Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Boa noite pessoal, preciso da aguda de vocês.

    Peguei um Hotel para melhorar o sistema de Wi-Fideles. Atualmente eles tem Internet via Rádio com um link de 4MB que é o máximoque a empresa fornece. Está ligado a esse rádio um Groove A52HPN com uma ominide 9dB. Como o Hotel é grande esse groove não atinge 100% e tem outro GrooveA52HPN. Os 2 estão em modo AP Bridge. Os 2 foram colocados estrategicamente emvisada direta e atingindo 100% do Hotel, inclusive o computador da recepção nosegundo Groove. Eu fechei o enlace entre eles com uma ponte mesh e tudo estavafuncionando perfeitamente a cerca de 2 meses atras. Tivemos pico de 60dispositivos conectados neles e o processamento nunca passou dos 40%. O Groove(1) que se conecta ao Radio da internet está como cliente DHCP, pegando o IPautomático do Radio e Servidor DHCP para gerenciar os dispositivos conectados aele. O segundo Groove eu simplesmente fechei o Enlace com a mesh e deu um ip naponte pra poder gerenciar ele, caso necessário. O primeiro está num mastro deconcreto a uns 5 metros de altura da área de acesso ligado a uma fonte Ubiquitide 24V 1A ligada num estabilizador. O segundo está num mastro de açogalvanizado que foi soltado numa grade que serve de peitoril de mais ou menos80 metros lineares, ele está ligado também a uma fonte Ubiquiti de 24V 1A econectada num estabilizador. Os 2 Grooves estão em um desnível de uns 20metros.

    O problema aconteceu ha uns 2 meses atras numachuva muito forte com relâmpagos e raios no dia seguinte os 2 perderam o enlacee não se comunicavam mais. Desci o 2, resetei eles e configurei novamente. Comoos 2 estavam lado a lado o enlace ficou perfeito e quando subi eles de novo nãofuncionava. Mandei buscar as redes ao redor deles e o sinal de um chegava muitofraco no outro e vice-versa. Os 2 grooves não queimaram, mas ficaram "fracos ". Pedi pra comprar outros 2 deles pois achei que por razão de raioou relâmpago eles " queimaram " . Configurei os 2 novos e ficou tudoperfeito de novo. Pings de no máximo 3 ms e sem perda de pacotes. Ai semanapassada deu outra chuva mas mesmas condições e os 2 ficaram " fracos" de novo. Não vou pedir pro pessoal do Hotel comprar mais 2 dessesGrooves pois eles são caros e tem alguma coisa de errado rs... Não sei se adescarga elétrica está vindo da rede elétrica (os estabilizadores não estãoaterrados) ou está vindo do ar mesmo .... li relatos que esses equipamentos sãomuito sensíveis mesmo e um amigo sugeriu trocar os 2 Grooves por 2 Bullets dotitulo.

    Minha pergunta é a seguinte. O bullet conseguegerenciar pico de 60 ou 70 dispositivos ao mesmo tempo ? consigo fechar o mesmoenlace entre eles como faço com o Mikrotik ? ele é mais resistente a raios erelâmpagos ? Existe outra alternativa com outros equipamentos ?

    Desculpem o texto longo mas precisodesesperadamente da ajuda de vocês. Obrigado

  2. Amigo, olha só...
    Hoje eu trabalho em minha rede apenas com Mikrotik, inclusive faço uso de alguns Grooves nesta rede. Desde o começo eu usei os Grooves. A única vez que eles me deixaram na mão, foi quando, por descuido meu, entrou água neles. Um chegou a queimar(queimar de não ligar mais hehe) e o outro ainda funciona, só que demora muuuito pra ligar, tenho que deixar ele na tomada uns 20min pra ele iniciar.

    No seu caso, na minha opinião, só pode estar acontecendo duas coisas: ou está infiltrando água nos Grooves(na ponta deles, já que eles não param de funcionar, apenas fica fraco o sinal) ou infiltrando água nas antenas Omini. Como você faz o isolamento dos Grooves nas antenas?

    Em relação ao equipamento da Ubiquiti, não sou um conhecedor muito bom pra te falar a respeito, o que eu posso te falar é que bastante gente relatava sobre problemas com portas LAN queimando muito fácil com descargas elétricas, quando o ambiente não é aterrado(e alguns casos até em ambiente aterrados). Não sei como estão os equipamentos hoje, mas eu recomendaria que você continuasse utilizando os Grooves.

    Voltando aos Grooves, tente desmonta-los, abri-los(tem uma peça que é parafusada na ponta dele que se você soltar, você abre o Groove totalmente, tira ele totalmente da case) e verificar se não há água neles. Faça o mesmo nas pontas das Ominis, talvez o problema seja nelas.



