+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quero Abrir Micro empresa pra prestar serviço de internet via rádio

    Olla Galera

    Sou novo aki, meu nome é Jhonny, Moro em Santos SP, esse é meu primeiro post.

    Estou querendo abrir uma pequena empresa de prestação de serviço de Internet via Rádio, porem entendo pouco do assunto, quase nada pra falar a verdade.
    Preciso de ajuda... nao sei por onde começar, nem do que precisa, nem o investimento necessário.
    Esse tipo de serviço é Rentável?

    Pelo que vi e li aki no site, vcs entendem bem, me ajudem por favor.

  2. #2

    Padrão Re: Quero Abrir Micro empresa pra prestar serviço de internet via rádio

    Citação Postado originalmente por JhonnyMiller Ver Post
    Olla Galera

    Sou novo aki, meu nome é Jhonny, Moro em Santos SP, esse é meu primeiro post.

    Estou querendo abrir uma pequena empresa de prestação de serviço de Internet via Rádio, porem entendo pouco do assunto, quase nada pra falar a verdade.
    Primeiramente, recomendo não tentar entrar na área sem conhecimento, isso vai te trazer muitos problemas.

    Provedor não é brincadeira (embora seja achando isso que muitos estão surgindo), se você não presta serviço de qualidade e/ou não segue leis e determinações da Anatel, você vai se complicar bastante, começando por um PADO na Anatel, protestos e problemas com Procon. Daí pode vir multas exorbitantes e outras punições (lembre-se que telecomunicações é atividade de exploração exclusiva da União, então qualquer coisa fora dos eixos é caso de Polícia Federal).

    E isso tudo aí você só consegue evitar tendo no mínimo conhecimento técnico na área. Conhecimento legislativo (principalmente das regulamentações da Anatel) também é importante.

    Você pode ter visto aí muitos relatos de provedor funcionando na ilegalidade, com rede toda na "gambiarra", e coisa assim, mas estou lhe dizendo tudo isso mais por causa do lugar onde vive, e provavelmente quer exercer a atividade. Em cidade grande, como Santos - SP, você não vai conseguir escapar da fiscalização e de denúncias de concorrentes que devem existir aos montes (essa região de São Paulo deve ter toda a atenção do mundo pela Anatel).

    Citação Postado originalmente por JhonnyMiller Ver Post
    Preciso de ajuda... nao sei por onde começar, nem do que precisa, nem o investimento necessário.
    Esse tipo de serviço é Rentável?
    Se mesmo com tudo que eu disse, ainda quiser continuar com essa ideia, você vai precisar inicialmente abrir uma empresa (ME serve) tendo como uma das atividades "Serviço de Comunicação Multimídia - SCM" ou "Provedores de acesso às redes de telecomunicações", ou algo assim. Mas não pode começar a operar ainda! Tem que obter a licença da Anatel para a exploração do serviço de SCM, o que tem custos com consultoria, além de valores que devem ser pagos à Anatel (os R$400 que falam por aí é só a ponta do iceberg), incluindo do registro de ao menos uma estação.

    Agora você vai precisar de um fornecedor de link dedicado, que é a conexão com a Internet com garantias e, teoricamente, alta qualidade, que provedores devem usar (não vai conseguir competir dentro de Santos usando acesso residencial, a não ser que vá atender uma região não coberta pelas grandes operadoras com serviços como Live TIM, Vivo Fibra, Oi Fibra, etc.).

    Depois você vai precisar comprar os equipamentos (há muita informação sobre isso no fórum, basta pesquisar), que devem ser todos homologados na Anatel e com nota fiscal, tanto dos pontos de acesso quanto dos clientes (não tão importante, já que nunca fiquei sabendo de Anatel fiscalizando equipamento em imóvel de cliente, mas vai que nessa região próxima da grande SP a coisa é diferente...).

    Não quero te fazer desistir da ideia. Se você tiver condições de fornecer um serviço de qualidade, estando tudo em conforme com as leis, com bons fornecedores de interconexão e equipamentos, houver demanda por isso por aí e perceber que é lucrativo, podendo ser realmente uma opção frente aos concorrente que já existem, vá fundo, mas faça direito (de provedor fazendo tudo de qualquer jeito já há muitos, não precisa-se de mais). Fazer do jeito mais fácil sai mais barato no começo, mas quando você aparecer nos "radares" da fiscalização, vai pagar tudo, com juros, correção monetária e contribuição para Cuba (hahaha).

    Qualquer coisa que precisar, quanto a equipamentos, fornecedores, legislação e tudo mais, basta pesquisar aqui no fórum. Há, inclusive, dezenas de tópicos com o mesmo assunto que o seu (começar provedor), e milhares sobre outras coisas.