+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik 951 perdendo banda via WI-Fi

    Tenho uma RB 951 a mesma via pc está batendo certinho a banda 25MB, já no Wi-fi só da 16MB, coloquei um roteador e testei o mesmo da a banda certinha tanto via cabo quanto no wi-fi, alguem ai poderia me ajudar a resolver. Desde já obg.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik 951 perdendo banda via WI-Fi

    Tá pegando qual modo e data rate?

    Porque data rate tipo 54Mbps dá só uns 20-22Mbps de throughput. 16Mbps é o throughput do data rate de 36Mbps em modo G.

    Tá testando bem perto do roteador? Porque se tiver parede no meio é fácil o sinal cair e perder muito pacote, data rate alto (Digamos 52Mbps em modo N, ou 54Mbps em modo G) exige sinal alto, não adianta subir data rate ou fixar data rate alto se não tiver sinal suficiente.

    Veja na RB qual o nível de sinal notebook>RB chega, teria que ser digamos mais que -55dBm (E mais que dever 55 é dever só 54, 53 e etc, portanto mais que -55 é -54, -53, -52, etc), senão não vai ter esse throughput real nunca, 25Mbps é muita coisa pra aquelas anteninhas de 1,5dBi (Comparando com roteador com antena de 5dBi é 3,5dBm a mais de sinal, não faz milagres, mas MK é menos automatizado e mais customizável, tem mil configurações via Winbox que roteador comum não tem, perde num lado e ganha em outro).

    Eu testaria modo fixo e data rate fixo, se tiver equipamento recente fixa em N e marca digamos só MCS6, vai chegar bem perto de 25Mbps mas sem perder tanto alcance quanto MCS7 perderia. Acktimeout eu sempre fixo (30-40uS em ambiente indoor), largura de canal só 20MHz (Porque raramente tem 40MHz limpo nalgum local). Já se tem notebook que suporta MIMO de fato (Com 2 antenas, coisa que marcas nacionais lixinho (Positivo, Philco, CCE, etc) raramente tem) eu usaria fixo em MCS11, dá mais alcance (Já que é data rate que se contenta com sinal mais baixo que MCS6 (De 1 antena só).

    Passa mais dados do status, vai no Winbox, em Wireless, dá um duplo clique nas conexões ativas e veja Pass throughput, modulação exata em uso, sinal real, vai que ter digamos -65dBm, não tem mesmo como fazer milagre com sinal baixo.

    (Alias, é 2,4 ou 5GHz? Tem RB951 pras 2 bandas, 5GHz atenua muito mais em paredes e cia, não dá pra comparar com roteador 2,4GHz quando tem obstáculos na frente)

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik 951 perdendo banda via WI-Fi

    Amigo sou novo nessaa area, poderia me ajudar ? Caso sim. Passo o acesso e vc verifica.