+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Soma total dos links separados

    Boa tarde

    Atualmente contratei um link dedicado e recebi bloco /29 ai eu tenho internet em 3 locais e cada local tem sua rb eu então para cada local adicionei 1 ip publico so que acontece é que eu recebo na fibra ai da fibra eu passo para switch gb e do switch sai para cada rb recebendo seu ip publico ta funcionando tudo bem porem gostaria de saber qual programa ou algo do tipo possa usar para ver a banda total cada rb eu vejo passando 50mbps porem eu queria ter base de quanto ta meu consumo total eu simplesmente posso fazer a conta rapida mais gostaria de um programa que me auxiliasse dando o trafego total que esta passando entre esses rbs. obg

  2. #2

    Padrão Re: Soma total dos links separados

    Se for só para ver a banda consumida, liga as RBs com VLANs e olha o tráfego de cada VLAN. Vi te dar o tráfego naquele instante.

    Eu prefiro usar esses software de monitoramento. Além de monitorar a rede toda, vc consegue gráficos com tempos maiores, inclusive histórico de consumo por interface da sua RB. Aqui uso o Zabbix.

  3. #3

    Padrão Re: Soma total dos links separados

    se voce usar o nagios ou zabbix existe como sumariza a banda de todos as rb caso voce tenho o protocolo snmp rodando. a outra forma seria ter um ponto comum a todos com o snmp rodando como um switcth de backbone aonde vem o link e distribui. De qualquer maneira sem saber como é a sua estrutura fica difícil.

  4. #4

    Padrão Re: Soma total dos links separados

    Mano, se for só para "sumarizar", ou seja, somar o quanto passa na WAN de cada RB, basta simplesmente usar um Linux de sua escolha com o mrtg, muito mais simples que qualquer outra suíte de monitoramento, que vai te estressar na hora de configurar, se precisar de consultoria pra isso, [email protected].

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: Soma total dos links separados

    Então pessoal como eu só quero o monitoramento para tráfico pensei na seguinte forma em vez do switch eu botar 1 rb 450g com as portas 2345 escravas da porta 1 e atribuía 1 IP válido para a rb neste caso ela servia para eu fazer o monitoramento do link geral e não iria subir o processamento dela já que seria tipo um switch gerenciavel confere essa idéia?

  6. #6

    Padrão Re: Soma total dos links separados

    Citação Postado originalmente por ernandesks Ver Post
    Então pessoal como eu só quero o monitoramento para tráfico pensei na seguinte forma em vez do switch eu botar 1 rb 450g com as portas 2345 escravas da porta 1 e atribuía 1 IP válido para a rb neste caso ela servia para eu fazer o monitoramento do link geral e não iria subir o processamento dela já que seria tipo um switch gerenciavel confere essa idéia?
    Eu ainda não consegui entender bem seu cenário, mas parece que nesse caso um bonding ( link aggregation ) nas portas seria mais fácil de visualizar e gravar o tráfego usando essa RB450g.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  7. #7

    Padrão Re: Soma total dos links separados

    Citação Postado originalmente por ernandesks Ver Post
    Então pessoal como eu só quero o monitoramento para tráfico pensei na seguinte forma em vez do switch eu botar 1 rb 450g com as portas 2345 escravas da porta 1 e atribuía 1 IP válido para a rb neste caso ela servia para eu fazer o monitoramento do link geral e não iria subir o processamento dela já que seria tipo um switch gerenciavel confere essa idéia?
    Olha cara, vai funcionar sim, como você só quer saber o que esta passando em cada porta, pode até usar SNMP e lá num servidor com linux+mrtg ou The Dude pode ver que esta passando e salvar um histórico do tráfego.