Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Caro amigo @felipeandrade55, Coloquei esse titulo porque eu estava fazendo teste em bancada com mpls/vpls e consegui e cheguei na mesma duvida, tenho que colocar todas as portas em brigde para passar por esse túnel ou tenho q fazer um tunel para cada porta essa e minha duvida na verdade. Meu concentrador esta com roteamento estático.

2. Nesse caso o VPLS substituiria o EOIP, por funcionar bem melhor. Um tunel por porta te forçaria subir bastante o mtu de toda sua rede, pode ser por isso que seu consultor fez somente um.

3. Eu tbm sou contra, rotear e mesmo assim concentrar a autenticação, pra mim o certo é ter em cada pop o seu concentrador!!

4. Citação Postado originalmente por mribeirosousa Ver Post
    @berghetti , Entendi o q você quis dizer, mais nessa torre q tem essa rb com o túnel todas portas estão em brigde não vai tem problema de broadcast entre essas portas?
    Depende de como seus equipamentos estão trafegando nessa bridge..
    Eu uso PPPoE e faço em cada bridge o seguinte:
    3 Regras de firewall, 1 liberando discovery, 1 liberando session e uma dropando todo o resto.

Citação Postado originalmente por mribeirosousa Ver Post
    Caro amigo @felipeandrade55, Coloquei esse titulo porque eu estava fazendo teste em bancada com mpls/vpls e consegui e cheguei na mesma duvida, tenho que colocar todas as portas em brigde para passar por esse túnel ou tenho q fazer um tunel para cada porta essa e minha duvida na verdade. Meu concentrador esta com roteamento estático.
    Você pode fazer uma VPLS para cada porta.. sem problemas.

Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Nesse caso o VPLS substituiria o EOIP, por funcionar bem melhor. Um tunel por porta te forçaria subir bastante o mtu de toda sua rede, pode ser por isso que seu consultor fez somente um.
    Isso está errado..
    Você ter 1 VPLS em uma porta ou 50 vai deixar com o mesmo MTU a rede.
    O que aumentaria o MTU seria fazer VPLS em cima de VPLS.. ou então VLAN sobre VPLS..

5. Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Eu tbm sou contra, rotear e mesmo assim concentrar a autenticação, pra mim o certo é ter em cada pop o seu concentrador!!
    Já me questionei sobre isso diversas vezes, já perdi a conta.

Itens que tenho contra concentrar em um unico equipamento é redundancia simples e processamento no nó final da rede, o mais proximo do cliente sempre é o mais favoravel para o melhor funcionamento.

Itens que nos faz manter o concentrar Clientes. Politicas de FIREWALL - Melhor utilização de IPs Publicos - Grupos de clientes que poço criar uma rede isolada.

Tenho as duas cituações hoje, mas devido a falta de IPs e a facilidade do "Concentrar clientes" hoje é muito utilizado esse cenário

Tópicos Similares

1. MPLS/VPLS - Duvidas
    Por gabrielest no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 30-04-2015, 23:19
  2. Migração EoIP para MPLS/VPLS
    Por ricardoandre no fórum Redes
    Respostas: 15
    Último Post: 27-10-2014, 13:09
  3. duvidas, estutura de rede ospf, mpls/vpls ... etc
    Por wptecnologia no fórum Redes
    Respostas: 3