+ Responder ao Tópico

1. Gente diante de tanta euforia não pude deixar de postar minha experiência neste assunto. Há alguns anos atrás tive essa ideia, então criei um cenário estabilizado (ao menos na teoria), que atendia aos requisitos do fabricante: Uma rede isolada e estabilizada construída com cabo FE-80, livre de interferências, tipo furadeira, secador etc., e com emendas muito bem feitas. A ideia era colocar um PLC máster e ir colocando um em cada quadra dentro de uma caixinha hermética ligada a um switch de 8 portas para atender os clientes locais, não ultrapassando 300 metros de distância da base (sim porque se vocês fizerem os testes em bancada vai ver que se colocar uma bobina inteira de FE-80 de 500 metros funciona com rate reduzido mas funciona. Na pratica, esqueça fica instável e caindo, Se funcionasse o fabricante recomendaria 500 metros e não 300 como o indicado). Além disso coloquei também alguns PLC dentro das casas dos clientes (algo que não recomendo, pois até ventilador achei ligado as tomadas dos plcs, então se fizerem isso procurem uma forma de ligação mais segura.) No total cheguei a 17 plcs num cenário real. Problemas: Por algum motivo esses equipamentos perdem rendimento a noite, tipo dando timeout na rede ou desconecta e não conecta mais, ou simplesmente desaparece da rede, só voltando a funcionar normalmente no outro dia, mesmo dando reset elétrico na rede(fiz testes na rua em vários locais diferentes e com equipamentos diferentes, para descartar problemas com o meio físico, mas o problema era intermitente e persistia, como se fosse algum tipo de interferência comum nas ruas, sei lá talvez dos reatores não sei ao certo e nunca descobri, mas nos testes em bancada isso não aconteceu. Isso eu deixo pro amigo @rubem , aliás @rubem é bom ver vc aqui.). Outro problema gravíssimo, e este por si só, inviabiliza o projeto, é que os PLCS perdem o pareamento muito fácil, resultando em várias visitas a noite a clientes. Isso me deu muita dor de cabeça a ponto de desistir do projeto. Concluindo não existe formula mágica. A quantos anos eles existem? Por que não foram pra frente? Tenho um monte aqui guardado. Hoje eu uso eles quando tenho algum problema que a rede para em algum lugar daí eu faço uma bridge com eles até achar o problema e normalizar a rede. Espero ter ajudado, abraço a todos.

2. Citação Postado originalmente por Leonardorodrigues Ver Post
    Caros colegas, sobre esse equipamento, alguem saberia responder se em um espaço de 500 metros, ja que cada par só vai até 300m, usa-se 2 pares para interligar uma rede de uma lado ao outro. (500m). A(0m)-----B(250m) + C(250m)----D(500m). Ligando o ponto B ao C, um aparelho no outro. Teremos um link entre A e D ?
    Essa é a parte chata de plc/homeplug, precisa mesmo colocar 2 aparelhos pra fazer o sinal seguir a diante.
    Numa rede ethernet você usa 1 switch de N portas, mas com plc precisa 2, interligados via ethernet, e esse tipo de cascateamento sempre perde desempenho.

Infelizmente não tem nenhum previsão de um Homeplug longa distancia, até porque o padrão é HOMEplug aliance, não é ISPplug, convenhamos que uma casa (HOME) com mais de 300m de fiação é coisa rara, eu acho que eles vão ficar com essa limitação de distancia por muito tempo.

Responsável pela padronização:
    www.HOMEplug.org

3. Alias, por acaso alguém que já tenha um longo cabo de rede esticado em poste e cia poderia testar se consegue numeros assim usando PLC sobre cabo de rede:
    http://www.solwise.co.uk/learningcen...cles/homeplug/
    e
    http://www.solwise.co.uk/net-powerline-homeplug-tp.html

Eles não passam dados se usar 2 + 2 pares com eletricidade, ou só 1 + 1 par, mas que seja usando todos os fios, se der 25Mbps em 500m tá muito bom.

(Eu imagino que seja usando fase+neutro em cada par, algo tipo fase no laranja e neutro no laranja/branco, fase no azul, neutro no azul claro, a trançagem deve limitar o ruído externo. Colocar um par (laranja + laranja/branco) na fase, e outro no neutro, como POE faz, não deve ser diferente de cabo FE ou cabinho flexível)

4. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Digamos que você pegue um adaptador homeplug compacto, tipo esse:
    https://forum.openrov.com/t/teardown...ug-adapter/305

Aqui você vê a fonte na esquerda, e a placa de sinal na direita:
    https://forum.openrov.com/uploads/op...42269d9375.jpg

Alimenta ele direto com 3,3V nesse caso (Os TPLink AVP são 5V), e pode usar os 2 pinos de dados separado, veja no final do link outras imagens. Peguei deles essa aqui onde dá pra ver nitidamente o pino de dados depois da bobina, e os 3 pinos de alimentação (Esse parece que funciona só com 3,3V, outros podem pedir +5, GND e -5V, ou +3,3 GND e +5V por isso 3 pinos):
    Anexo 60681

Só esse adaptador tem fonte separavel assim, nos outros tem que ver bem as trilhas, aqui em cima dá pra ver a bobina, esse modelo ainda tem um optoacoplador pra RX (O TX vai direto na rede AC), isso era antes dos 85Mbps, hoje todos tem esses optoacopladores no chipset e só tem essa bobina pra dados, teria que fazer isso:
    Anexo 60682

(Esses anexos estão abrindo? Pra mim a maioria dos outros não abre, em qualquer navegador, logado ou não)

Não precisa cortar fora a parte da fonte, é só desprezar ela, desligar ou não. Não deve caber qualquer jack P4 de painel pra alimentar com fonte externa em todos os adaptadores, cada caso é um caso, não tenho nenhum aqui agora pra propor uma montagem mas isso é detalhe irrelevante, querendo é só fazer, não precisa "projeto" pra isso (Põe jack em rabicho externo, dalta de espaço não é problema), só tem que ter noção do tempo que leva por unidade pra fazer isso (E da perda de garantia).
    Anexos funcionando agora, só pra ter idéia da simplicidade de alguns aparelhos pra adaptar alimentação externa.

5. esse tópico ta muito bom!
    Vamos adaptar a tecnologia a nossa necessidade.

Tópicos Similares

1. Aparelhos Power Line
    Por Mr_Dom no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 24-12-2006, 08:45
  2. Respostas: 8
    Último Post: 12-10-2006, 22:50
  3. Fazer rede usando PLC (Power Line)
    Por rcfweb no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 02-09-2006, 08:12
  4. PLC - Power Line Communication