+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    Estive fazendo uma divisão de areas aqui, o primeiro bairro que contabilizamos tem aproximadamente 3500 casas, vc acha que deveríamos fazer como, retirar uns 50% de chance de assinante, tipo se temos 3500 colocamos uma margem ai de 1750 possíveis assinantes, ai ja facilita a vida, ainda vamos fazer o levantamento de acesso deles, para ver se a outras operadoras na área, ou se so tem gatonet.

Vou entrar em contato com alguns distribuidores e ver no que da, ja que temos uma area aproximada de 3km²... logo mais vou postar alguma novidade.
    Acho bom analisar primeiro o último censo aí da cidade. Veja no site do IBGE, procure por informações sobre domicílios. O que importa ali é a quantidade de domicílios permanentes em área urbana onde há computador (independente de já ter Internet ou não). É com base nesse número que você deve projetar sua rede.

Para você ter uma ideia, de uns 9000 domicílios, apenas pouco mais de 2000 possuem computador aqui na minha cidade, ou seja, cerca de 20% apenas. Com base nesse número, se eu demarcar uma área e houver nela 3000 domicílios, vou considerar 20% como potenciais futuros clientes, ou seja, cerca de 600 clientes que posso ter ali.

Os dados do IBGE são seus amigos. Melhor que ficar fazendo especulação e depois ver que não corresponde à realidade.

2. hum... me diz ai, é possível fazer esse levantamento por bairros? aqui a cidade tem na faixa de 380mil habitantes

3. gostaria de migrar minha minuscula rede utp para fibra, tenho apenas 200 clientes mas o meu bairro possui numa media de 1000 casas creio, qual projeto se encaixa melhor em custo beneficio ?

4. Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    Boa noite meus amigos, venho mais uma vez solicitar a ajuda de vcs, estamos com um projeto em andamento, para atender na faixa de 20mil habitantes
    estou precisando de uma ajudinha dos sábios com relação a estrutura física da rede, estamos querendo usar fibra, mais nao ate o cliente pq o custo atual esta um pouco elevado, queríamos usar PACPON's, alguém pode me da uma luz pq ate os pacpons tao caros xDDD

seria basicamente FTTC, a estrutura de atendimento ao cliente q procuro a solução mais viavel.

Boas

Então tudo na vida é relativo "um fio de cabelo para muitos pode não ser grande coisa, mas num prato de sopa pode fazer grande diferença"

Você quer um projeto a longo prazo sem dor de cabeça?
    ou
    Você quer um projeto a curto prazo e preço acessível mas com dores de cabeça a curto prazo?

Se pesquisar bem hoje o preço do fio de cobre para DSL, VDSL, XDSL está pouco diferente da fibra 1FO para clientes.

Estrutura de rede , Modelo de equipamentos, topologia é igual ao pensamento de cada 1, cada 1 pensa de um modo diferente...

Então aqui vai o meu pensamento e conhecimento de gerenciamento de redes em provedores com fibra no meu dia a dia

Tipo de Rede? FTTH (Fiber To The Home) exatamente fibrar até na casa do cliente, fusão direta na caixa de cliente nada de Fast-Connectors que dão problema a curto prazo.

Tipo de cabo ? (Fica a seu gosto de preferência estrutura padrão Nacional de cores)

Tipo de OLT? (Fiberhome AN5116-06B Que irá atender uma capacidade máxima de 16384 Clientes usando 16 Chassi de 16Pon Classe C+ )
    (Cada Porta PON no Chassi transmite 2.5Gbps download /64 clientes máximo = 40Mbps plano máximo de velocidade por cliente)
    (Porém a OLT tem capacidade máxima de gerenciamento de 480Gbps de tráfego o que dá uma média máxima por cliente de 30mbps caso tenha um total de 16384 clientes)

Tipo de tecnologia (GPON, pois permite mais velocidade de download e upload 2.5Gbps/1.25Gbps por placa, apesar de já exisitir a tecnologia XGPON com velocidade 10Gbps download x 2.5Gbps upload por Porta PON mas muito caro ainda).

