+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    sim estou ciente de tudo isso. minha intençao e levar internet num sitio pra minha cunhada, la nao tem nada, mal o telefone pega. como falei estava pensando em tentar em 2,4 usando bullets com antena de gradeou parabolicas em 5mhz pra ver se conseguiria pelo menos 1 mega, pra elas usar o whatzap e ler emails
    Pois é amigo.... como te disse na msg anterior... não e uma questão de passar X megas, ou de funcionar o Whatsup, ou Facebook ou etc.... É uma questão de comportamento da radiofrequencia... Sinal de radiofreqüência pode tranquilamente ser comparado a luz... O que você está propondo é como ligar um holofote gigante atrás de um morro... Você irá ver a penumbra dele, mas o que ele irá fazer é so iluminar o morro...

2. Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Pois é amigo.... como te disse na msg anterior... não e uma questão de passar X megas, ou de funcionar o Whatsup, ou Facebook ou etc.... É uma questão de comportamento da radiofrequencia... Sinal de radiofreqüência pode tranquilamente ser comparado a luz... O que você está propondo é como ligar um holofote gigante atrás de um morro... Você irá ver a penumbra dele, mas o que ele irá fazer é so iluminar o morro...

É o melhor exemplo que vi ate agora!!! A luz se propaga em ondas de radifrequencias da mesma forma que o WIFI. Parabens sphreak!!!

3. E essa penumbra usando 802.11n em datarate tipo 3,25M (Canal de 10MHz) significa em algo tipo 1Km, algo tipo 300Kbps de tráfego, mas perde 1 a cada 4 pacotes grandes (1400B), tem jitter tipo 200ms (Um ping responde em 20ms, o outro em 200ms), é algo bem inútil.

Essas conexões sem visada já tentei muito em fazenda, pra coisinha boba tipo texto no whatsapp até vai, porque isso se satisfaz com qualquer 50Kbps por alguns segundos, mas não tem condições de navegar com isso, eu uso email via pop3 e smtp e isso também até que vai.

Mas em 1Km já dá essas porcarias de conexão, em 5Km duvido que sequer escaneei o outro SSID (E scan funciona até com sinal tipo -96dBm, mas pra conectar vai precisa -85dBm pra cima).

Pra coisa boba tipo texto no Whatsapp melhor usar celular, põe antena externa de 14dBi, 10m de cabo, e vai ter sinal um pouco melhor, vai trafegar menos de 50Kbps em edge/gprs mas sem comunicação não fica (Problema de sms é a cobrança por sms, se usar o whatsapp em texto ele não excede os 10MB por dia dos planos baratos, só tem que bloquear o download auto de video, áudio e imagens).

Ou... mais fácil achar algum conhecido que more na saída da cidade rumo ao seu sítio, e fazer um mini-ptp da casa dele até o sítio, tento visada pode comprar 2 CPE's de R$ 250 cada que faz mini-ptp de mais de 1Mbps em 3Km tranquilo.

4. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E essa penumbra usando 802.11n em datarate tipo 3,25M (Canal de 10MHz) significa em algo tipo 1Km, algo tipo 300Kbps de tráfego, mas perde 1 a cada 4 pacotes grandes (1400B), tem jitter tipo 200ms (Um ping responde em 20ms, o outro em 200ms), é algo bem inútil.

Essas conexões sem visada já tentei muito em fazenda, pra coisinha boba tipo texto no whatsapp até vai, porque isso se satisfaz com qualquer 50Kbps por alguns segundos, mas não tem condições de navegar com isso, eu uso email via pop3 e smtp e isso também até que vai.

Mas em 1Km já dá essas porcarias de conexão, em 5Km duvido que sequer escaneei o outro SSID (E scan funciona até com sinal tipo -96dBm, mas pra conectar vai precisa -85dBm pra cima).

