Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
Recomendo sempre usar cordoalhas, temos algumas torres menores em cima de sobrado que usamos cabo de aço, mas bem reforçado, torres acima de 20 metros e extremamente importante usar cordoalhas, apesar da dificuldade de ser trabalhada.
@Reinan o que mais me preocupa é o peso de uma cordoalha. Não sei se você encontra cordoalha de bitola menor que 3/16". Esta é bem pesada. Se levarmos em conta numa torre triangular 3 cabos por nível em 4 níveis são 12 cabos. Um peso considerável.
Outra coisa é que cordoalha 3/16 não se consegue dobrar para usar clip. O indicado é usar alça pré-formada. Uma vez usando, até é mais fácil para aplicar na ponta do cabo e não escorrega de jeito nenhum, e rápido para colocar.
A primeira vez que vi um cabo preso com alça pré-formada eu imaginava que precisava usar alguma máquina para deixar tão bem ajustada. Mas depois que vi num vídeo a colocação só com as mãos achei muito mais fácil. A dificuldade deve ficar por conta do peso. Não afirmo nada, só comento pelo que eu imagino, pois nunca usamos cordoalha. Se for diferente, me corrija.

Já o clip são dois parafusos por clip e 3 clips por fixação. Uma trabalheira grande para fixar o cabo de aço. E tem cabo de aço com alma de fibra e com alma de aço. O cabo de classificação AF tem a tendência de espichar com o tempo.
Então imagino que os dois sistemas tem seus prós e contra.