Realmente a quem não tem noção de eletrônica, elétrica e/ou informática, ops faltou a mecânica e não têm nenhuma intenção em entender o assunto é besteira a teoria que o nosso amigo Ruben tenta explicar aos leigos. Infelizmente é isso, estudamos anos, tentando entender como é a "coisa" no campo e vem meia dúzia de "idiotas" desmerecendo os nossos estudos. Desculpem se "tomei as dores", mas por ser técnico formado em 1984 e ter trabalhado desde então no setor de difusão RF e ter trabalhado nas áreas consideradas "segurança nacional" onde somos vasculhados até... (orgãos ou autarquias públicas e empresas privadas).

Em alguns países, aulas práticas de física, mecânica, eletrônica, química são obrigatórias além de noção de contabilidade, primeiros socorros, e trânsito ainda no ensino básico( fundamental II e médio). Física, química e trânsito fazia parte do calendário aqui no Brasil. Estes futuros acadêmicos entram na faculdade muito mais preparados, não ficariam emperrando praticamente o que aprenderam ou não em 12 anos anteriores além de diminuir a desistência dos alunos que é um fator problemático neste país. Digo isso, por que tenho dois filhos ambos universitários e o rapaz está fazendo automação e controle, e a moça farmácia onde a cabeças deles chegam a "fritar" meio que reprisando anos anteriores nos primeiros meses, daí em diante começa o curso de fato além de sofrerem com as greves, cortes de recursos nas universidades públicas.
Na minha época, estudantes (UNE, UNES etc) fazíamos movimentos para melhorar o nível de conhecimento que já era considerado baixo e foi abafando desde a era FHC, acentuando com a era PT, das poucas que tenho saudade. Foram os estudantes e alguns professores que mais lutaram contra o regime militar, Collor foi deposto por conta dos movimentos estudantis que cercaram Brasília, revolução de 1932 culminou com a morte de 4 estudantes pelo regime de Vargas.

Qualquer roteador doméstico é calculado para cobrir um raio de 15 a 20 metros com barreiras e alguns fabricantes de celulares em 4 metros e tendo uma boa localização não precisa mais do que 17dBm( 50 mW) irradiados, etapa de RF têm no máximo 10 a 14 dBm. No meu caso, tentei reduzir a potência mas diminui por algum erro no software(acho) a sensibilidade em Rx e o melhor que achei foi o Krazer mas não conectava os motorola depois ela pifou.