+ Responder ao Tópico

Padrão Enlace (PTP) 1km sem visada

Boa noite pessoal, estou pesquisando sobre o assunto pois nunca trabalhei com enlace a radio antes. Preciso conectar uma filial num prédio de 12 andares com um galpão a aproximadamente 1 km, sem visada (dois prédios no caminho).
    O que vocês sugerem para fechar esse enlace com uma velocidade de aprox. 100Mbps?
    Lembrando que a rede será para trafegar dados de VoIP, CFTV, ERP usado pela empresa, acesso remoto para suporte, etc.
    Obs. A região é normalmente muito chuvosa e há muitas árvores e prédios.

Imagens do Google Earth:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.png
Visualizações:	140
Tamanho: 	885,1 KB
ID:      	61319

Nome:	         ptp2.png
Visualizações:	147
Tamanho: 	814,0 KB
ID:      	61320

Nome:	         ptp3.png
Visualizações:	123
Tamanho: 	1,08 MB
ID:      	61321

Padrão Re: Enlace (PTP) 1km sem visada

Sem fio esquece... sem visada nada vai funcionar, muito menos chegar nesses 100Mbps ai.

Sem Visada Esquece, Joga fibra nos poste ai te garanto que dar certo ate no dia que a concessionaria de energia não cortar!

Existe uma fibra da furukawa chamada figura 8 drop flat. Ela tem uma aparência quase igual ao um cabo fe telefónico , ela eh quase imperceptivel alem de um otimo custo beneficio.

Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Existe uma fibra da furukawa chamada figura 8 drop flat. Ela tem uma aparência quase igual ao um cabo fe telefónico , ela eh quase imperceptivel alem de um otimo custo beneficio.
    usando esse http://produto.mercadolivre.com.br/M...ink-mc220l-_JM
    não precisa nem de fusao é so conector mecanico

Via radio , sem visada , não é possivel o link

esquece isso, da um jeito de colocar um repetidor em um destes predios para ganhar visada.

Qrt5.8 da routerboard

Ingresso
    Oct 2008
    Posts de Blog
    1

Citação Postado originalmente por FMVC10 Ver Post
    Boa noite pessoal, estou pesquisando sobre o assunto pois nunca trabalhei com enlace a radio antes. Preciso conectar uma filial num prédio de 12 andares com um galpão a aproximadamente 1 km, sem visada (dois prédios no caminho).
    O que vocês sugerem para fechar esse enlace com uma velocidade de aprox. 100Mbps?
    Lembrando que a rede será para trafegar dados de VoIP, CFTV, ERP usado pela empresa, acesso remoto para suporte, etc.
    Obs. A região é normalmente muito chuvosa e há muitas árvores e prédios.

Imagens do Google Earth:

Nome:	         ptp.png
Visualizações:	140
Tamanho: 	885,1 KB
ID:      	61319

Nome:	         ptp2.png
Visualizações:	147
Tamanho: 	814,0 KB
ID:      	61320

Nome:	         ptp3.png
Visualizações:	123
Tamanho: 	1,08 MB
ID:      	61321
    Bom Dia,
    NLOS vais conseguir no máximo 40Mb de troughput , e isso usando equipamentos importados (que vai custar muito ).esqueça Nlos pra esse caso.
    O que fazer então?
    5GHZ (usar Airfiber ou outro radio como os radios da Mimosa) que trabalham com até 800Mb full de troughput.
    Como fazer?
    Achar um prédio ou outro ponto para triangular o sinal e chegar nos dois pontos.
    Você pode fazer um contrato com o prédio e dar internet para eles em troca do uso do terraço para a sua "repetidora" de sinal. faça um contrato de permuta.
    Essa é a saída, fibra nesse caso seria outra opção porém muito caro.
    Boa sorte.

oloko eu uso radios qrt2 q sao 2.4 pra mesma distancia, um em predio de uns 15 ou 20mts no maximo e outro em um sobrado de uns 8 mts no maximo e passa 200mb, isso em 2.4, com o radio em 5.8 creio q fique ate melhor o sinal, e quanto a visada, meu alinhamento foi feio direcionando uma qrt2 a uma omni, e depois q encontrei o maior sinal pra essa omni eu tirei ela e coloquei a outra qrt2 e apontei para a primeira, era as ferramentas q eu tinha, e fcou assimClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         qrt2.jpg
Visualizações:	127
Tamanho: 	342,9 KB
ID:      	61336

Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Posts de Blog
    1

Citação Postado originalmente por masterbeto Ver Post
    oloko eu uso radios qrt2 q sao 2.4 pra mesma distancia, um em predio de uns 15 ou 20mts no maximo e outro em um sobrado de uns 8 mts no maximo e passa 200mb, isso em 2.4, com o radio em 5.8 creio q fique ate melhor o sinal, e quanto a visada, meu alinhamento foi feio direcionando uma qrt2 a uma omni, e depois q encontrei o maior sinal pra essa omni eu tirei ela e coloquei a outra qrt2 e apontei para a primeira, era as ferramentas q eu tinha, e fcou assimClique na imagem para uma versão maior

Como você setou o data rate em 300 Mbps ?
    Pois na minha só tem a opção de até 54 Mbps
    Se mais alguém souber e poder ajudar, agradeço

Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Como você setou o data rate em 300 Mbps ?
    Pois na minha só tem a opção de até 54 Mbps
    Se mais alguém souber e poder ajudar, agradeço
    MCS15 tem data rate de 270 e 300M.
    270M é MCS15 com HT Guard Interval (Na aba HT) em LONG. Se colocar essa opção em SHORT fica em 300M.

Na aba DATA RATES você seleciona os data rates pros modos A, B e G. Se você usar modo N-only tanto faz o que coloca nessa aba. Os data rates pra somente N ficam na aba HT MCS, e o data rate que tem 300M é MCS15.

(Mas data rate maior exige sinal maior. MCS15 precisa sinal lá pelos -55dBm pra ter throughput decente, com sinal ruim tipo -80dBm tanto faz usar MCS15 ou MCS8 que terá tráfego ruim)

Eita, realmente é dificil ai.
    Sou de Belém e sei muito bem como é esse cenário.
    Também estou tendo dificuldades em meu primeiro ptp de 2km sem visada, creio que vou ter que fazer a triangulação do link.
    Se precisar de ajuda na prática é só mandar uma msg pv, não quero nada além de adiquirir experiencia na area.
    Abraços

Citação Postado originalmente por masterbeto Ver Post

Há uma grande diferença em Teste de banda UDP com TCP.

com 2 ou 3 MB de link voce passa 100MB de UDP. poderia realizar os mesmo testes e postar aqui o seu resultado??? porém dessa vez utilizando o protocolo TCP.