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  1. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Aí que tá a graça! Nesses conversores baratos, seja step-up ou step-down (Pra aumentar ou pra diminuir a tensão) você que ajusta a tensão que quiser, tem um trimpot azul com um parafusinho de fenda, dá uma olhada nas fotos deles, aquilo é um potenciômetro multi-voltas, tipo controle de volume, só que de 20 voltas. Você liga um multímetro na saída medindo a tensão, e gira o parafusinho pra um lado ou pro outro pra obter a tensão que quiser, 9V, ou 12V, ou 16V...

    Mas... tem como abrir umas das câmeras pra confirmar o circuito? Camera de segurança é basicamente um sensor CMOS de webcam que usa 5V, nas câmeras baratas tem um CI antigasso, um LM7805, que passa de 8 a 24V pra 5V. Geralmente tem um capacitor de 16V na entrada então não seria bom passar de uns 15V, mas nas câmeras que eu conheço é tranquilo ligar qualquer tensão de 8 a 14V!
    (Os primeiros nobreaks DC que conheci a uns 10-15 anos eram pra câmeras de segurança! Não eram nada diferentes dos nobreaks DC que usamos nos provedores, era tensão direto das baterias pra câmeras.

    Se a camera tiver algo tipo 7805, 78l05, ou mesmo um CI tipo o MC64063, pode ligar em 12V, são CI's com um range de tensão bem maior que "8,5 a 9,5V" da fonte original.

    Digo pra abrir e ver isso pelo seguinte: Esses conversores precisam uma diferença mínima entre entrada e saída tipo 1,5V a 2V. Ou seja, se a saída está ajustava pra 9V, a tensão de entrada precisa ficar acima de 10,5V ou 11V, senão ele começa a entregar muito ripple.
    Se for no modelo azul de R$ 9,90 que passei o link a diferença deve ficar nuns 1,3V na prática, ou seja, se ajustar pra 9V precisa mais de 10,3V, tá tranquilo, bateria sempre tem mais que isso.
    (Mas tem uns reguladores de tensão que pra entregar 9V estável precisa entrada de 12V ou mais. Exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/M...3-amp-au17-_JM A info tá na descrição, precisa MAIS de 12V. E 12V é 50% da bateria, isso ia ficar instável hora que a bateria baixasse pra menos de 49% de carga!)

    Já comprei 3 conversores desse que passou do ML do rapaz de Goiania, segunda peço pra buscar lá para testar.
    Tou espalhando a Camera DCS-930L da D-Link em tudo quanto é lugar. Mas estou usando praticamente energia solar em todos os pontos, alguns que tem energia da concessionária, uso Solar de dia e carregador a noite. Mas queria ligar tudo em DC. A Matriz está toda em AC, depois que coloquei assim, mesmo onde tem inversor 12vDC/220vAC, nunca mais tive um problema sequer com queima de equipamento. Energia da querida CELG, oscila de 184v a 214v. Se não fosse geladeira, filtro, tv, compressor e afins. Estaria tudo usando DC, com painel solar e carregador.

  2. Só achei uma foto interna dessa camera:
    https://wiki.openwrt.org/_media/medi...1-0.jpg?cache=

    É uma variação 5V pelo visto, o que faz sentido já que o sensor cmos e o chipset de imagem (Aquele grandinho no meio, em baixo, que não dá pra ler o modelo) operam com 5V mesmo. Ele tem no meio do caminho um reguladorzinho pra 3,3V pro chipset Ralink e pra Rom, e provavelmente um de 2,5V pra Ram e pro amplificador de RF. Usar fonte 5V economiza uns dolares em componentes, e a Dlink compete com baixo preço (Repara que ela nem tem aquela latinha protegendo o chipset e a Ram de ruído externo, isso seria acertado em cheio por uma fonte chaveada ou antena grande nos fundos, porque não tem blindagem, economizaram CENTAVOS tirando essa latinha). O problema é se a fonte tiver ripple, ou se usar cabo longo (POE nem pensa!), é uma camera feita pra ficar do lado da fonte mesmo, não gostei da idéia.

    A notícia ruim é que as câmeras parecidas (932 e 933, por exemplo) que tem foto interna e vem com fonte 9V, tem VRM bem simples, que não aceitaria mais que uns 10 ou 11V.

    Então esse é um dos poucos casos que precisaria conversor mesmo.

    (E se for uma dessas 5V e o conversor ficar longe da câmera e com fio fino, teria que ajustar uns 0,1 a 0,2V a mais, pra medir na câmera os 5V (O que importa é a tensão com a câmera ligada e depois de 10m de fio, melhor colocar o conversor do lado da câmera pra não ter esse trabalho)



  3. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Toda RB funciona de 10 a 28V. Seja RB912 ou quase qualquer um recente ou antiga. A MK faz produto pra uso em sistemas 12V (10 a 14V) e sistemas 24V (21 a 28V), são VRM's aptos pra qualquer tensão no meio do caminho.

    Inversor devia dar cadeia, é um troço de rendimento ridículo, desperdiça energia pra caramba além de custar caro.

