+ Responder ao Tópico

1. Estou tentando adaptar meu projeto para a topologia de barramento, mas está complicado.
    Não estou conseguindo chegar nas CTOs que ficam em ramais com sinal dentro dos limites.

Como fazem aí, @gamineiro? Os cabos do backbone passam por todas CTOs?

A única solução que imaginei foi colocar na CEO 1 splitter desbalanceado para cada CTO que houver no ramal, todos em série, e sair dali com as fibras individualmente até a CTO, semelhante a como é feito na topologia de árvore.
    No entanto, estou achando essa forma bem estranha, me parece gambiarra colocar até 4 splitters na mesma fibra dentro da mesma CEO...

Bastante complicada essa topologia com splitters desbalanceados. Não dá para colocar nem um 1:2 balanceado no caminho que o sinal já ultrapassa o limite da ONU.

2.    Publicidade

3. Boa noite,

Tenho um cabo de backbone que interligada as cidades. Em pontos estratégicos, instalo uma CEO com um splitter desbalanceado. A maior fração do sinal irá adiante na mesma fibra, a menor, ligo um outro cabo para um ponto onde haverá a concentração de clientes. Neste ponto, instalo outra CEO com um splitter de 1x8, por exemplo.

Olha o exemplo em anexo. Desconsiderando as perdas com o cabo e conectorizações. Também simulei a saída de sinal da OLT em 0dB.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Desenho GPON.pdf
Visualizações:	84
Tamanho: 	182,4 KB
ID:      	59216

Abraço
    Gabriel Mineiro

4. Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Boa noite,

Tenho um cabo de backbone que interligada as cidades. Em pontos estratégicos, instalo uma CEO com um splitter desbalanceado. A maior fração do sinal irá adiante na mesma fibra, a menor, ligo um outro cabo para um ponto onde haverá a concentração de clientes. Neste ponto, instalo outra CEO com um splitter de 1x8, por exemplo.

Olha o exemplo em anexo. Desconsiderando as perdas com o cabo e conectorizações. Também simulei a saída de sinal da OLT em 0dB.

Nome:	         Desenho GPON.pdf
Visualizações:	84
Tamanho: 	182,4 KB
ID:      	59216

Abraço
    Gabriel Mineiro
    Obrigado pelas informações, @gamineiro.

Entendi como está fazendo, é para essa forma que estou tentando adaptar meu projeto.
    Pela sua explicação, entendi que você só usa splitters desbalanceados quando precisa atender uma concentração isolada de clientes, como é no caso de entre cidades. É isso mesmo ou dentro das cidades também é assim que você faz?

No meu caso, nem sempre dentro da cidade eu terei somente 1 CTO à direita ou esquerda do backbone. Às vezes o ramal que deriva para um dos lados possui até 4 CTOs. Com topologia estrela é fácil, eu só faço a fusão de 4 fibras que saíram de um splitter 1:8 do primeiro nível e jogo elas no cabo do ramal, que leva cada uma até sua CTO.

Fiz essa imagem para ilustrar mais ou menos onde estou tendo dificuldade para implementar esse modelo com splitters desbalanceados:

Nome:	         pon.png
Visualizações:	131
Tamanho: 	5,4 KB
ID:      	59217

Como você faria, na CEO indicada pela seta vermelha, para alimentar as 3 CTOs que derivam dela? Colocar 3 splitters desbalanceados em série (nas saídas de maior parte do sinal) dentro da CEO e sair com as 3 fibras para cada caixa? Ou nessa topologia é mandatório que o cabo principal siga por todas ruas onde houverem CTOs, como na imagem seguinte?

Nome:	         pon2.png
Visualizações:	147
Tamanho: 	3,7 KB
ID:      	59218

Desculpe-me por estar lhe enchendo de perguntas, é que parece ser raro o pessoal aqui do fórum usar essa topologia, a maioria faz, recomenda e sempre explica sobre a outra, com dois níveis de splitting, aí quando acha alguém fazendo assim, as dúvidas são muitas, rsrs.

Espero que possa ajudar, fico muito agradecido.
    Até logo.

5. Boa tarde,

Nessa sua questão sobre qual splitter usar no ponto em vermelho, vai depender do quanto a sua rede será ramificada para cada lado. Se ela ter uma quantidade de splitters e clientes equalitária, então use um balanceado, caso contrário, escolha um desbalanceado que melhor se adapte ao nível de sinal necessário nas extremidades.

Fiz um rascunho usando splitter balanceado. Observe no anexo e caso tenha dúvidas, vamos falando.

Nome:	         pon.png
Visualizações:	302
Tamanho: 	11,8 KB
ID:      	59237

Abraço
    Gabriel Mineiro

6. Olá, @gamineiro. Obrigado pelas informações.

Aqui eu estou projetando com splitter 1:8 nas CTOs (8 portas), então preciso colocar 8 CTOs para cada porta PON, ou seja, todas na mesma fibra nessa topologia de barramento.

No caso da primeira imagem que usei para ilustrar, após as 2 CTOs antes da CEO indicada pela seta já teria 1dB de perda (splitters 95/5). Um splitter 1:2 balanceado nessa CEO adicionaria mais 3,7dB de perda, tanto para o ramal, quanto para a continuação, ou seja, 4,7dB de perda até agora. No ramal, menos 7,1dB com splitter 1:4, totalizando -11,8dB, o que dá -7,8dB de sinal se sair com +4dB da OLT, desconsiderando outras perdas.

Até aí, tudo certo, tenho que chegar com no mínimo -12dB na CTO (cheguei a esse valor após calcular todas perdas, exceto dos splitters no caminho), já estourando o limite. O problema é que, embora o sinal chegue bem no ramal, na continuação da fibra a perda é grande. Na próxima CTO logo depois da CEO indicada pela seta, o sinal que chegaria seria de -15,8dB com splitter 95/5, ou -12,4dB com 90/10, ambos ultrapassando o limite para funcionar.

Não sei se estou fazendo algo errado, mas só consigo chegar com sinal decente nas CTOs se em cada fibra houver exatamente 3 splitters 95/5 + 5 splitters 90/10 em série. Se mudar qualquer coisa ou colocar qualquer balanceado no meio, a conta não fecha.

Estou fazendo as contas sempre com foco na CTO mais longe do CPD, mas nem desse jeito aí fica exatamente satisfatório (no final, a margem limite da ONU fica muito pequena, mal 1dB). Estou achando que não dá para colocar 8 CTOs na mesma fibra, sendo que cada fibra sai de uma porta PON. Se não consigo colocar as 8 CTOs, vou estar desperdiçando capacidade da OLT. Talvez essa topologia só funcione bem com caixas de 16 portas, como você descreve nos seus cálculos.

Estou achando que no meu caso vou ter que torrar os cabos fazendo os dois níveis de splitting 1:8 mesmo...

Obrigado pela sua atenção e tempo dedicado a essa discussão, @gamineiro.
    Até logo.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L