+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Para quem acha que CCR resolverá tudo

    Amigos, atendo muitos provedores diariamente aqui por causa do RadiusNet. Vejo muitos casos de grandes investimentos sem necessidade em equipamentos. Por isso resolvi postar essa foto para servir de parâmetro para quem estiver pensando em qual equipamento colocar.

    Trata-se de uma RB 1100AHx2 que está:

    - Um BGP full routing com a Algar rodando num link dedicado de 200 megas
    - Um clear channel de 100 megas com o PTT
    - É o router principal do OSPF da rede (DR)
    - É o DNS dos clientes (na verdade é o DNS das RBs internas. Essas sim são os DNS direto dos clientes)
    - Ainda tem mais de 50 clientes PPPoE nela (eu não queria isso, mas queimou uma RB e tive que improvisar. Não queria que essa RB tivesse clientes diretamente conectados, mas enfim, temos 50 túneis ainda na conta!)

    Print tirado às 22:00, horário de pico.

    Vejam no canto da tela o processamento: apenas 42%!!

    Minha mensagem é: antes de comprar equipamentos e, principalmente, acreditar no que o vendedor fala, pesquise. Muitas vezes você poderia gastar o seu $$ em coisas mais importantes!

    Abraço
    Fabricio
    www.radius.net.br - Software para gerenciamento de provedores de internet
    www.vianatel.com.br - Outorgas Anatel - Tudo sobre SCM, SeAC e STFC
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1100ahx2.jpg
Visualizações:	800
Tamanho: 	413,2 KB
ID:      	60994  

  2. #2

    Padrão Re: Para quem acha que CCR resolverá tudo

    Interessante, porém, o problema é esse equipamento der problema. O certo (se tiver possibilidade) é ter outro equipamento como você mesmo disse para os clientes. Com 42% pra 60% de processamento está perto e é quando as Router começam a apresentar instabilidade. Hoje tenho CCR1036 com 1700 ON com 700Mbps e 27% de processamento (Nesse POP já possuo outra CCR pra dividir a carga)... Assim, como também tenho CCR1036 com 100 ON já pensando na demanda (Deus abençoe).

    Obs: A uns 5 meses atrás no lugar desta CCR com 1700 ON(na epoca eram 1200 ON 450Mbps) tínhamos outra CCR1036 que estava travando sendo necessário o reboot (2 a 3x/dia), achei que a mesma não estava suportando a quantidade ONline, como tinha outra CCR com 50 ON em outro POP substituir por uma RB750G de ultima hora até comprarmos outra CCR. Acabei descobrindo que era uma das portas que ao ser usada em testes com 10 ONline ocasionava o travamento do equipamento.

    Problemas que tive com CCR e que pode ser o problema de alguém:
    1-Versões 6.10 a 6.20: instabilidade com PPPoE
    2-Ether que trabalhava com 80Mbps a 200Mbps+ de uma hora pra outra não suportavam mais e não passava de 60Mbps (2 CCRs tive esse mesmo problema independente da versão OS)
    3-Ether travando equipamento (ao nao usar a ether defetuosa CCR 100%)
    4-Ao ligar CCR leds das Eths maioria não acendem, porém, equipamento 100%

    Print: CCR1036 1770 ON PPPoE -> 738Mbps+
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CCR1036 30UP - 1770 ON - 738Mbps.png
Visualizações:	561
Tamanho: 	158,5 KB
ID:      	61027

  3. #3

    Padrão Re: Para quem acha que CCR resolverá tudo

    Vi há alguns dias um caso onde um sujeito pedia em um grupo no Facebook recomendações de roteador, se não me engano para receber o link, e um cara já chegou falando em CCR1072 (acho ainda que nem havia chegado ao Brasil).

    Lembro que o tráfego era pequeno (bem menos que 500Mbps) e que até uma RB1100AHx2 supriria a demanda, mas tem um pessoal que vive em recomendar o último produto da MikroTik (antes da CCR1072 recomendavam a CCR1036 para tudo).