    O problema de usar só 1 bateria (12V) é que a bateria com pouca carga (Depois de horas sem eletricidade) baixa pra casa dos 11V, se os cabos forem longos de modo a ter queda de 1V, a bateria terá 11V mas os aparelhos receberão 10V, limiar inferior da estabilidade, hora que a bateria cair pra 10,99V começam os travamentos nas RB's (E produtos MK!)

    Se for a Basebox5 comum, ela consome média de 8W. Se for o modelo com OUT no nome passa pra 14W. Sendo 2, vou fazer 2 contas, com 16W e 28W.

    RB750G consome uns 6W.

    Roteador comum consome uns 4W.

    Isso dá 26W num caso, e 38W com RB912UAG OUT.
    Isso é consumo com tráfego, sem tráfego deve dar algo tipo 2/3 disso, talvez metade no caso do roteador comum. Vamos pegar média de 20W e 30W só pra ficar mais fácil.

    20W em 24V é 20/24 = 0,83A por hora. Em 24 horas dá 19,9 amperes.
    30W em 24V é 30/24 = 1,24A.hora, em 24h dá 30Ah em bateria.

    Facilitou a conta, precisa 20 ou 30 amperes por dia.

    Um painel de 250W capta por dia normal cerca de 42A. Exemplo:
    http://minhacasasolar.lojavirtualfc....ar---cs6p-255p
    5h de sol por dia é o sol no angulo necessário pra captação decente, só teria 10h de sol se você ficasse o dia todo ajustando o painel virado pro sol.

    Ainda que consuma 38W num caso de pico, 38 / 24 = 1,58 * 24 = 38A. Ainda tem captação de sobra pra armazenar.

    Mas se for RB912 comum, de 8W, e trafego baixo, precisa por dia só METADE dos 42A, poderia usar painel de 150W:
    http://minhacasasolar.lojavirtualfc....ar---cs6c-150p
    Não se engane com os 42A que ele capta, ele é um painel 12V, enquanto o de 255W é um painel de 24V!

    42A em 12V é o mesmo que 21A em 24V. Então esse painel teria energia suficiente.

    Mas... veja que é captação na medida, se for região com muito nevoeiro, com muitas horas sem sol, ou muitos dias sem sol, isso não vai prestar. O Jonas tá aqui em MT onde o sol anda derretendo telhado... é um ambiente muito diferente de um morro cheio de neblina mais pro sul do país, ou algum lugar tipo Manaus onde chove toda tarde em boa parte do ano, e sol nublado significa captação menor.

    Nesse caso não recomendo mandar 12V da bateria pro equipamento, mas sim usar um conversor DC-DC desse aqui pra elevar de 10-13V pra uns 16 ou 18V:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...6a-dc-150w-_JM
    ou o primeiro daqui:
    http://www.fabioconversoresdc.com/step-up/

    O problema não é com 12V, o problema é que a bateria é pesada demais pra ficar no alto de torre, coloca o equipto no alto mas põe o painel mais em baixo, o fio de subida pode ser um cabo PP de 2mm tranquilamente, colocando o conversor dc-dc step-up em baixo (Antes do fio, não depois). Pode ajustar pra 18V, na verdade não há lucro ajustanto pra saída de 24V, quanto mais alta a tensão melhor o rendimento do VRM do equipamento, mas... menor o rendimento do conversor, e o conversor perde mais passando pra 24V do que o equipamento economizaria. 16 a 18V acho um ponto onde há pouco desperdício no inversor.

    Mas... o roteador comum provavelmente só opera com 12V, seria bom levar 12V só pra ele.
    (Ou usar outro conversor dc-dc, dessa vez step-down, pra baixar pra 12V, algo tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/M...rduino-pic-_JM . Sim, isso tão pequeno aguenta tranquilo um roteador comum, na verdade aguenta até 3 ou 4)

    Enfim, as opções seriam:


    ou


    (Se jogar no lixo a idéia de colocar um roteador comum, e colocar digamos um velho gagá tipo um Bullet, ou uma RB133 com cartão da idade da pedra tipo EMP8602, pode ligar eles em 24V tranquilo, não precisa o conversor dc-dc)

    O que eu não recomendo NEM QUE A VACA TUSSA é usar inversor, vai perder 20% passando pra 127 ou 220VAC, e depois a fonte original dessas porcarias vai perder mais 20% passando pra 12 ou 24V, perda total de 40% da energia, vai ter que gastar com bateria maior pra compensar a perda que essa gambiarra de usar inversor cria.
    (É gambiarra, o equipto opera com DC, não com AC, não tem nenhum motivo pra passar pra AC, as fontes originais não são mais isentas de ripple que uma bateria e um controlador e sim o contrário, a fonte original tem MAIS ripple que uma solução com bateria e controlador solar decente)
    cara, quanto conhecimento!! Parabéns...

  4. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Toda RB funciona de 10 a 28V. Seja RB912 ou quase qualquer um recente ou antiga. A MK faz produto pra uso em sistemas 12V (10 a 14V) e sistemas 24V (21 a 28V), são VRM's aptos pra qualquer tensão no meio do caminho.

