+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Não consigo enviar email de fora da minha rede

    Pessoal tenho um servidor de email postfix configurado na empresa. E não consigo enviar email de fora da rede onde o servidor esta configurado. sempre que tento enviar email de fora da minha rede reporta o erro: Erro de servidor: '554 5.7.1 <[email protected]>: Relay access denied' .

    já pesquisei bastante no google e também
    http://www.postfix.org/postconf.5.html.

    Pelo que entendi o erro na verdade é que o servidor esta negando o relay, por questões de segurança padrão do postfix, só envia email das redes configuradas nas interfaces do servidor.

    Porém pelo que explica na documentação do postfix, eu teria que liberar as classes de rede em que se encontram os clientes no arquivo /etc/postfix/main.cf na linha "mynetworks = 192.168.1.0/24 192.168.10.0/24 200.x.x.x/x " , por exemplo.

    Eu altero o mynetworks coloco os endereços de redes que preciso que os usuários enviem emails deste servidor, dai não envia mais email, reporta o erro de falha na comunicação com o servidor.

    Já se eu comento a linha ele pega a configuração padrão que é liberado apenas as redes das interfaces do servidor, ai funciona, mas só estas redes, se quiser enviar emails de fora delas não vai da o erro de Erro de servidor: '554 5.7.1 <[email protected]>: Relay access denied'.

    Por favor se alguém tiver agula ideia do que fazer agradeço a força pessoal.

    vlws

  2. #2

    Padrão Re: Não consigo enviar email de fora da minha rede

    Eu acho que você não precisa liberar no "mynetworks" não, até porque ficaria meio isquisito liberar por redes externas. Isso faria seu Postfix funcionar com um open relay nessas redes ali. No "mynetwork" deixa somente o loopback, 127.0.0.1/32.

    Acho que seria melhor você habilitar a autenticação do SMTP, e liberar o relay para usuários autenticados. Com "smtpd_sasl_auth_enable=yes" você habilita a autenticação do SMTP (tem que configurar o cliente para autenticar no SMTP se não estiver configurado ainda). Adiciona as regras para liberar o SMTP nas seguintes condições:

    "smtpd_recipient_restrictions=permit_mynetworks,permit_sasl_authenticated,reject_unauth_destination"

    Assim, usuários autenticados no SMTP (usuários do seu Postfix), vão ser autorizados a enviar e-mails onde quer que estejam, sem se basear pelo "mynetworks". O "mynetworks" você pode deixar só com o IP de loopback para uso local do servidor Postfix, testes e tal.

    Mas não conheço muito do Postfix não, pode ser que preciso mais configurações para fazer isso funcionar, da uma pesquisada qualquer coisa.