Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas veja como estava o datarate usado no cliente, se coloca B/G auto também é obrigado a usar datarate automatico, e o hardware é burro o suficiente pra usar 54M onde não tem sinal suficiente pra isso.

Se fosse MK você poderia setar apenas 11M e 12M como datarates, um pra B e um pra G, uso assim e tenho 100% de CCQ.
    Mas sendo bullet você teria que setar só 1 datarate, te aconselho a testar 18M em somente G, ou 12M em somente G, eles conjugam boa sensibilidade com banda suficiente (Usando 18M em G assisto filmes 720p pela rede wifi, sem gargalos. Em 11M em B só roda 480p).
    Só mas uma dúvida nos clientes tenho que colocar só G também ou posso deixar os 2?

2. Os datarates nos 2 lados podem ser diferentes, mas o modo deve ser o mesmo.

Se tiver como colocar datarate fixo no roteador do cliente (Alguns lixinhos não tem opção pelo visto) coloca 12M.

No caso do Bullet ou de equipto UBNT, se deixar B/G auto, mas fixar o datarate em 18M ele vai usar apenas G (Afinal os datarate de B são 1, 5.5 e 11M) pra TX, mas vai aceitar B pra RX.

TESTA. Mais importante do que receita mágica é TESTE. Eu evitaria TX em G e RX em B, mas se o roteador não tem controle de datarate eu usaria B mesmo (Senão em G alguns hardwares burros pulam direto pra 54M, que exige sinal na casa dos -52dBm).

3. Estou usando os APNG 2431 da OIW

4. Mas onde? Era Bullet 2 na torre, e CPE 2420 no cliente. Agora o APNG 2431 está onde? (E com que antena)

Esse APNG 2431 é um AP comum, potencia horrível como todos os AP's de mesa comuns, na fica técnica tem:
    http://www.oiw.com.br/Produto/42/OIW-2431APGN.html

Potência por Hardware
    11b: 17-19dBm
    11g: 13-15dBm
    11n: 13-15dBm

Sensibilidade de Recepção
    135M: -65dBm@10% PER
    54M: -68dBm@10% PER
    11M: -85dBm@8% PER
    6M: -88dBm@10% PER

Ele não tem nada de melhor que a CPE 2420 da Aquario, mesmo que use uma antena de grade de 25dBi devido a essa potencia baixa você vai ter potencia EIRP limitada, e o jeito de vencer zona de fresnel parcial não é com antena grande mas sim com antena mais alta.

Acho que única coisa que teria mais estabilidade com zona de fresnel ruim é hardware UBNT ou MK, algo tipo Airgrid M2, ou uma RB411R numa antena de grade, elas sim dariam CCQ de 100% mesmo com uns 60% da zona de fresnel obstruída. Mas isso fica caro demais, mais barato erguer a antena do cliente pra limpar uns 200% da zona de fresnel.

Se tivesse AP e clientes em N tambem não faria tanta diferença, mesmo se usasse digamos MCS1 com AP de mesa o CCQ não fica alto se a zona de fresnel está ruim, só em distancia pequena tipo menos de 500m, trocar de equipto não resolve problemas de zona de fresnel parcial, sinal de -70dBm com zona de fresnel perfeita daria pra 100% de CCQ em G a 24M, ou em N a 26M, mas como ele é fruto de uma obstrução na zona de fresnel (Senão ele seria -50dBm, e não quase -70) não tem como estimar que CCQ daria, como deu 1Mbps de throughput em teste em B/G, em N não passaria disso, N só permite mais banda sob condições ideais, quando a zona de fresnel está péssima você tem limite de banda independente de canal ou modo usado.

5. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas onde? Era Bullet 2 na torre, e CPE 2420 no cliente. Agora o APNG 2431 está onde? (E com que antena)

Esse APNG 2431 é um AP comum, potencia horrível como todos os AP's de mesa comuns, na fica técnica tem:
    http://www.oiw.com.br/Produto/42/OIW-2431APGN.html

Potência por Hardware
    11b: 17-19dBm
    11g: 13-15dBm
    11n: 13-15dBm

Sensibilidade de Recepção
    135M: -65dBm@10% PER
    54M: -68dBm@10% PER
    11M: -85dBm@8% PER
    6M: -88dBm@10% PER

Ele não tem nada de melhor que a CPE 2420 da Aquario, mesmo que use uma antena de grade de 25dBi devido a essa potencia baixa você vai ter potencia EIRP limitada, e o jeito de vencer zona de fresnel parcial não é com antena grande mas sim com antena mais alta.

Acho que única coisa que teria mais estabilidade com zona de fresnel ruim é hardware UBNT ou MK, algo tipo Airgrid M2, ou uma RB411R numa antena de grade, elas sim dariam CCQ de 100% mesmo com uns 60% da zona de fresnel obstruída. Mas isso fica caro demais, mais barato erguer a antena do cliente pra limpar uns 200% da zona de fresnel.

Se tivesse AP e clientes em N tambem não faria tanta diferença, mesmo se usasse digamos MCS1 com AP de mesa o CCQ não fica alto se a zona de fresnel está ruim, só em distancia pequena tipo menos de 500m, trocar de equipto não resolve problemas de zona de fresnel parcial, sinal de -70dBm com zona de fresnel perfeita daria pra 100% de CCQ em G a 24M, ou em N a 26M, mas como ele é fruto de uma obstrução na zona de fresnel (Senão ele seria -50dBm, e não quase -70) não tem como estimar que CCQ daria, como deu 1Mbps de throughput em teste em B/G, em N não passaria disso, N só permite mais banda sob condições ideais, quando a zona de fresnel está péssima você tem limite de banda independente de canal ou modo usado.
    Não nesse cliente que coloquei que usa aquário tá usando aquário mesmo, até agora não tive reclamações... Uso o AP da OIW em alguns clientes perto da torre. tipo 500m.
    Ma se tiver alguma reclamação nesse cliente vou subir mas a antena como vc disse...

Tópicos Similares

1. Dúvidas sobre LinkCalc Intelbras
    Por alvescomunicacao no fórum Intelbras
    Respostas: 6
    Último Post: 11-03-2015, 19:20
  2. firmaware pra intelbrás WR240G???
    Por gdinfo no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 25-09-2009, 16:18
  3. Notebook Intelbrás/Nova i 21 - Porcaria
    Por jadirorza no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0