Então tem que ter em conta custos, tem que efetuar um projeto mapear a região que quer fibrar para efetuar um calculo de quantos KMs de Fibra necessita, Quantas caixas derivação,clientes, licenciamento
    junto as concessionárias detentoras dos Postes a serem utilizados, quantidade de link necessário para atender 16384 clientes, sendo ele link ou transporte, se for link somente de CDN´s etc.etc.etc.

A vantagem da fibra óptica é que não existe limite de velocidade na Fibra (mas sim existe limitacão de velocidade no hardware ou seja os equipamentos que serão conectados na Ponta (OLT/PON/ONU´s etc.etc.)

Se precisar de um auxilio detalhado ou até mesmo um projeto detalhado para o seu provedor com uma média real de custo me envie uma mensagem privada com os seus detalhes.

A vantagem da fibra optica até na casa do cliente está somente em serviços a longo prazo pois ela, tem alta durabilidade, não dá interferência com energia eletrica ou eletromagnêtica ao contrário do fio de cobre
    ou par metálico ao ser instalado em postes onde passa energia de alta tensão pode dar bastante interferência e depois irá perder tempo e dinheiro coçando a cabeça para achar o defeito.

O unico problema que poderá ocorrer na fibra dependento do tipo de fibra que compre, algumas vem com alça de aço por dentro para sustentação o que em caso de descarga elétrica ela serve como condutor elétrico e irá acabar por derreter o seu cabo, porém existe empresas e fabricantes que fabricam com outros materiais reforçados que não requerem o uso de aço dentro do cabo o que ajudará bastante em caso de descarga elétrica.

Lembrando que a durabilidade da fibra varia de 20 a 30 anos e com as novas tecnologias e novas fabricacões alguns cabos poderão até durar mais que isso.

5. Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post

(venhamos e convenhamos, o que adianta ter uma fibra chegando em casa pra acessar 50 / 60 MB, e se você assinar 100 / 200 / 300 o preço não vai ser tão acessível assim, falo de localidades onde internet

Acho que estão esquecendo o ponto principal da fibra óptica... Hoje em dia o que dá lucro aos provedores de médio porte e operadoras são os tão famosos "CDN´s"
    isso mesmo.

As operdoras que tem instaldo na sua infra-estrutura CDN "Netflix, Facebook, Akamai, Google GCC," Economizam 90% do trafego de link de internet ou seja os seus estimados clientes passama a consumir 90% de
    Rede fibra óptica local e apenas 10% de Link Real de internet"

É óbvio os clientes não sabem nem entendem como funciona o que eles querem é o Netflix a bombar em HD , e o Facebook acesso rádio, sé estão pagando 100 reais mensal de consumo rede LOCAL LAN "em fibra"
    para eles tanto faz.

E os servidores OLT de fibra optica conseguem gerenciar trafegos acima dos 400gbps , coisa que acredito que ainda não existem equipamentos de outras técnologias efetuando.

E com isso imaginem o seguinte cenário

1- Provedor ISP "Backyard" tem um Link de 10Gbps onde atende uma região de 10Mil clientes
    2- Provedor ISP "Backyard" conseguiu os requerimentos minimos para obter CDN Netflix,GCC,AKAMAI,FACEBOOK (onde irá economizar 90% do seu consumo de link Internet acesso)
    3- Provedor ISP "Backyard" agora irá passar a consumir 1Gbps de Link internet real + 9Gbps de Link Local REDE LAN interna para atender os mesmos 10Mil clientes
    4- Provedor ISP "Backyard" ainda não está contente e decide vender para outro ISP vizinho mais 20Gbps de Acesso ao conteúdo CDN do provedor "Backyard" a 5,00 o Mega

5- Provedor ISP "Backyard" já saiu do Backyard e está virando Operadora usando apenas 1Gbps de LINK internet real e mais 9Gbps de link Local CDN conteúdo + 20gbps CDN conteúdo que revende para outros provedores vizinhos... com isso quero dizer que ele precisa de uma infra-estrutura em fibra óptica boa para conseguir distribuir esse link. coisa que eu não vejo ser possivel em outras redes que não seja fibra optica.

