Olá Vitor. O principal filtro que você deve criar quando se tem mais de um upstream, é um filtro de SAÍDA, que descarta todas as rotas que NÃO são suas, prevenindo que você receba rotas da operadora A e as envie para a operadora B. Caso isso aconteça, a sua sessão com a operadora provavelmente irá cair, pois por segurança sempre configuramos na sessão com o cliente um limite de prefixos que ele poderá enviar. Caso esse limite seja ultrapassado, a sessão é desconectada.
Olá TsouzaR. Na verdade não precisa de full routing. Mesmo você com dois ou mais upstreams, pode desonerar o seu roteador ficando apenas com uma rota default para uma das operadoras (ou mais de uma rota default, caso use ECMP), não exite problema algum e é uma prática corriqueira em provedores que tem roteadores de pequeno porte
Usamos full routing quando somos trânsito para algum cliente e este desejar receber uma tabela completa. Simplifica também o controle minucioso do upload, pois com o ajuste dos filtros você pode direcionar o upload para um determinado destino, selecionando por qual parceiro eBGP você quer "sair".
Caso você não tenha clientes AS, eu ficaria apenas na default mesmo, ou no máximo tabela parcial + default.
Olá Uesley, tudo certo? Existe um cenário, onde atendemos uma cidade que não tem ligação fisica com o nosso backbone, então contratei dois parceiros eBGP para que eu pudesse anunciar alguns blocos nossos nesta cidade. Por padrão, o BGP não receberia as rotas que contivessem o meu próprio número de AS no AS-PATH do prefixo.
Para resolver o problema, no RouterOS, você deve usar a opção "AllowAS In" na configuração do Peer, informando quantos prefixos com o seu próprio numero de AS no AS-PATH você deseja receber.
No meu cenário, são apenas 2 prefixos, então setei o valor 2 neste parâmetro e os meus dois prefixos anunciados lá na outra cidade, chegaram no meu backbone principal. Agora, quem garante que alguém anuncie um outro pedaço da minha rede por ai, e o BGP decida instalar essa rota na FIB e deixar os prefixos verdadeiros de fora? Neste caso, uso o filtro na entrada do peer permitindo os blocos que anuncio na outra cidade, e descarto todo o resto dos meus blocos. Digamos que o meu bloco seja 172.16.0.0/20, e eu anuncie na cidade remota o bloco 172.16.0.0/22 e seus sub-blocos.
Código :/routing filter add action=accept chain=IN_PEER_A comment="Aceita prefixos da cidade X recebidos via upstreams" prefix=172.16.0.0/22 prefix-length=22-24 add action=discard chain=IN_PEER_A comment="Descarta prefixos do AS recebidos via upstreams" prefix=172.16.0.0/20 prefix-length=20-32
Talvez tenha ficado um pouco confuso, mas fiquem à vontade para discutirmos.
Abraço
Gabriel Mineiro