+ Responder ao Tópico

1. Hoje eu vou escrever, to inspirado.

Há quem diga ser utopia uma rede estável com Ubiquiti ou Mikrotik, ou seja lá qual for a marca. Eu tenho uma rede 100% NanoStation, e não tenho do que reclamar. Absolutamente NADA. Tenho estabilidade de conexão, latência controlada e tráfego condizente à realidade do equipamento.

Óbvio, não dá pra explorar o equipamento em uma realidade diferente do que ele foi projetado. Esses rádios são simples, limitados, pra uso doméstico. A Ubiquiti é muito boa em marketing, e fez parecer que os produtos são pau pra toda obra, no mesmo patamar de Motorola, Radwin e outros, e não é. Mikrotik a mesma coisa.

Meus projetos de ampliação e atualização de infra-esturutra são pautados pela escalabilidade, não por uma necessidade imediata. Velocidade de tráfego mais alta, maior quantidade de usuários por setor instalado, menor influência de interferências externas, menor suscetibilidade a defeitos. Se existir uma solução assim eu vou apostar nela sim. Quem não quer algo melhor para a empresa e para os clientes?

Sem perder o fio do assunto, um ponto sobre estratégia de negócios: equipamento de uso doméstico é pra cliente de renda mais baixa, com um nível de exigência mais baixo. O contrário também é válido, equipamento de alto nível é destinado a um mercado mais exigente, e que paga por isso. Eu prefiro 10 clientes pagando 59,90 mensal do que 30 clientes que paguem 29,90/mês. Então, a escolha da infra-estrutura é determinada pelo público alvo que você quer atingir. Senão acontece esse loop eterno de troca de equipamento, de marca, de tempo, de dinheiro...

Agora, sobre a Cambium, continuo afirmando o que escrevi antes: na teoria é uma solução maravilhosa, desenvolvida para redes de telecomunicações aplicadas, de alto nível. O uso prático é sempre mais exigente, e na maioria das vezes desmente o fabricante. Eu compreendo perfeitamente o receio dos amigos empresários em investir em uma reestruturação de infra-estrutura baseada em uma solução de custo alto. Quantos já apostaram milhares de reais e se arrependeram porque não obtiveram os resultados que os fabricantes prometeram?

Esse segmento é injusto com o empresário, porque parecemos cobaias dos fabricantes. Particularmente, eu não invisto mais antes de comprovar que vale a pena pelas experiências dos outros. Não vale a pena arriscar tempo e dinheiro, até porque não invisto só em internet. Como disse o Felipe, não tenho disponibilidade pra brincar de telecom.

2.    Publicidade

3. @Zucchi me esclarece uma dúvida. A função GPS é para ajudar no alinhamento AP/Cliente ? como funciona essa função ainda não entendi. Desculpe a pergunta besta.

A configuração deles é mais fácil ? os intelbras pra ajustar bem é complicado.

4. Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    @Zucchi me esclarece uma dúvida. A função GPS é para ajudar no alinhamento AP/Cliente ? como funciona essa função ainda não entendi. Desculpe a pergunta besta.

A configuração deles é mais fácil ? os intelbras pra ajustar bem é complicado.
    @NielsonPadilha sinta-se a vontade para perguntar.

A configuração dele é bem simples e rápida, sem segredos. Qualquer coisa posso te ajudar.

O GPS é utilizado para sincronizar as transmissões e até mesmo as retransmissões ou seja, todos os AP's da sua rede transmitem em uma mesma fatia de tempo e recebem em uma mesma fatia de tempo. Isso faz com que ele elimine completamente a própria interferência (conhecida como auto interferência) em suma se você tiver 1 ou 20 AP's cobrindo a sua cidade toda ai, todos vão transmitir e receber no mesmo tempo, sincronizados. Quando existe o sincronismo você pode utilizar menos canais em um POP/ERB ou até mesmo na cidade toda.

Veja o exemplo:

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Frequencia.JPG
Visualizações:	33
Tamanho: 	76,1 KB
ID:      	60072

Acompanha a imagem abaixo:

Os APs que estão em verde no canto direito superior estão transmitindo e os que estão em azul estão recebendo, ou seja, uma bagunça.

Logo abaixo o que está em verde são os "slots" de DOWNLOAD e em azul, "upload". Cada um transmitindo e recebendo como quer.

Nome:	         Interferencia1.JPG
Visualizações:	40
Tamanho: 	96,4 KB
ID:      	60073

Agora abaixo com GPS, todos os AP's transmitem e recebem ao mesmo tempo de forma ordenada.

Nome:	         Interferencia2.JPG
Visualizações:	40
Tamanho: 	102,1 KB
ID:      	60074

Deixe-me saber se consegui responder sua pergunta de forma satisfatória

5. Zucchi a versao integrada consegue fazer 10 full em 2km?

edit:Outra coisa quantos pps epmp suporta e qual o seu l2mtu maximo?
    Última edição por JonasMT; 06-07-2015 às 11:37.

6. Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Zucchi a versão integrada consegue fazer 10 full em 2km?

edit:Outra coisa quantos pps epmp suporta e qual o seu l2mtu maximo?
    10mbps/10mbps em 2km? Faz sim sem problemas, alias, vai fazer bem mais.

Quanto ao MTU o máximo é 1700.
    Quanto a quantidade de PPS vou te falar a informação correta amanhã pois só tenho aqui a informação da linha PTP650

7.    Publicidade

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L