+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Erro "fsck"

    Olá, Galera!

    Sou iniciante do sistema Linux Ubunto, mas quando eu inicio o sistema aparece a seguinte mensagem:

    fsck from util-linux 2.26.2
    /dev/sda4: clean 371861//6553600 files, 8059663/26214144 blocks


    Sistema dual-boot Windows e Linux na partição /sda4


    poderiam me ajudar ?

  2. #2

    Padrão Re: Erro "fsck"

    fsck é um programa que verifica os sistemas de arquivos procurando erros, eh parecido com o chkdsk do windows. Não sei como é no ubuntu, eu uso opensuse, mas se voce reiniciar/desligar sem fechar corretamente o sistema, ele automaticamente executará fsck para verificar o disco.

  3. #3

    Padrão Re: Erro "fsck"

    Pelo terminal, tem como fechar o sistema ignorando isso no próximo boot, dá um:
    sudo shutdown -rf now

    Não sei como o Ubuntu lida com isso, mas uma vez reiniciado sem rodar o fsck, ele só devia rodar de novo SE desligar a força/resetar de novo no futuro.

    (E se ele não termina nunca, pode ter falso badblock no HD, se for isso, gosto de usar o VivaRD do Hiren's Boot CD pra remapear os setores com erro, tanto o fsck como o checkdisk as vezes falham nisso)



    ============
    Ah se for usar o reboot, não dá reboot -rf, o -r do shutdown é pra reiniciar, ficaria um reboot forçado com:
    sudo reboot -f now

    Se a cada boot o problema aparecer, dá pra colocar ele pra exibir os detalhes do boot, dá um:
    sudo reboot -verbose now

    O -verbose vai fazer ele exibir todo o texto do boot, vai poder ver em que ponto dá alguma mensagem de erro (Acho que com uns HD's no modo AHCI na bios dá isso, falha em driver provavelmente, duro é que muda pra modo ide/emulado/compatível exige alterar tudo, talvez mais fácil editar o grub (Provavelmente ainda etc/default/grub) acrescentando o acpi=off

    Não sei como é em hardwares caros, mas nas minhas carroças com celeron e cia as vezes ainda tenho até que forçar framebuffer no boot.