+ Responder ao Tópico

1. Como você faz com seus clientes @rubem referente ao kit cliente? Você fornece com contrato de comodato, cobra uma taxa de instalação que cubra o valor do kit ou utiliza outro modelo?
    Não sei porque mas acho o SXT os olhos da cara tanto para o provedor arcar como para o cliente.

2. Eu já fechei provedor começo do ano, até hoje não tenho nem adsl que presta, que dirá link.
    Mas fazia comodato, como tinha muito equipto era R$ 10 a mais pelo comodato (Hoje cobraria R$ 20, pro equipto se pagar em 15-20 meses, afinal colocar CPE mas não colocar um APzinho de R$ 60 pro usuario ter wifi em casa não rola, parece caro mas faz promoção, em 12 meses o cliente pode comprar o kit por 50% do preço, e em 24 meses ele fica com ele de graças, mas DESDE QUE pague tudo em dia durante esse periodo, pra MIM um problema serio era pagamento, acho que 1/4 dos clientes pagavam 8 meses no ano, pagavam 2 meses e ficavam 1 mes sem internet, povo é pobre mas ao invez de trabalhar ou estudar preferem gastar com baboseira tipo facebook ou whatsapp, eu que não tenho mais paciência pra lidar com esse tipo de gente).

O preço alto que você viu não é do SXT 5hnd ou do 5hpnd? Eles estão R$ 400-500, mas o STX Lite5 está R$ 250-270. É o preço um pouco maior que NS Loco M5 ou Loco M2, não chega a ser um absurdo já que NS Loco tem antena de só 8dBi e o SXT é 16dBi, NS Loco eu conectaria em Omnitik até 1,5Km, mas SXT em até 2,5Km (Talvez 3Km se usar datarate mais baixo).

Quem tá barato é Wom5000, mas deve ter gente com medo dela (Quem atualiza firmware provavelmente, bem feito pra early-adopter de firmware, atualizar software geralmente só traz segurança no papel). O TPLink wa7510n quando tem também é mais barata, acho uma boa. A CPE510 da TPLink tô por fora de como roda.

Mas o que não vejo vantagem é comprar novo hoje o NS Loco 5, que só roda em 802.11a, a diferença de preço pro TPLink wa7510n ou NS Loco M5 é até pequena (R$ 20-30), e 802.11a dá banda muito pequena, misturar A e N em AP vai dar trafego agregado pequeno no AP, o jeito de manter capacidade boa é usar apenas N. Misturar marcas não chega nem aos pés da má-qualidade que gera misturar modos diferentes (Uns em A e uns em N).

Não tem muita opção, fora Wom5000 na casa dos R$ 180-200 (E ignorando velharias apenas 802.11a) todas as outras boas CPE's 5GHz N vão pra casa dos R$ 230-270.

Nessa hora se vê como Omnitik é um AP muuuuito barato pra o que ele faz, custa o preço de 2 CPE's.

(Alias, deve ter CPE 5GHz N da GTS, Oiw, Kozumi, Proeletronic, tô por fora dos preços, mas se for coisa tipo na casa dos R$ 180 dá pra arriscar alguns (Se fizerem MIMO))

3. Grato pelas valiosas informações @rubem

4. @rubem aqui uso o omnitik com sxt e nv2, tenho clientes de 400m, a 2km, todos com ccq 96~100%, e sinal no max -65

5. Mais uma vez grato pelas valiosas informações @rubem

Tópicos Similares

1. Dúvidas sobre PMTP Omnitik
    Por alvescomunicacao no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 15
    Último Post: 29-03-2017, 12:13
  2. Dúvida sobre Omnitik
    Por Pedro90 no fórum Mikrotik
    Respostas: 7
    Último Post: 07-02-2017, 10:27
  3. Duvidas sobre Log access.log do SQUID !!!
    Por Danielvb no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 23-11-2002, 15:46
  4. duvida sobre o syslog
    Por augustolynx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 29-10-2002, 07:50
  5. DUVIDA, SOBRE DYNAMIC DNS NO APACHE ???
    Por _Luigi_ no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 13-10-2002, 08:07

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L