    Será que tem gente ganhando comissão de fornecedor encima do valor do produto adquirido por indicação? Só assim para esses absurdos fazerem algum sentido, hehehehe.

  4. #4

    Padrão Re: Para quem acha que CCR resolverá tudo

    Nos anos 80 tinha o famoso "Ninguém nunca foi demitido por comprar IBM".
    Nos anos 90 em redes era algo tipo "Ninguém nunca foi demitido por comprar 3Com".

    Hoje tem coisas tipo "Ninguém nunca foi demitido por comprar Furukawa", ou "Ninguém nunca foi demitido por usar uma CCR1036 pra balancear link de 1Mbps".

    Se "falta" hardware todo mundo vê de longe e o responsável passa vergoinha, mas se "sobra" ninguém percebe, então sempre teve essa mania de superdimensionar tudo, se sobrar o chefe leigo não vai perceber mesmo, não vai poder falar que gastou demais.

    Tudo insegurança de pessoal de TI trabalhando com o que não conhece (Seria tipo botar eu pra gerenciar MK... pff... bota o estagiário na função que dá mais certo).

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Amigos, atendo muitos provedores diariamente aqui por causa do RadiusNet. Vejo muitos casos de grandes investimentos sem necessidade em equipamentos. Por isso resolvi postar essa foto para servir de parâmetro para quem estiver pensando em qual equipamento colocar.

    Trata-se de uma RB 1100AHx2 que está:

    - Um BGP full routing com a Algar rodando num link dedicado de 200 megas
    - Um clear channel de 100 megas com o PTT
    - É o router principal do OSPF da rede (DR)
    - É o DNS dos clientes (na verdade é o DNS das RBs internas. Essas sim são os DNS direto dos clientes)
    - Ainda tem mais de 50 clientes PPPoE nela (eu não queria isso, mas queimou uma RB e tive que improvisar. Não queria que essa RB tivesse clientes diretamente conectados, mas enfim, temos 50 túneis ainda na conta!)

    Print tirado às 22:00, horário de pico.

    Vejam no canto da tela o processamento: apenas 42%!!

    Minha mensagem é: antes de comprar equipamentos e, principalmente, acreditar no que o vendedor fala, pesquise. Muitas vezes você poderia gastar o seu $$ em coisas mais importantes!

    Abraço
    Fabricio
    www.radius.net.br - Software para gerenciamento de provedores de internet
    www.vianatel.com.br - Outorgas Anatel - Tudo sobre SCM, SeAC e STFC

    Por essa Rb não estar recebendo full route,(na foto vc esqueceu de tampar o campo de quantas rotas recebe) esse processamento de 42%, ta bem auto... Um consultor bom deve conseguir melhorar isso pra vc...

  6. #6

    Padrão Re: Para quem acha que CCR resolverá tudo

    Só pra corrigir, não tem nada de full routing aí não (analisem atentamente as imagens), desse jeito qualquer MK vai bem, hahaha.

  7. #7

    Padrão Re: Para quem acha que CCR resolverá tudo

    Pois é,

    No meu caso, não terei nenhum cliente que preciso passar full routing. Só peer com a operadora para anunciar os IPs e começando a ver transporte e peering no PTT-SP.

    Posso deixar o BGP em uma RB1100AHX2 mesmo? Tráfego de cerca de 400 megabits.

    Edit: Peguei uma EdgeRouter pro, então trocar a 1100ahx2 pela Edgerouter pro.

  8. #8

    Padrão Re: Para quem acha que CCR resolverá tudo

    Se você já tem EdgeRouter PRO8, então fique com ela. :-)

    Tenho vários cases com BGP em MK (sem usar full routing, somente quando preciso) e não tenho problemas, mas se tenho EdgeRouter na mão, dou preferência à ela.