Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. A vantagem de se ter antenas alinhadas separadas dos rádios , eh que vc pode manter um radio como backup e troca-lo em questão de minutos.

2. Quanto a questão de upgrade ou bakcup nao me ligo muito nisso, a energia aqui é estável, incidencia de raios muito baixa.

Minha questão seria quantos aos pps que ela suporta, já vi muitos provedores aqui na região "grandes" fazerem esses PTP nos pops usando Airgrid. que são SiSO imaginei que usando o Power teria uma qualidade melhor ja que ela é 2x2.

So fiquei meio assim com a questão dos pps mesmo que ela suporta e no que isso poderia afetar na rede.

3. Uma coisa a notar nesses chipsets mais novos de PBE e cia, é que o numero de pacotes é o mesmo independente do tamanho dos pacotes.

Em chipsets antigos o desempenho com pacotes pequenos tipo 1000B é melhor que com pacotes tipo 1500B, o throughput é menor mas o número de pacotes é maior.

Mas na família Atheros 9K, e nos Qualcom-Aheros, vai suportar X kpps seja com pacotes de 1000 ou de 1500 bytes, pois o tempo gasto é analisando o cabeçalho do pacote, não o conteúdo todo.

E isso é bom pra provedor, já que temos pacote de tudo que é tamanho, desde texto do WhatsApp com 300B, até pacote do Youtube com 1472B.

O problema de Airgrid é só o desperdício de canal. Desperdiçar 40MHz com 1T1R passando 30Mbps, quando pra passar 30Mbps com 2T2R precisa só 20MHz, é coisa de noob.
    (Mas também é uma velharia, usando AR72xx de 5 ou 6 anos atrás, esse sim tem muita diferença de capacidade conforme o tamanho do pacote)

(Tá, pacote muito pequeno tipo 30 ou 40B "pesa menos" nesses chipsets, mas isso quase não existe mais hoje, exceto o ping do Windows ou Android pra exibir se tem acesso a internet, ou pra manter um ou outro software conectado (Messengers real-time), mas o grosso do tráfego é coisa tipo 200 ou 300 bytes pra cima, e muita coisa é no limite do MTU, o grosso do tráfego tem pacotes onde tanto faz o tamanho que o desempenho do chipset será o mesmo, só há diferença com pacote muito pequeno que sei lá se serão 1% dos pacotes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 13
    Último Post: 26-02-2015, 13:45
  2. Equipamento para PTP de 5KM
    Por Arthuzitow no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 26-01-2014, 12:31
  3. Respostas: 18
    Último Post: 16-04-2013, 15:17
  4. Duvida sobre melhor antena para ptp
    Por wireless&cia no fórum Redes
    Respostas: 3