinal de -52 pra -50dBm.

Eu particularmente marco somente 1 (um) HT MCS, só o que eu quero, trabalhando com sinal 20-25dB acima da sensibilidade se um dia algo aparecer na frente e o sinal cair, digamos cair 10dBm, ainda conseguirei acessar pra marcar um datarate mais baixo pra quebrar o galho enquanto não subo a antena. Esse negócio de marcar datarate baixo "por precaução" não tem utilidade em PTP, se o trafego normal é digamos 60Mbps, marcar um MCS8 vai limitar ele a uns 6Mbps, vai gerar uma rede lixo igual ter um MCS15 com sinal apenas 10dB acima da sensibilidade (Ou seja, se o sinal cair por alguma coisa na frente sua rede VAI ficar ruim, marcando mais datarates ou não).

(Porque as SXT AC mostram 3 chains se na verdade só tem 2? Porque o chipset é comum as RB's 91x e 92x com 3 chains, eles preferiram deixar o RouterOS reconhecer os 3 chains dos SXT (Que não tem 3 etapas de RF) do que correr o risco de não reconhecer um dos 3 chains numa RB922 (Das AC que tem 3 etapas de RF). Então marque apenas os chains 0 e 1, porque SXT não tem 3 antenas)

Testar marcar todos os AMPDU, em distancia pequena deve fazer diferença.
    E testa ack-timeout fixo e levemente maior nos 2 lados, pra 600m eu diria pra testar 30us.

3. Acabei de ver aqui. Ficou perfeito durante uma hr e meia e voltou a desconectar todos. A diferença é que o CCQ das SXTs não saiu de 100% e os das UBNT desandaram todos...

4. Citação Postado originalmente por pablozac Ver Post
    Caro Rubem, agradeço imensamente pelas palavras coerentes e paciência.

Respondendo a suas perguntas, quando falo RX 6M, é o RX na antena cliente equivalente ao TX no AP. As SXTs estão todas em N-only. Esperei alguns cliente trafegarem e atingirem o máximo do plano e o 6MB ficou inabalável. O que eu fiz para teste é deixar o AP em MCS5 sem deixar o auto marcado. Também alterei as configurações de todos os clientes Nano e Airgrid para respectivamente MCS10 e MCS3 como você sugeriu. Tirem um print de como ficou os cliente na torre e as configurações que ficaram o AP e os clientes para que você analise e faça suas valiosas considerações apontando o que pode ser melhorado. Pois vc disse para que eu trabalhasse em MCS13 Auto no AP (Sensibilidade -90) e eu deixei MCS5 sem auto (Sensibilidade -83) por conta do RX de 6 MB dos clientes. Queria tentar corrigir isso. Segue imagens (Cliente A = SXT e AB = NANO/AIRGRID):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Airgrid Config.png
Visualizações:	331
Tamanho: 	323,7 KB
ID:      	58608Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP Config.png
Visualizações:	220
Tamanho: 	161,0 KB
ID:      	58609Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Clientes.png
Visualizações:	325
Tamanho: 	212,3 KB
ID:      	58610Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NanoL Config.png
Visualizações:	187
Tamanho: 	277,1 KB
ID:      	58611Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SXT Config 1.png
Visualizações:	281
Tamanho: 	157,6 KB
ID:      	58612Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SXT Config 2.png
Visualizações:	188
Tamanho: 	151,1 KB
ID:      	58613Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SXT Config 3.png
Visualizações:	162
Tamanho: 	150,5 KB
ID:      	58614Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SXT Config 4.png
Visualizações:	184
Tamanho: 	157,9 KB
ID:      	58615

É muito dado pra ver, calma aí.

Bom, coloque todos os UBNT não como 20/40MHz, mas sim apenas 20MHz.
    Não tem como colocar o modo de operação em somente N ?? (Está em A/N, por isso tem RX de 48 e 54M, isso são clientes conectados em 802.11A)

Quanto ao Rocket M5, ele não está ligado numa antena de dupla polarização? Se sim, coloque em MCS13 mas marque a caixa "automatic" do lado. Se está com antena de polarização simples pode ser esse MCS5 atual.