  3. Sobre queima em tempestades, não tem relação com numero de clientes conectados, é amplificador queimando. O amplificador fica DEPOIS do chipset, entre o chipset e a antena, caso a antena e cabo induzam tensão alta queima amplificador e chipset, quando é baixa queima só o amplificador.

    E o amplificador queima com 1 cliente conectado ou com ZERO, queima em modo cliente, AP ou repetição, basta estar ligado.

    Pra evitar isso é só aterrar a carcaça da antena, seja omni, setorial, disco, grade.

    Não achei uma foto do Groove A52hpn com a latinha removida mas não é difícil identificar o amplificador quando abre, aqui um groove 2,4GHz bem parecido:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         groove.jpg
Visualizações:	165
Tamanho: 	210,7 KB
ID:      	61623

    Pra trocar precisa uma estação de ar-quente e muita habilidade (Pratica em outras coisas pifadas primeiro). O CI em sí nem é tão caro, uns R$ 30 provavelmente.

    Se não quiser aterrar, pode usar protetor de surto, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...tor-de-rf--_JM
    ou um com centelhador trocável (Se não trocar o centelhador tem que trocar o protetor inteiro), tipo:
    http://www.novanetwork.com.br/produt...6-nmnfbw-9.php

    Mas... esses protetores tem conector pra aterramento porque sem aterramento a proteção deles é bem baixa, de qualquer forma é bom ter aterramento.
    (Se em área urbana já é preciso, imagina fora da área urbana! Se o hotel não tem aterramento em lugar nenhum o dono tem que apanhar)

    E se tiver queima de porta ethernet (Ou Groove, Bullet ou qualquer CPE deixando de responder na porta ethernet), é falta disso aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...net-10100g-_JM
    O fiozinho verde nos protetores também é pra ligar no aterramento.

    Sai caro encher de protetor, mas em ambiente rural ou industrial aqui se não tiver essas proteções é 1 ou 2 queimas por ano, um aterramento meia-boca não serve pra para-raios ou pra ligar estrutura metalica de telhado, mas pra proteger ethernet e amplificadores de RF serve bem, uma aste de 3m de cobre em solo úmido (Nada de colocar em solo que nunca molha, coloca em gramado, onde sempre molhe, mas nada de deixar 20cm da aste pra fora, coloca ela uns 20 ou 30cm abaixo do solo) não é ideál mas é bem barato e já evita muuuuuuuuito prejuízo.

    Enfim, protetores + aterramento. Ou pelo menos só aterramento.
    (Mas só protetores ajuda pouco)

    Colocar na entrada da rede elétrica do hotel DR + DPS ajuda pouco, o amplificador queima porque ele é quem recebe a alta tensão que é induzida na antena, um raio cria um campo eletromagnético quando cai (Pode ser ouvido em rádio AM), um campo magnético acertando um fio induz tensão nesse fio, se chegar no angulo certo, e nenhum dos lados do fio tiver aterramento, induz uma tensão bem alta, e o ponto onde essa tensão tem que passa pra descarregar no solo (Que passa pela fase ou neutro da rede elétrica, passando pelo radio, cabo ethernet e fonte chaveada, até mesmo nobreak ou estabilizador), o primeiro ponto do circuito que essa tensão passa é o amplificador, ele é o primeiro componente sensível no caminho então ele é quem vai pro espaço, depois de ele dissipar parte da energia na forma de calor, a tensão cai e não danifica nada mais adiante. Se ela fosse ainda maior atingiria o chipset de RF, aí você não escanearia nada (O amplificador amplifica saída, não entrada, ele perde potência mas recebe sinal normalmente), e se fosse ainda maior acertaria o chipset principal, onde tem a CPU e o controlador ethernet, aí você não acessaria mais nem o setup do rádio.
    (E quando a descarga vem pela rede ethernet é o contrário, primeiro queima o chipset principal, só se isso for muito grande passa pro chipset de RF, ou pra Ram, ou pra Rom)

  4. No conector N que fica encaixado direto na antena que é uma ANTENA HYPER 2.4GHZ OMNI 9DBI HG2409UDT-PRO coloquei fita de alta fusão bem apertada e sem economia rs... Eu consegui abrir uma das antenas e não percebi água dentro delas e também desmontei o Groove e não tem nenhum vestígio de agua em nenhum deles. Já tivemos chuvas bem fortes sem raios ou relâmpagos e os equipamentos funcionam perfeitamente. Eu acredito que é sobrecarga mesmo .... será que aterrando a antena e colocando um no-break e aterrando o mesmo resolverá ?



