+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cobertura WiFi em área aberta

    Pessoal,

    Solicito ajuda para resolver um estudo de caso, que é o seguinte: Preciso iluminar com WiFi uma grande fazenda, formato quadrado com 3 Km de lado (3 x 3 Km). O terreno é plano e com poucos obstáculos. A velocidade para cada usuário pode ser baixa (100 kbps). São uns 45 usuários móveis e distribuídos pela área.

    Pensei na seguinte solução:
    Usar postes com 8 metros de altura. Instalar AP´s com antenas setoriais. Usar o mesmo SSID.

    O que acham dessa solução? Tenho dúvidas sobre que alcance considerar para os AP´s. Poderiam indicar modelos de AP e antenas? Como acertar o handoff entre os AP e evitar interferência entre eles.

    Muito obrigado.
    Última edição por Chewbacca; 29-08-2015 às 19:14.

  2. #2

    Padrão Re: Cobertura WiFi em área aberta

    Boa tarde Chewbacca, olha neste cenário que vc passou tem que ser feito um estudo mesmo! você vai encontrar equipamentos que prometem que faz e acontece aos montes! Entre em contato com este pessoal http://www.ceutelecom.com.br/Produtos/ap-6562/ verifica com eles um estudo detalhado quem sabe eles tem a solução que vc precise.

  3. #3

    Padrão Re: Cobertura WiFi em área aberta

    eu diria para usar unifi ou wavion. se for usar rocket com setorial usa data rate baixo aumenta o alcance, ja que vai usar pouca banda

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Cobertura WiFi em área aberta

    O sinal pode até chagar em PCs, mas dificilmente o sinal do PC chegará à antena o mesmo acontece com celulares.

  5. #5

    Padrão Re: Cobertura WiFi em área aberta

    A Cambium não trabalha com Wi-Fi e por isso limita o uso do equipamento. Concordo com o Icesargc a respeito da Wavion. É um equipamento extremamente robusto em com alcance excepcional! A Zimitti Telecom é distribuidora da Wavion e também da Cambium. Entre em contato com eles e explique direito o que precisa fazer. Tenho certeza que será muito bem atendido!

  6. #6

    Padrão Re: Cobertura WiFi em área aberta

    RB951 e faz a rede em mesh

  7. #7

    Padrão Re: Cobertura WiFi em área aberta

    Citação Postado originalmente por betolong Ver Post
    RB951 e faz a rede em mesh
    Faço minhas suas palavras, ainda mais que a maior parte do tempo será para telemetria....
    Mikrotik tem um protocolo mesh que é muito tranquilo. HWMP.. usamos aqui em alguns POP interligados faz uns 4 anos.

  8. #8

    Padrão Re: Cobertura WiFi em área aberta

    Cara na boa, se tiver $ da pra fazer melhor se não , coloca uma base no centro com uma onmini de 15dbi com uma boa altura e bullet de 600mw depois vc coloca alguns micro-setores pelo resto da fazenda com uma direcional e uma onmini de 8dbi de resolver.

  9. #9

    Padrão Re: Cobertura WiFi em área aberta

    A Wavion tbem faz mesh

  10. #10
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Cobertura WiFi em área aberta

    Pessoal, desculpe mas eu estou ficando com nojo de Ubiquiti, sou gerente de um provedor que atende um raio de mais de 500 KM, fazendas, empresas, tudo mais. Pra mim Ubiquiti só serve pra cliente de baixo custo! Tenho sempre um problema diferente, Mikrotik da pau em ubiquiti em tudo, a única vantagem do Ubiquiti é a interface de configuração reduzida e limitada e que facilita as coisas para um instalador com pouca experiência. Ubiquiti trava, se colocar potência no pico ele queima e por último eles resetam com facilidade com oscilação de energia.

    No seu caso recomendo que coloque um Groove lvl4 com uma omni de 15 db da aquario, mais ou menos 6 metros de altura, com sua abertura vertical pequena, se colocar muito alto não vai funcionar! Então pegue os equipamentos e teste o alcance, onde ficar fraco de sinal você poe um repetidor de sua escolha!

  11. #11

    Padrão Re: Cobertura WiFi em área aberta

    cade o @rubem, ele pode te dar uma luz tb, anda meio sumido