Nos Airgrid marque desmarque a caixa "auto adjust to EIRP limit", com ela ativa o Airgrid vai sempre transmitir na potencia maxima já que o ganho da antena está em branco (Aí ele entende que tem antena de 3dBi, e tenta chegar sempre no limite EIRP de 27dBm pra essa frequencia).

Alias, em todos os UBNT desmarque o "auto adjust to EIRP limit", senão todos vão gritar na potencia maxima.

Teste marcar o datarate module nos UBNT em Alternative.

Nos SXT também marque canal apenas de 20MHz, e não 20/40 como está hoje. Neles tem que marcar Basic rates A/G igual os suported rates, eu marco apenas 54M (Como é alto ele nunca usa). Ative o DFS mode nos SXT, a faixa dos 5,3 a 5,6GHz precisa DFS por lei.
    (E 5,1 a 5,2GHz nem devia ter usado por provedor)

Agora essa parte de ficar 90% com todos com CCQ em 100%, e do nada cair, pode ser excesso de cliente nos Rockets, alguém acessa com CCQ baixo, gera reenvio de pacotes demais, e isso zoneia todo o resto da rede.
    Pra evitar isso dá pra testar 2 coisa:
    1 - Aumentar o ack-timeout dos clientes (Não nos Rocket como AP, esse deixa automatico) pra um valor acima do real, se no modo auto está em 30uS marque 35, se em modo auto está em 42 marque manualmente 48us, sempre desmarcando a caixa automatic do lado
    2 - Na mesma aba Advanced dos UBNT ativa o RTS Threshold e marque um valor baixo tipo 512. Isso vai obrigar o cliente a "perguntar" antes de enviar (Request To Send) se o pacote for maior que 512 bytes. Pacote menor ele vai enviar sem perguntar. O fragmentation threeshold logo abaixo pode testar, mas um marcaria 1550 ou mais pra testar, quando testei valores menores coisa tipo MSN perdia conexão toda hora (Não sei se os messengers hoje teriam esse problema).

O ack-timeout maior que o real eu usaria de qualquer forma. O RTS threshold só teria que testar pra definir se há melhora na SUA rede com ele e com quais valores (512, 1200, 1400, 2000...), e o Frag. threshold duvido que faça muito efeito positivo com tanto cliente conectado.

Eu sempre usei MK como AP, adoooooro o cartão R52HN pra isso, marco HT MCS em MCS3 e MCS12, desse modo clientes single-polarization recebem em MCS3, e os com CPE de dupla polarização MCS12. UBNT infezlimente te obriga a usar OU um range enorme de datarates ou apenas 1 (um) datarate, por isso digo que é firmware pra senhorinha, muito simplificado.

5. Muito Obrigado Rubem

Na Rocket
    não está dando a possibilidade de alterar A/N para N. Coloquei MCS13 as SXTs estão conectando só a 6MB de download
    Experimentei marcar Basic rates A/G igual os suported rates em 2 sxt que após o procedimento não voltaram a se conectar. Lembrando que estão setadas em MCS10.
    Preciso conseguir que as SXTs se conectem acima do througput de download de 6 MB com a Rocket em MCS13 auto. Se eu coloco MCS13 sem auto elas conectam a 52Mb porem as Grids não se conectam. Se eu Marco o auto as grids se conectam e as SXTs ficam com 6Mb. Fujo de um e caio no outro. Tenho 50 clientes simultâneos nessa rocket.

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 21-05-2010, 14:45
  2. Hostpost nao autentica mais de um cliente por ap pq?
    Por wznetviaradio no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 08-01-2009, 12:01
  3. AP-MK ñ conecta mais de um cliente
    Por faieppi no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 21-01-2008, 10:36
  4. Enlace de mais de 70KM com 4 radios
    Por Bender no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 06-08-2007, 10:34
  5. Mais conexao de mais de uma maquina