6- Já que estamos ainda falando do provedor ISP "BackYard" ele usava 10Gbps de link antes então ainda lhe sobra 9Gbps de link internet que ele pode utilizar para expandir o seu banco de clientes ou revender para outros provedores. Então vejamos o scenário a cada 10mil novos clientes ele consome mais 1gbps de link internet real e mais 9Gbps de link Local CDN

7- No caso teriamos 10Gbps link real já usando antes para 10mil clientes agora o mesmo ele vai atender 10Gbps link internet real para 100Mil clientes + 90Gbps de Link Local CDN saindo diretamente da sua infra-estrutura de fibra optica, tendo um tráfego de 100gbps total mais uma vez não conheco nenhuma outra infra-estrutura que consiga gerenciar todo esse trafego.

8- Se não detalha-se muito ainda vejamos o seguite scenário o provedor Backyard ISP compra 10gbps de link a R$18 o Mega.

Total 10240Mbps = R$184320 de link

Ele tem a capacidade de oferecer para 100Mil clientes pacotes de 102Kbps de Link real + 15Mbps de conteúdo Local CDN por um preço simbólico de = R$60,00

100000 Clientes 15.1 Mbps x 60,00 = 6 Milhões por mês isso usando contéudo CDN , ele so consegue obter tais resultados usando Fibra óptica na sua infra-estrutura principal.

Por isso que existem empresas nacionais que não vou mencionar o nome que anunciam pacotes de fibra optica a 150mbps e 200mbps residencial por 190,00 mensais e 200mensais..

Pois o cliente está pagando por 140Mbps de conteúdo local CDN, e 10mbps de link, ou 180Mbps de conteúdo local CDN e 20Mbps de link
    E ainda me colocam uma tal de Franquia de dados mensal onde o cliente paga um xxx acima do consumo de dados mensal geral por Gbps consumido... onde na realidade não está custando quase nada dos seus links pois tem CDN´s conteúdos de cache dentro das suas Redes que os seus clientes acessam. essa franquia de dados é mais um pedágio que o assinante paga para poder usar a fibra optica e a rede local da operadora

Mas afinal o que é essa porra de CDN "CDN são servidores de contéudo de cache enormes com 100TB a 300Tb de armazenamento em HDDs que são hospedados dentro das operadoras e ISPs médios para ajudar a reduzir o trafego da rede mundial de internet, sem eles a internet mundial estaria esgotada em consumo real de link" todos os provedores podem solicitar mas tem que ter uma quantidade minima de trafego solicitado por tais empresas passando das suas AS para Ips dos servidores dessas empresas em questão para que possam montar o projeto e enviar instalar o CND dentro do seu Provedor, depois disso uma vez por noite o conteúdo é atualizado nos servidores ou mais que 1x por dia, e todos os seus clientes acessando netflix, ou facebook ou até mesmo um Video do Youtube irão ser redirecionados para o servidor CDN dentro do seu provedor ao invés de usar link de internet do seu provedor, pois todo o conteúdo ou quase todo o conteúdo já irá estar armazenado em seu servidor de cache CDN local.

Enfim tudo isso não seria possível sem a Fibra óptica é claro, então não acredito que uma rede UTP ou outra topologia possa sustentar todo esse tráfego

Estou apenas expondo a minha humilde opinião de leigo na matéria,

Tópicos Similares

1. Projeto para torre, para intalacao de antena
    Por procellnet no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 03-02-2006, 18:33
  2. Projeto para torre, para intalacao de antena
    Por procellnet no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 11-11-2005, 09:10
  3. Projeto para torre, para intalacao de antena
    Por procellnet no fórum Redes