  5. Muito obrigado Rubem, vou providenciar o aterramento e subir um cabo, será que 2,5mm já é suficiente ? Vou aterrar o estabilizador também e a carcaça da antena. A antena que uso é a ANTENA HYPER 2.4GHZ OMNI 9DBI HG2409UDT-PRO, continuo com ela, ou você recomenda outra ? Você consegue trocar o amplificador ? Quando você cobra ? Muito obrigado pela aula de aterramento e proteção, vai ajudar muito.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sobre queima em tempestades, não tem relação com numero de clientes conectados, é amplificador queimando. O amplificador fica DEPOIS do chipset, entre o chipset e a antena, caso a antena e cabo induzam tensão alta queima amplificador e chipset, quando é baixa queima só o amplificador.

    E o amplificador queima com 1 cliente conectado ou com ZERO, queima em modo cliente, AP ou repetição, basta estar ligado.

    Pra evitar isso é só aterrar a carcaça da antena, seja omni, setorial, disco, grade.

    Não achei uma foto do Groove A52hpn com a latinha removida mas não é difícil identificar o amplificador quando abre, aqui um groove 2,4GHz bem parecido:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         groove.jpg
Visualizações:	165
Tamanho: 	210,7 KB
ID:      	61623

    Pra trocar precisa uma estação de ar-quente e muita habilidade (Pratica em outras coisas pifadas primeiro). O CI em sí nem é tão caro, uns R$ 30 provavelmente.

    Se não quiser aterrar, pode usar protetor de surto, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...tor-de-rf--_JM
    ou um com centelhador trocável (Se não trocar o centelhador tem que trocar o protetor inteiro), tipo:
    http://www.novanetwork.com.br/produt...6-nmnfbw-9.php

    Mas... esses protetores tem conector pra aterramento porque sem aterramento a proteção deles é bem baixa, de qualquer forma é bom ter aterramento.
    (Se em área urbana já é preciso, imagina fora da área urbana! Se o hotel não tem aterramento em lugar nenhum o dono tem que apanhar)

    E se tiver queima de porta ethernet (Ou Groove, Bullet ou qualquer CPE deixando de responder na porta ethernet), é falta disso aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...net-10100g-_JM
    O fiozinho verde nos protetores também é pra ligar no aterramento.

    Sai caro encher de protetor, mas em ambiente rural ou industrial aqui se não tiver essas proteções é 1 ou 2 queimas por ano, um aterramento meia-boca não serve pra para-raios ou pra ligar estrutura metalica de telhado, mas pra proteger ethernet e amplificadores de RF serve bem, uma aste de 3m de cobre em solo úmido (Nada de colocar em solo que nunca molha, coloca em gramado, onde sempre molhe, mas nada de deixar 20cm da aste pra fora, coloca ela uns 20 ou 30cm abaixo do solo) não é ideál mas é bem barato e já evita muuuuuuuuito prejuízo.

    Enfim, protetores + aterramento. Ou pelo menos só aterramento.
    (Mas só protetores ajuda pouco)

    Colocar na entrada da rede elétrica do hotel DR + DPS ajuda pouco, o amplificador queima porque ele é quem recebe a alta tensão que é induzida na antena, um raio cria um campo eletromagnético quando cai (Pode ser ouvido em rádio AM), um campo magnético acertando um fio induz tensão nesse fio, se chegar no angulo certo, e nenhum dos lados do fio tiver aterramento, induz uma tensão bem alta, e o ponto onde essa tensão tem que passa pra descarregar no solo (Que passa pela fase ou neutro da rede elétrica, passando pelo radio, cabo ethernet e fonte chaveada, até mesmo nobreak ou estabilizador), o primeiro ponto do circuito que essa tensão passa é o amplificador, ele é o primeiro componente sensível no caminho então ele é quem vai pro espaço, depois de ele dissipar parte da energia na forma de calor, a tensão cai e não danifica nada mais adiante. Se ela fosse ainda maior atingiria o chipset de RF, aí você não escanearia nada (O amplificador amplifica saída, não entrada, ele perde potência mas recebe sinal normalmente), e se fosse ainda maior acertaria o chipset principal, onde tem a CPU e o controlador ethernet, aí você não acessaria mais nem o setup do rádio.
    (E quando a descarga vem pela rede ethernet é o contrário, primeiro queima o chipset principal, só se isso for muito grande passa pro chipset de RF, ou pra Ram, ou pra Rom)






Tópicos Similares

  1. Groove A 52 HPN ou Bullet M5
    Por Ricardo-nick no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 22-04-2015, 21:25
  2. Respostas: 3
    Último Post: 16-05-2013, 09:35
  3. Respostas: 4
    Último Post: 19-03-2013, 20:19
  4. Respostas: 14
    Último Post: 01-08-2011, 14:02
  5. bullet 2hp + omni ou 3 nanostation 2
    Por rjardim no fórum Redes
    Respostas: 20
    Último Post: 10-07-2011, 22:21

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L