Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. E também tem a questão de interferência gerada por si mesmo.

Você coloca a antena grudada na torre, ou do lado de parede ou algo assim, e o setup exibe ruído absurdo tipo -86dBm.

Como fica ruim de CCQ e throughput, você vai e apenas ergue ou afasta a mesma antena do que tiver atrás ou do lado, e... olha que milagre, o ruído cai de -86 pra -99dBm.
    Era "ruído" mesmo? Provavelmente era só dado refletido, que devido ao nível alto ou atraso tão curto, era descartado, mas que ia pra contagem de ruído já que o chipset trata isso como ilegível. Atrapalha muito mas não é ruído vindo de outros equiptos.

(E esse tipo de coisa é fácil notar em fazenda, naqueles lugares onde só tem uma geladeira ligada, e num instalação apressada aparece ruído assim (Acho que já ví -80dBm de ruído numa caixa d'agua metálica). Não existe nada perto, não escaneia nem meio SSID, chance zero de ter ruído. É só posicionar o troço direito que cai pra esses ruídos citados, tipo -109 a -120dBm (Na verdade o mínimo que lembro é -116dBm em MK, em UBNT acho que não ví menos de uns -102dBm, não sei se é por conta dos filtros na etapa de RF ou das antenas))

O Airview da Ubiquiti acho que é ótimo pra tirar a prova disso. Num PTP que tiver acesso o negócio é pegar o canal que tem mais uso (Não o que tem mais SSID's, mas sim o com mais hits e num power level alto), testar o throughput nesse canal, e depois ir pra outro com poucos hits e num power level bem baixo. Toda vez que testei isso o canal mais usado permitia coisa absurda tipo só 50% do throughput de outro canal, mesmo que os outros sinais aparecessem baixos tipo -75dbm (Que é baixo mas ainda está na sensibilidade de muito datarate, portanto ainda é legível e precisa ser analisado antes de ser descartado, atrapalha só o throughput quando passa muito dado mesmo).

2. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É exatamente por aí... estas medições trabalham em cima de números relativos. Putz! como eu tinha pavor disso lá no colégio.. Não entrava na cabeça.

Lembrando ao amigo que postou o tópico que -109 é maior que -120 porque tem o sinal negativo na frente. É como se você fosse descendo a escala por exemplo, 10, 9.....1, 0 , -1 , -2 -109, -120

Agora o exemplo do Ubnet é crucial. -87 e noise em -97 você terá um SNR de 10db e daí não adianta insistir em navegar que não vai dar.. você precisa de uns 25 para cima de SNR.
    A conclusão então é a seguinte. Não interessa muito o noise floor, mas sim o SNR que é a diferença entre o sinal que voce consegue e o ruido do noise.
    Como no noise pouca coisa você pode fazer, o lance é aumentar o sinal para que a diferença entre eles suba.
    Baseado neste conceito é que o Luciano da Computech também não acredita muito em interferências. Se tiver bom sinal com zona de fresnel limpa (olha o @rubem ai, minha gente) não tem como dar errado, mesmo tendo muita poluição no canal. Pode fazer um site survey e encontrar uma centena de estações. Se o SNR estiver alto vai navegar bem. Se não navegar, o problema é outro e não sinal.

A não ser é lógico que alguém esteja te bombardeando diretamente no seu equipamento.
    Tentei achar esse SNR para ver o valor em meu mikrotik, mas não achei, o que seria o SNR, seria o signal to noise? se não for onde encontro?

3. Exato, Signal to Noise Ratio,
    Relação Sinal-Ruído.
    Ou Diferença entre Sinal e Ruído.

O noise floor é o piso do ruído, é tipo o piso salarial, devia ser o mínimo do ruído que apareceu mas na prática acaba sendo o ruído médio.

O roteador também pega o sinal médio, não pega o sinal de cada pacote.

Sinal médio a -70dBm, ruído médio a -100dBm, a diferença (Ou relação) é de 30dBm então.

