Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Cuidado gente, com a implementação do ospf+mpls+vpls, etc... O assunto é complexo tem que realmente saber o que está fazendo.

2. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Gabriel , a respeito do que voce comentou sobre as visualizaçãoes, e sobre a ajuda ou não, fui consultar a administração.

Aquele número de visualizações inclui usuários não registrados no Under e também as repetições que os usuários entram no tópico cada vez... Por isso o valor sobe tanto..
    Os usuários registrados no Under e que visitaram o tópico você encontra no pé da página.

Mesmo assim, o assunto parece ser bem profundo mesmo... mas aos poucos as informações estão chegando...
    Obrigado pela informação

3. Citação Postado originalmente por sneeep Ver Post
    Sobre implementações de Ospf+Mpls+Vpls, segue uma apresentação em ingles do assunto, esclarece um pouquinho

http://mum.mikrotik.com/presentations/US13/kirnak.pdf
    Ja tinha visto mas vou dar uma repassada...porém basicamente ele repete com exemplos o que ta na wikimikro

4. Citação Postado originalmente por sneeep Ver Post
    Meu amigo, também me bati muito a respeito da teoria e pratica a respeito do L2mtu, hoje temos uma rede da qual tenho conversores de midia malditos que não passam um frame maior que 1504 na rede. Mas, basicamente, o mpls com vpls adicionam mais 26 no cabeçalho L2 que sai do roteador.

Quanto a l2mtu das interfaces da sua Mikrotik, tudo depende do seu hardware pois a 1100ahx2 por exemplo, possui 2 switchs compartilhados entre 10 portas, 2 portas compartilhadas ( bypass ) e 1 porta conectada direta a cpu, tudo isso pode influenciar no tamanho dos frames que a mesma pode passar.

edit- tamanho máximo dos frames*

Dica* = Sobre usar vpls em ambiente com l2mtu menor do que os 1526 necessários pra passar os frames sem fragmentar, MESMO COM "DON'T FRAGMENT" no cabeçalho do pacote o driver da vpls fragmenta e desfragmenta tudo nas pontas automaticamente. Logo, dependendo do tamanho do seu ambiente as vezes tu recebes 10k de pacotes em uma interface e dentro da rede passa 16,18k de pacotes pra dentro porque a vpls automaticamente fragmenta tudo.

> http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...n_RouterBoards parece meio complicado mas é simples até
    Sim colega, a estrutura fisica interna eu conheço mas minha duvida é:

A capacidade de transporte de cada porta esta vinculada ao chip interno do switch da RB (continuando no exemplo que deste acima e ai os que trbalham em 100 levam tanto e os que trabalham em 1000 levam tanto) ou se esta vinculado a modulação da porta pois posso ligar uma interface /100 na saida /1000 e dai a saida vai operar em 100 mas continuaria transportanto a mesma quantidade de l2mtu??

5. Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Na verdade a parte mais sensível aí é o MPLS e o MTU.
    Eu sei, mesmo porque de tutorias pra fazer o MPLS, VPLS, Vlan etc... tem vários...mas alguém aqui ja reparou que nenhum deles fala da importancia de calibara corretamente o L2mtu, dai o cara vai la, todo animado, faz o lance e depois não funciona e até descobrir o pq ja passou uma raiva danada...eu acho isso uma tremenda sacanagem....ou faz completo ou não faz.
    Outro detalhe, vejam que não são dados tão faceis de serem achados a capacidade de L2MTU dos equipos, mikro, UBNT, intelbras...alguém aqui sabe dizer num pisca de olho qual o L2MTU maximo na lan de um APCM5?? duvido...eu tampouco..., dados tão sensiveis pro correto funcionamento do conjunto deveriam ser mais evidentes...

Tópicos Similares

1. Duvidas Modem Speedy..?
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 04-09-2002, 18:34
  2. Duvidas Ipchains / Iptables!!!
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 20-08-2002, 14:39
  3. Limitar o logon e outra duvida ..
    Por MarcelScan no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1