    Inversor devia dar cadeia, é um troço de rendimento ridículo, desperdiça energia pra caramba além de custar caro.

    O problema de usar só 1 bateria (12V) é que a bateria com pouca carga (Depois de horas sem eletricidade) baixa pra casa dos 11V, se os cabos forem longos de modo a ter queda de 1V, a bateria terá 11V mas os aparelhos receberão 10V, limiar inferior da estabilidade, hora que a bateria cair pra 10,99V começam os travamentos nas RB's (E produtos MK!)

    Se for a Basebox5 comum, ela consome média de 8W. Se for o modelo com OUT no nome passa pra 14W. Sendo 2, vou fazer 2 contas, com 16W e 28W.

    RB750G consome uns 6W.

    Roteador comum consome uns 4W.

    Isso dá 26W num caso, e 38W com RB912UAG OUT.
    Isso é consumo com tráfego, sem tráfego deve dar algo tipo 2/3 disso, talvez metade no caso do roteador comum. Vamos pegar média de 20W e 30W só pra ficar mais fácil.

    20W em 24V é 20/24 = 0,83A por hora. Em 24 horas dá 19,9 amperes.
    30W em 24V é 30/24 = 1,24A.hora, em 24h dá 30Ah em bateria.

    Facilitou a conta, precisa 20 ou 30 amperes por dia.

    Um painel de 250W capta por dia normal cerca de 42A. Exemplo:
    http://minhacasasolar.lojavirtualfc....ar---cs6p-255p
    5h de sol por dia é o sol no angulo necessário pra captação decente, só teria 10h de sol se você ficasse o dia todo ajustando o painel virado pro sol.

    Ainda que consuma 38W num caso de pico, 38 / 24 = 1,58 * 24 = 38A. Ainda tem captação de sobra pra armazenar.

    Mas se for RB912 comum, de 8W, e trafego baixo, precisa por dia só METADE dos 42A, poderia usar painel de 150W:
    http://minhacasasolar.lojavirtualfc....ar---cs6c-150p
    Não se engane com os 42A que ele capta, ele é um painel 12V, enquanto o de 255W é um painel de 24V!

    42A em 12V é o mesmo que 21A em 24V. Então esse painel teria energia suficiente.

    Mas... veja que é captação na medida, se for região com muito nevoeiro, com muitas horas sem sol, ou muitos dias sem sol, isso não vai prestar. O Jonas tá aqui em MT onde o sol anda derretendo telhado... é um ambiente muito diferente de um morro cheio de neblina mais pro sul do país, ou algum lugar tipo Manaus onde chove toda tarde em boa parte do ano, e sol nublado significa captação menor.

    Nesse caso não recomendo mandar 12V da bateria pro equipamento, mas sim usar um conversor DC-DC desse aqui pra elevar de 10-13V pra uns 16 ou 18V:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...6a-dc-150w-_JM
    ou o primeiro daqui:
    http://www.fabioconversoresdc.com/step-up/

    O problema não é com 12V, o problema é que a bateria é pesada demais pra ficar no alto de torre, coloca o equipto no alto mas põe o painel mais em baixo, o fio de subida pode ser um cabo PP de 2mm tranquilamente, colocando o conversor dc-dc step-up em baixo (Antes do fio, não depois). Pode ajustar pra 18V, na verdade não há lucro ajustanto pra saída de 24V, quanto mais alta a tensão melhor o rendimento do VRM do equipamento, mas... menor o rendimento do conversor, e o conversor perde mais passando pra 24V do que o equipamento economizaria. 16 a 18V acho um ponto onde há pouco desperdício no inversor.

    Mas... o roteador comum provavelmente só opera com 12V, seria bom levar 12V só pra ele.
    (Ou usar outro conversor dc-dc, dessa vez step-down, pra baixar pra 12V, algo tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/M...rduino-pic-_JM . Sim, isso tão pequeno aguenta tranquilo um roteador comum, na verdade aguenta até 3 ou 4)

    Enfim, as opções seriam:


    ou


    (Se jogar no lixo a idéia de colocar um roteador comum, e colocar digamos um velho gagá tipo um Bullet, ou uma RB133 com cartão da idade da pedra tipo EMP8602, pode ligar eles em 24V tranquilo, não precisa o conversor dc-dc)

    O que eu não recomendo NEM QUE A VACA TUSSA é usar inversor, vai perder 20% passando pra 127 ou 220VAC, e depois a fonte original dessas porcarias vai perder mais 20% passando pra 12 ou 24V, perda total de 40% da energia, vai ter que gastar com bateria maior pra compensar a perda que essa gambiarra de usar inversor cria.
    (É gambiarra, o equipto opera com DC, não com AC, não tem nenhum motivo pra passar pra AC, as fontes originais não são mais isentas de ripple que uma bateria e um controlador e sim o contrário, a fonte original tem MAIS ripple que uma solução com bateria e controlador solar decente)
    Rubem só uma duvida talvez até imbecil, mais alimentar a RB 912 em 12V pode haver perda de potencia da mesma?



  5. Não tem perda se vc trabalhar na tensão especificada do equipamento. No caso da 912.
    Supported input voltage 8 V - 30 V






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