Pra coisa boba tipo texto no Whatsapp melhor usar celular, põe antena externa de 14dBi, 10m de cabo, e vai ter sinal um pouco melhor, vai trafegar menos de 50Kbps em edge/gprs mas sem comunicação não fica (Problema de sms é a cobrança por sms, se usar o whatsapp em texto ele não excede os 10MB por dia dos planos baratos, só tem que bloquear o download auto de video, áudio e imagens).

Ou... mais fácil achar algum conhecido que more na saída da cidade rumo ao seu sítio, e fazer um mini-ptp da casa dele até o sítio, tento visada pode comprar 2 CPE's de R$ 250 cada que faz mini-ptp de mais de 1Mbps em 3Km tranquilo.
    o problema q e muito mato e morro e dificil triangular alguma coisa. tava pensando em usar antenas de grade. cpe espalha muito. tenho algumas paradas aqui. mais sem condiçoes mesmo muito longe.

agradeço por compartilhar sua experiencia.

obrigado tb ao sphreak por sua preocupaçao com o fazer as coisas certo, e dentro da lei. muito boa sua posiçao. precisamos de muitas pessoas que pensem assim

5. Eu também insisti nisso porque tenho algumaS duziaS de antenas de grade de 25dBi jogadas, mas não tem jeito, a zona de fresnel em 2,4GHz é enorme, scan de sinal as vezes é bom, mas se plugar isso num equipto UBNT mais moderno e ver no analisador de espectro dá pra ver que o grosso dos sinais é muito baixo, é de -90dBm pra baixo onde o firmware diz que o sinal está em -80dBm (Mas nem conecta, ou conecta em cai 3x por minuto e mal responde 1 ping a cada 20).

Datarate baixo e ack-timeout gigante permite muita coisa, mas nem tanto, 1Km com obstrução meros 4 ou 5m acima das antenas já mal presta pra coisa boba tipo whatsapp, acima disso duvido que sirva pra algo.
    Dá pra calcular em tese:
    https://www.hol4g.com/cgi-bin/knife.main.cgi
    http://www.mike-willis.com/Tutorial/PF7.htm

E a conta bate pra FM, TV, radio-amador a 145 e 222MHz, até sinal de celular, mas wifi tem o problema do preambulo ter intensidade diversa do dado real que vem depois, é comum escanear ssid e até conectar mas na hora de trafegar algo perde tudo (Exceto os pings de 32B), na prática em wifi precisamos não só sinal mas sinal sem efeito multipath (E sem visada isso é quase impossível), sem reflexos chegando por outros caminho com nanosegundos de atraso, na prática sem visada isso sempre ocorre e torna o pacote ilegível, se fosse um sinal analógico ele seria chiado, com um leve fantasma, mas teria utilidade, pacote digital que requer confirmação de recebimento com checksum não se dá bem com sinal assim.

Fica mais fácil fazer transmissão contínua de sinal de TV, (Sem checksum e cia) que com obstáculos ainda funciona, do que tentar conexão wifi típica (OFDM) mesmo no datarate mais baixo possível.
    (Só que em 2,4 e 5-5,8GHz é proibido transmissão contínua, essas antenas ficam meio sem uso mesmo)

Ah, antena 25dBi 2,4GHz ainda tem em 5GHz uns 10dBi, tem uso. E em 900MHz idem, acho que até mais de 10dBi, eu guardo as minhas porque qualquer hora a crise vai apertar e o povo vai ter que reusar o que tem ao invés de importar, elas tem muitos usos alternativos, não precisa necessariamente usar wifi ofdm a 2,4GHz.

Tópicos Similares

1. Ficando sem sinal de Internet Air Live AP60.
    Por rafaelde no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 17-07-2013, 23:11
  2. Enlace de 5km Sem Visada - Opiniões
    Por leopsouza no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 17-01-2013, 15:56
  3. Enlace de 5km sem visada
    Por lrdcx no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 14-04-2012, 23:33
  4. enviar sinal de internet via radio