Alguns pacotes são perdidos porque a média é só a média, eventualmente tem uns picos rápidos de ruído ou de sinal baixo, por isso não é seguro viver com SNR tipo apenas 20dBm num datarate alto, a cada X pacotes um pico aparece e torna ilegível algum bit, e um pacote de 1500 bytes tem 12 mil bits, perder 1 bit geralmente não é problema (O software tem um sisteminha de predição pra evitar isso), o problema é quando perde 3 ou 4, aí o pacote todo de 12 mil bits gera um checksum (Resposta do outro lado dando um resumo do que recebeu, como forma de verificar se o pacote não foi distorcido) com erro e é descartado, precisa reenviar o pacote todo por um pico rápido, que não aparece na média.
    (Porque a média é a média, e encher de dados na tela tipo max noise, min noise, ia confundir demais. SNR é um resumo mais simples, o mínimo é uns 20 ou 25dBm (Eu preferia 30dBm) e quanto mais, melhor. Bem simples de ajustar, nem precisa saber direito o que é mas é só saber que precisa pelo menos 20 a 30, e quanto mais, melhor)

4. o meu aqui ta como 73dB do signal to noise, acho que ta bom então, agora deu pra entender bem melhor como funciona

5. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Exato, Signal to Noise Ratio,
    Relação Sinal-Ruído.
    Ou Diferença entre Sinal e Ruído.

O noise floor é o piso do ruído, é tipo o piso salarial, devia ser o mínimo do ruído que apareceu mas na prática acaba sendo o ruído médio.

O roteador também pega o sinal médio, não pega o sinal de cada pacote.

Sinal médio a -70dBm, ruído médio a -100dBm, a diferença (Ou relação) é de 30dBm então.

Alguns pacotes são perdidos porque a média é só a média, eventualmente tem uns picos rápidos de ruído ou de sinal baixo, por isso não é seguro viver com SNR tipo apenas 20dBm num datarate alto, a cada X pacotes um pico aparece e torna ilegível algum bit, e um pacote de 1500 bytes tem 12 mil bits, perder 1 bit geralmente não é problema (O software tem um sisteminha de predição pra evitar isso), o problema é quando perde 3 ou 4, aí o pacote todo de 12 mil bits gera um checksum (Resposta do outro lado dando um resumo do que recebeu, como forma de verificar se o pacote não foi distorcido) com erro e é descartado, precisa reenviar o pacote todo por um pico rápido, que não aparece na média.
    (Porque a média é a média, e encher de dados na tela tipo max noise, min noise, ia confundir demais. SNR é um resumo mais simples, o mínimo é uns 20 ou 25dBm (Eu preferia 30dBm) e quanto mais, melhor. Bem simples de ajustar, nem precisa saber direito o que é mas é só saber que precisa pelo menos 20 a 30, e quanto mais, melhor)
    Olá Rubem, tudo tranquilo ?
    Aproveitando a deixa sobre datarate. Em uma célula pequena, ou pop como o pessoal costuma falar (c/ obstrução, muitas arvores), onde cliente mais longe está a 2km c/ sinal de -69. Seria interessante usar modulação tipo MCS13 no AP na torre ?

Detalhe, no cliente já deixo a modulação em MCS13 quando MIMO, ou MCS5 quando SISO.

Tópicos Similares

1. Duvida Noise floor
    Por Lemaxtelecom no fórum Ubiquiti
    Respostas: 10
    Último Post: 31-05-2016, 20:17
  2. Duvidas Noise Floor
    Por Pah Puf no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 21-07-2013, 11:46
  3. Noise to signal, Noise floor dúvidas
    Por lfernandosg no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 09-12-2010, 18:11
  4. duvida sobre o syslog
    Por augustolynx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 29-10-2002, 07:50
  5. DUVIDA, SOBRE DYNAMIC DNS NO APACHE ???
    Por _Luigi_ no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 13-10-2002, 08:07

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L