
Postado originalmente por
rubem
Desconfie também de mac clonado.
(Intencionalmente ou por acidente)
Numa empresa encontrei algo do tipo, do nada a rede parava por uns minutos, foi trocado o switch Intelbras 24p por um Cisco e o problema diminuiu mas não parou, rodando software de scan na rede notei 2 roteadores com o mesmo MAC, provavelmente usaram o backup de um pra "configurar" o outro, foi só trocar o mac de um e tudo milagrosamente se resolveu. Como eram roteadores wifi só pra funcionário usar whatsapp e cia ninguém dava bola pra eles.
E desconfie também de malwares nos micros. Já ví micro com tanto, mas tanto, mas tanto, malware que o switch gerenciado travava!
Em empresa é mais fácil ver isso, é só bater o olho em cada micro que se detecta fácil o culpado, senão o jeito é sair desplugando cada um até achar o culpado.
Algo menos intrusivo (Fisicamente intrusivo) seria monitorar a rede pra ver se tem trafego demais de algum IP (Malware faz isso), digamos usando o wireshark ou o net scanner da MS:
https://www.wireshark.org/download.html
ou
http://www.microsoft.com/en-us/downl...s.aspx?id=4865
ou
http://www.colasoft.com/capsa-free/
Malware que trava switch gera muuuuuuuito trafego, é fácil perceber no Wireshark, 50 pacotes vindo do IP 192.168.1.x em sequencia, 2 ou 3 rumo aos outros IP's, aquele cheio de pacotes só pode ter um malware mandando uma rajada de pacotes pra rede, é só remover o antivírus desse usuário e usar ferramentas de segurança eficientes (Algemas, chicotes, tapas na orelha... e antipsywares).